Palavras-chave:
Qualidade, geração digital, modelo de avaliação
Resumo
Ao longo dos últimos 10 anos tem-se assistido ao crescimento de o número de estudantes no sistema de ensino superior, tanto nos cursos tradicionais como em cursos tecnológicos. Este novo grupo tem comportamentos diferenciados em relação ao que foi estabelecido como um "modelo" de estudante para o sistema universitário, levando as instituições de ensino superior a serem constantemente forçadas a atender a essa nova demanda, não só com os processos de inovação tecnológica, mas, principalmente, para novos métodos de ensino e conteúdos que atraiam o interesse deste novo grupo. O que as pessoas esperam é que quanto mais as IES estejam cientes da necessidade de mudança, melhor elas vão estar preparadas para implementar programas e serviços que atendam as expectativas e percepções dos alunos. Os governos, por outro lado, com os seus modelos de regulação e as suas propostas para a revisão e supervisão, insistem em indicadores que nem sempre são percebidos pelos alunos como sendo elaborados para as suas percepções da qualidade do ensino. Perante esta situação, o objetivo deste artigo é fazer um estudo comparativo que avalie o grau de importância dos alunos, considerados "geração digital", atributo esse destacado por instrumentos oficiais como indicadores de qualidade em fatores de ensino superior.