Investigação sobre conservadorismo: uma análise bibliométrica

  • Vilma Maia Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro
  • Graça Azevedo Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro
  • Jonas Oliveira ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa
Palavras-chave: Conservadorismo condicional, conservadorismo incondicional, medidas de conservadorismo

Resumo

O conservadorismo é definido de duas formas, ou seja, condicional e incondicional. O condicional decorre do registo assimétrico das “boas notícias” e das “más notícias” nos resultados e o incondicional decorre da discricionariedade existente nas próprias normas.
Neste contexto, o principal objetivo deste estudo consiste em descrever e analisar o processo de investigação contabilística do conservadorismo, de 2008 a 2018, baseado numa abordagem de análise do conteúdo. A realização de um estudo nesta área revela-se essencial para complementar o saber.
Os resultados obtidos no estudo confirmam a presença de uma carência na investigação contabilística relativamente ao conservadorismo, apesar de, nos últimos anos, se ter provado um avanço progressivo e um forte interesse. Contudo, verifica-se um maior interesse na investigação sobre o conservadorismo condicional e um baixo número de medidas propostas sobre o conservadorismo incondicional. No entanto, esta temática ainda representa uma área a ser explorada na literatura contabilística.

Publicado
2019-04-16
Secção
Artigos