Target Costing aplicado nas maiores empresas portuguesas

  • Sandra Laranjo Valente Valente Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: Target Costing, custo alvo, custeio alvo, gestão estratégica

Resumo

A globalização das economias é caracterizada por fortes pressões externas sobre as empresas que convergem para o aumento da concorrência internacional.

O preço de mercado está fortemente influenciado pela concorrência e pelo preço que o consumidor está disposto a pagar por certo tipo de bem.

A ferramenta de gestão estratégica Target Costing responde a esta problemática. Esta ferramenta consiste em estabelecer ainda na fase de desenvolvimento, o custo máximo admissível para determinado produto, ao invés do habitual cálculo “cost plus costing”, em que o cálculo do preço de venda é efetuado depois de todos os custos incorridos.

Esta ferramenta tem sido utilizada em vários países da Europa, América, Ásia e Oceânia. Este trabalho apresenta uma análise comparativa relativamente aos países estrangeiros, mas a essência do estudo é a utilização do Target Costing pelas maiores empresas de Portugal.
Publicado
2019-10-09
Secção
Espaço de divulgação de teses