A importância de Continuous Assurance: a perspetiva dos auditores internos

  • Cátia Alexandra Santos Barros
Palavras-chave: Auditoria interna, Auditoria Contínua, Continuous Assurance, Monitorização contínua

Resumo

Em resultado da crescente exigência na credibilidade da informação financeira fornecida, a auditoria interna tem vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante nas organizações. Atualmente existe a necessidade de garantir a conformidade das transações organizacionais em tempo real de forma a aumentar a confiabilidade na informação e diminuir os riscos. Neste contexto, o conceito de Continuous Assurance tem vindo a ganhar relevo, permitindo reduzir potenciais erros e riscos e obter informações úteis em tempo real suportando mais eficazmente a tomada de decisão.

Como objetivo central desta dissertação, procurou-se compreender qual a importância e a utilização de serviços de Continuous Assurance na ótica do auditor interno.

A metodologia utilizada é do tipo exploratório-descritiva, de natureza qualitativa e recorreu a inquérito por questionário.

Os principais resultados demonstram, entre outros aspetos, que os serviços de Continuous Assurance são considerados pelos auditores internos como muito importantes. Apesar disso, a sua implementação nas organizações não acompanha a importância que lhe é atribuída, estando ainda longe de estar completamente concretizada. O número de auditores que compõe o departamento de auditoria é um fator influenciador no que diz respeito à utilização de alguns serviços de Continuous Asssurance.

Publicado
2019-03-21
Secção
Espaço de divulgação de teses