O equilíbrio financeiro de curto prazo e a rendibilidade das empresas portuguesas

  • Luís R. Silva Instituto Superior de Contabilidade e Administração – Universidade de Aveiro
  • Elisabete S. Vieira Membro da Unidade de Investigação GOVCOPP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Equilíbrio financeiro, fundo de maneio, rendibilidade, dados painel

Resumo

Este estudo pretende analisar a relação entre o equilíbrio financeiro de curto prazo e a rendibilidade, numa amostra composta por 49 empresas com títulos cotados na Euronext Lisbon, para o período compreendido entre 2006 e 2013, recorrendo à metodologia de dados em painel. A rendibilidade (variável dependente) foi medida através da rendibilidade operacional do ativo. Foram consideradas como variáveis independentes a duração média de inventários, o prazo médio de pagamentos, o prazo médio de recebimentos e o ciclo de conversão de caixa. O rácio de endividamento geral e a dimensão da empresa foram consideradas como variáveis de controlo.

Embora todas as variáveis apresentem o sinal esperado, não apresentam significância estatística, pelo que não podemos considerar que as variáveis independentes sejam explicativas da rendibilidade, o que é consistente com os resultados de outros estudos. Quando consideramos a rendibilidade do capital próprio como variável dependente, encontramos uma relação positiva e significativa entre a dimensão das empresas e a rendibilidade.

Publicado
2019-03-21
Secção
Artigos