O relatório de auditoria e as diferenças de expectativas em auditoria: recentes alterações

  • Juliana Tavares Veiga
Palavras-chave: Relatório de Auditoria, Normas Internacionais de Auditoria, Diferenças de Expectativas em Auditoria, Teoria da Agência

Resumo

Vários esforços têm sido feitos para restabelecer a confiança dos utilizadores das demonstrações financeiras, principalmente após os grandes escândalos financeiros no início do século XXI.

Assim, estão previstas alterações para o relatório de auditoria, quer por força da transposição de normativos europeus, que remetem para a utilização direta das International Standard on Auditing, quer por exigências nacionais adicionais. O objetivo principal destas alterações é aumentar o valor informativo do relatório, sendo uma tentativa de redução das diferenças de expectativas em auditoria, isto é o desfasamento entre o que a sociedade espera da auditoria e os resultados desta.

A determinação do impacto destas alterações na realidade portuguesa torna- se assim aliciante. Desta forma, o objetivo geral do estudo é aferir o efeito esperado das alterações previstas para o relatório de auditoria no estreitamento das diferenças de expectativas, à luz da teoria da agência.

A partir da análise quantitativa dos questionários e da análise de conteúdo das entrevistas face-to-face realizadas a analistas financeiros, revisores oficiais de contas e gestores, obteve-se evidência que na perceção dos inquiridos, as alterações previstas para o relatório de auditoria têm um efeito positivo na redução das expectativas em auditoria em Portugal.

Publicado
2019-03-21
Secção
Espaço de divulgação de teses