Dentro e fora da sala de aula: uma experiência pedagógica em Ciências Biomédicas Laboratoriais

  • Eurico Lopes Escola Superior Tecnologia, Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Patrícia Coelho Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Francisco Rodrigues Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: bioempreendedorismo, ensino distância, ensino presencial, Agile Lean Development

Resumo

O Bioempreendedorismo é associado às biotecnologias ou ciências da saúde sendo uma das unidades curriculares normalmente lecionada em cursos de Escola Superiores de Saúde do Ensino Superior Politécnico em Portugal. Estes cursos, têm em regra, quatro anos de duração, sendo lecionada a unidade curricular no 3º ou 4º ano, encontrando-se alguns dos alunos a frequentar os seus estágios curriculares. Neste artigo é efetuado um estudo exploratório onde são comparados os resultados da aprendizagem no curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de C. Branco, em duas situações distintas: ensino dentro da sala de aula, na sua forma presencial tradicional e o ensino fora da sala de aula, sob a forma de ensino à distância. São utilizados como critérios de comparação as ideias de negócio desenvolvidas pelos alunos assim como também os resultados da avaliação. Neste artigo são apresentados os conteúdos programáticos, a metodologia de ensino e os meios utilizados em ambas as situações. No final são discutidos os resultados obtidos neste estudo exploratório que decorreu nos anos letivo de 2015/16 e 2016/17.

Publicado
2019-04-01