Relacionamento entre os serviços extra auditoria e a independência do auditor: estudo das empresas cotadas na Euronext Lisbon

  • Andreia Filipa Soares Cabral Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Independência do Auditor, Honorários Extra Auditoria, Honorários de Auditoria

Resumo

A concorrência e a evolução do mercado de auditoria conduziram ao crescimento da oferta por parte das empresas de auditoria de um amplo conjunto de serviços diferentes dos serviços de auditoria, os designados serviços extra auditoria. Os diferentes escândalos financeiros que ocorreram no início deste século lançaram a discussão sobre o impacto destes serviços na independência do auditor.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo examinar o efeito da prestação de serviços extra auditoria na independência do auditor das entidades cotadas na Euronext Lisbon. Para o efeito, testámos um possível relacionamento entre os honorários de serviços extra e os de autoria.

Os resultados indicam que existe um relacionamento positivo entre os serviços extra e os de auditoria, todavia quando se considerou o efeito da determinação conjunta desses honorários por fatores comuns, deixamos de obter esse relacionamento.

Concluindo, assim, que os honorários de serviços extra e os de auditoria são determinados em conjunto. Acresce que não evidenciámos qualquer prova que a independência do auditor seja afetada quando este forneça simultaneamente serviços extra e de auditoria.

Publicado
2019-02-14
Secção
Espaço de divulgação de teses