A determinação da materialidade em auditoria: problemática do julgamento profissional

  • Natália Jesus Pereira ISCA – Universidade de Aveiro
  • Helena Coelho Inácio ISCA – Universidade de Aveiro
Palavras-chave: materialidade, julgamento profissional, fatores qualitativos, fatores quantitativos

Resumo

Existem diversos fatores que influenciam o julgamento profissional do auditor na determinação da materialidade, nomeadamente ao nível da empresa auditada, da empresa de auditoria e das caraterísticas intrínsecas do próprio auditor.
O presente estudo tem como objetivo conhecer os principais fatores que influenciam o julgamento profissional do auditor, na determinação da materialidade, na fase de planeamento.
De acordo com os resultados obtidos, através de inquéritos e entrevistas realizadas aos revisores oficiais de contas, os principais indicadores de referência utilizados pelos auditores são o volume de negócios, o total do ativo e o total do capital próprio.
Enquanto que, os principais fatores qaulitativos que influenciam a determinação da materialidade são o conhecimento do negócio e da entidade a auditar e as necessidades dos utilizadores.
Em termos gerais, os resultados obtidos permitem concluir que, na determinação do cálculo da materialidade, o julgamento profissional do auditor em relação à escolha do indicador de referência e à percentagem a aplicar a tal indicador é influenciado por fatores qualitativos.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos