Causas das fraudes: um estudo qualitativo das causas das fraudes nos EUA e UE no século XXI

  • Fábio André Gaspar dos Santos
Palavras-chave: Sarbanes-Oxley, SOX, fraude, causas da fraude

Resumo

As fraudes vindas a público no início do século XXI deterioraram a confiança dos investidores e da sociedade em geral nos mercados financeiros, além de toda a destruição económica e social que trouxeram. Em resposta a casos como a Enron e a WorldCom, os Estados Unidos da América promulgaram a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e na União Europeia, respondendo não só à Enron, mas também às próprias fraudes na Europa, foram promulgadas várias iniciativas legislativas. Apesar destas ações, num passado recente os dois lados do Atlântico voltaram a ser alvo de casos de fraudes de grandes dimensões.

O objetivo desta dissertação é entender quais as causas mais relevantes que estiveram na origem das fraudes nestas duas geografias e dois horizontes temporais (antes e depois da implementação da SOX). Posteriormente, analisa-se também se entre períodos existiram alterações na relevância das causas.

Através da análise de vários casos de fraude e da definição de um grupo de causas comuns para o despoletar da fraude é feita a classificação da relevância de cada causa para o eclodir da fraude em cada caso de fraude.

As conclusões permitem observar as tendências das causas mais e menos relevantes nos períodos pré e pós-SOX. A falta de tom ético na gestão de topo revela-se como a causa mais relevante e transversal às várias fraudes, enquanto que a passividade dos investidores se revela como a causa transversal menos relevante. Da passagem do pré para o pós-SOX, observa- se uma tendência para que as demonstrações financeiras adulteradas deixem de ser uma das causas mais relevantes para ceder o lugar aos controlos internos fracos, apesar da SOX incidir com particular força nesta última área. A regulação fraca é substituída pela sobre-expansão do negócio como uma das causas menos relevantes após a implementação da SOX.

Publicado
2019-03-21
Secção
Espaço de divulgação de teses