Eficiência das unidades hospitalares no âmbito dos novos modelos de gestão: aplicação da metodologia Data Envelopment Analysis

  • Eva Patricia do Vale Pereira Gomes Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro
Palavras-chave: Nova Gestão Pública, Eficiência Hospitalar, Data Envelopment Analysis (DEA)

Resumo

Nas últimas décadas assistimos a profundas reformas nos setores públicos dos países desenvolvidos, no seguimento da implementação do modelo de gestão designado de Nova Gestão Pública, no Reino Unido. Estas reformas visam o aumento da competição, a orientação do serviço para o consumidor final e a racionalização na utilização dos recursos públicos.

Em Portugal, as reformas que têm ocorrido nos últimos anos na Administração Pública em geral, e o setor da saúde em particular, enquadram-se neste novo modelo. As propostas de mudança ao nível da gestão e organização das unidades de saúde portuguesas atingiram maior ênfase através do processo de empresarialização iniciado em finais de 2002.

Deste modo, as unidades hospitalares adotaram modelos de gestão privada, com a pretensão de redução de custos, aumento de eficiência, foco no desempenho e na satisfação do utente.

O presente estudo pretende analisar a eficiência de uma amostra de 16 unidades de saúde, no período de 2003 a 2011, com o objetivo de avaliar se as regras de gestão privada estão a surtir o efeito pretendido, ou seja, se a eficiência hospitalar apresenta evolução positiva ao longo do tempo.

Foi utilizada a técnica Data Envelopment Analysis, que constrói uma fronteira de eficiência através do cálculo de pesos ótimos entre inputs outputs. As principais conclusões deste estudo apontam para um maior esforço na racionalização de recursos nos últimos dois anos de estudo (2010 e 2011), corroborando o facto de a redução de custos ser mais evidente neste período. O ano de 2004 é o que apresenta melhor resultado de eficiência média. Destaca-se também a existência de três unidades de saúde totalmente eficientes em todo o período analisado: hospital de Santa Maria Maior, centro hospitalar Tâmega e Sousa e IPO de Coimbra.
Publicado
2019-10-09
Secção
Espaço de divulgação de teses