Intenção empreendedora: alunos dos cursos de mestrado da ESEIG-IPP

  • Teresa Dieguez Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Instituto Politécnico do Porto (IPP)
Palavras-chave: empreendedorismo, intenção empreendedora, ensino superior

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto, localizada nos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Portugal. Tem como objetivo principal o estudo da intenção empreendedora dos alunos dos cursos de mestrado, matriculados no ano letivo 2015/2016. Pretende analisar a perceção dos inquiridos sobre o que é o empreendedorismo, o que é ser empreendedor e, por consequência, conhecer quais as suas intenções empreendedoras e se estas variam consoante uma série de fatores entre os quais os fatores sociais, culturais, demográficos e de educação.
Os dados foram recolhidos no primeiro semestre académico de 2015/2016, através de um método misto, que envolveu a implementação de um inquérito em sala de aula e via on-line. O questionário foi preenchido por 147 estudantes e a amostra válida ficou constituída por 144 respostas (95% do universo de alunos de mestrado da ESEIG-IPP). Os resultados foram analisados através de estatísticas descritivas SPSS.
Em termos de resultados, esperamos que a razão de os estudantes estarem determinados a criar a sua própria empresa estará ligada a fatores como antecedentes familiares, clima propenso criado na Escola aonde estudam e género. Esperamos também compreender quais os principais obstáculos percebidos pelos alunos e que tipo de perspetiva (positiva ou negativa) têm sobre o a temática.
Em termos de investigação futura, seria interessante adicionar a figura de “estudante-licenciatura”, para diferenciar os estudantes-licenciatura dos estudantes-mestrado e ampliar a amostra a outras Instituições de Ensino Superior.

Publicado
2019-04-01