Ecossistemas empreendedores e criação de empresas: o caso do projeto EDP-Semente

  • Teresa Costa Escola Superior de Ciências Empresariais, IPS
  • Nuno Teixeira Escola Superior de Ciências Empresariais, IPS
  • Fernando Valente Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, IPS
Palavras-chave: empreendedorismo, formação, consultoria, projetos

Resumo

Considerando que, o contexto empresarial atual caracteriza-se por mudanças tecnológicas permanentes e por uma intensa rivalidade competitiva, condicionada pela concorrência internacional, na maioria dos casos com fatores de produção mais baratos, é cada vez mais importante que sejam desenvolvidas ações de promoção e incentivo à cultura empreendedora, que assente sobretudo em fortes vantagens competitivas baseadas na diferenciação.
Nesse enquadramento, o Sines Tecnopolo, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal e o patrocínio da EDP, desenvolveu um programa de apoio aos empreendedores composto por três fases de intervenção; 1) uma fase formativa com sessões coletivas; 2) uma fase de consultoria individualizada de apoio ao arranque do negócio e 3) uma fase de incubação do negócio.
Assim, este estudo tem como objetivo caracterizar o projeto EDP – Semente, analisando as práticas pedagógicas realizadas e o seu contributo para a dinamização do empreendedorismo, através da criação de negócios por parte dos seus participantes.
Após um enquadramento teórico sobre os principais temas de empreendedorismo é efetuada uma apresentação do projeto, caracterizadas as suas diferentes fases de execução e apresentados e discutidos os resultados alcançados pelo programa.
Os testemunhos dos promotores referem um elevado grau de satisfação com os conteúdos do programa e com os formadores. A segunda fase do programa foi reconhecida pela maioria dos promotores como sendo de muita utilidade, uma vez que o acompanhamento dos formadores é individual e muito incisivo, o que facilita uma aprendizagem, conhecimento e reflexão profunda de cada projeto e negócio. Os promotores apesar de terem consciência do elevado tempo dedicado ao planeamento e à criação do negócio, inserido na fase 2 do projeto (40 horas por promotor), revelaram interesse e destacaram a importância da continuidade da consultoria ao nível do apoio na fase após criação do negócio.

Publicado
2019-04-01