Marketing desportivo, envolvimento, lealdade e compromisso psicológico

  • Hugo Márcio Rodrigues de Almeida Centro de Neuro Ciências e Biologia Celular
  • Daniel André Nogueira de Oliveira Universidade de Aveiro
  • Afonso Falcão Alberty Universidade de Aveiro e Universidade de Tiradentes- Centro de Neuro Ciências e Biologia Celular
  • Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento Universidade de Tiradentes- Centro de Neuro Ciências e Biologia Celular (CNBC)
  • Simone Silveira Amorim Universidade de Tiradentes
  • Ana Filipa Pinheiro Gomes Universidade de Aveiro e Universidade Tiradentes-Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNB
  • Pedro João Bem-Haja Gabriel Ferreira Universidade de Aveiro- Unidade de Neurociências Cognitivas (Neurolab)
Palavras-chave: marketing desportivo, compromisso psicológico, lealdade, envolvimento

Resumo

O objetivo do presente trabalho é tornar evidente uma relação significativa entre o nível de participação do consumidor em eventos de natureza desportiva e o grau de envolvimento clubístico, compromisso psicológico e lealdade clubística. É também objetivo demonstrar particularmente que, como efeito de um nível mais intenso dessa participação, se geram e fortalecem ligações psicológicas duradouras entre os fãs e os seus clubes favoritos, com impacto direto e relevante na sua imagem corporativa e nos seus ativos financeiros. Como resultado adicional do estudo, revela-se que é entre os fãs do sexo masculino e, também, mais jovens, que existe um nível mais elevado de participação em eventos desportivos. Em última análise, este paper espera contribuir para um melhor entendimento do comportamento humano no contexto do fenómeno desportivo e, especificamente, do fenómeno de internalização pelos consumidores de estímulos de marketing que suscitam e favorecem lealdade e envolvimento clubístico.
Publicado
2014-01-01
Secção
Artigos