A relação entre a estrutura de capital e a política de dividendos: evidência nas empresas da Euronext Lisbon

  • Luís Paulo Morais Cunha Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Estrutura de capital, Política de dividendos, Endogeneidade, Euronext Lisbon

Resumo

Tanto a estrutura de capital como a política de dividendos têm sido alvo de estudo intensivo, porém, sem grandes conclusões. Vários são os estudos que assumem a relação exógena entre a estrutura de capital e as respetivas variáveis explicativas, verificando-se o mesmo na vertente da política de dividendos. Recentemente, questionou-se a hipótese em que a relação entre a estrutura de capital e a política de dividendos seja endógena, implicando que decisões relativamente à estrutura de capital influenciam a política de dividendos e vice-versa.

O principal objetivo deste trabalho é encontrar evidência que confirme uma eventual relação entre a estrutura de capital e a política de dividendos. Consequentemente, foi construído um modelo econométrico que, com base em duas metodologias diferentes, permitirá confirmar, ou não, o objetivo acima proposto, como também perceber quais são os fatores determinantes da estrutura de capital e da política de dividendos.

Este estudo, tanto quanto se sabe, é o primeiro a realizar esta análise entre as duas temáticas, tendo por base o contexto económico e empresarial de Portugal. Nesse sentido, não foi encontrada evidência que permita confirmar a existência entre a estrutura de capital e a política de dividendos das empresas da Euronext Lisbon. Contudo, encontrou-se evidência que permite concluir que a teoria da pecking order é a mais adequada na explicação da estrutura de capitais e foi encontrada evidência da não aceitação da hipótese da irrelevância dos dividendos.

Publicado
2019-04-16
Secção
Espaço de divulgação de teses