A contabilidade de gestão no ensino superior em Portugal

  • Diogo Manuel dos Santos Branco Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: contabilidade analítica, contabilidade de custos, conteúdos programáticos, sistema europeu de transferência de créditos (ECTS), instituições de ensino superior Portuguesas, licenciaturas

Resumo

A Contabilidade de Gestão tem vindo a assumir-se ao longo do tempo como um importante sistema de informação para a gestão e de apoio à tomada de decisão nas organizações. Sob uma perspetiva histórica, encontrámos as primeiras referências sob a designação de Contabilidade Industrial, muito focada na determinação do custo de produção industrial, ainda que entretanto também chamada de Contabilidade de Custos e Analítica. Esta última foi a que vigorou com maior predominância ao nível do ensino deste ramo da Contabilidade na maioria das Instituições de Ensino Superior (Universitário e Politécnico) do nosso país. Ainda que em Portugal não tenhamos encontrado referência à distinção objetiva entre os conceitos acredita-se que a inclusão de certos conteúdos ao nível do ensino da disciplina esteja na base da evolução da sua designação. Está agora muito menos centrada na determinação dos custos industriais e muito mais voltada para questões não só de maior complexidade como de maior atualidade. É neste âmbito que se situa o objeto de estudo deste trabalho, que pretende analisar as diferentes abordagens que no âmbito desta disciplina são efetuadas pelas diferentes Instituições de Ensino Superior. Para o efeito foram analisados os programas das Unidades Curriculares (UC`s) de Contabilidade de Custos, Analítica ou de Gestão nos 110 cursos de licenciatura reconhecidos, para efeitos de inscrição, pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) para o ano letivo de 2012/2013. Da análise efetuada permitimo-nos concluir que, de acordo com a integração de determinadas temáticas nos respetivos programas, a abordagem seguida nas UC`s em estudo varia quer com o curso escolhido pelos estudantes quer com a própria Instituição que frequentam. Já, segundo o número de ECTS atribuídos às referidas UC`s, a abordagem seguida parece variar apenas com o curso escolhido.
Publicado
2014-01-01
Secção
Espaço de divulgação de teses