Teografias https://proa.ua.pt/index.php/teografias <p>Teografias – Literatura e Religião é o título de um projeto de investigação sediado na Universidade de Aveiro e financiado pela FCT. Com a duração de três anos, o projeto pretende estudar a inscrição de alguns temas religiosos no discurso literário, privilegiando as literaturas em língua portuguesa.</p> pt-PT antonio@ua.pt (António Manuel Ferreira) sbidm-revistas-list@ua.pt (Biblioteca da Universidade de Aveiro) Qui, 11 Abr 2024 14:42:17 +0100 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Uma árvore de gestos. Vazio e promessa na poesia de José Augusto Mourão https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/35692 <p>Este ensaio busca ler a poesia de José Augusto Mourão, destacando o que nela remete para uma representação bíblica da condição peregrina do homem sobre a terra. Reconhecer nesta poesia uma forma de oração transfiguradora do mundo, torna possível fazer do futuro um agora e do deserto um templo universal.</p> Gonçalo Cordeiro ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/35692 Qui, 15 Fev 2024 00:00:00 +0000 Al Berto nas doze moradas do sagrado https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/35713 <p>Usando alguns conceitos de Georges Bataille, observa-se na obra de Al Berto uma santidade da transgressão que, pelo excesso e pela dissolução, conduz às suas metamorfoses sagradas.</p> Isabel Solano Almeida ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/35713 Seg, 19 Fev 2024 00:00:00 +0000 Mulher sem nome: santidade (im)possível – Doroteia de Hélia Correia https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36301 <p>Neste conto de Hélia Correia, uma figura sem nome toma forma e espaço na narrativa, dependendo a sua existência exclusivamente da sua condição de mulher e de mãe. Considerada pecadora, ela é julgada e condenada por uma sociedade em busca do equilíbrio social e moral e entrega-se aos rituais do sacrifício e da penitência. Todavia, é pela revolta e pelo amor à filha que vive o sagrado e que atinge a santidade.</p> Maria Eugénia Pereira ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36301 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Transfigurações do sagrado nos contos de Cristóvão de Aguiar https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36304 <p>A religiosidade constitui um tema relevante nos contos de Cristóvão de Aguiar, em particular a religiosidade açoriana, retratada através de um olhar irónico, crítico e irreverente. Neste estudo, apresentamos uma reflexão sobre aspetos que enformam essa visão, dando especial atenção às figuras mais representativas e à oposição entre duas noções de sagrado: a de um Cristianismo abrangente, inocente e luminoso, que engloba o humano e está aberto ao questionamento e à reinterpretação; e a da doutrina católica, representada por uma Igreja cúmplice da guerra e da tradição opressora.</p> Mónica Serpa Cabral ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36304 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Homo Sacer: Francisco de Assis e a (bio)politização da santidade em José Saramago https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36307 <p>O presente ensaio sobre A Segunda Vida de Francisco de Assis, de José Saramago, propõe o reequacionamento hermenêutico da santidade do poverello de Assis através do desenvolvimento operatório do conceito bakhtiniano de exotopia e da formulação agambiana do biopoder, salientando-se, assim, o modo como a definição de homo sacer se revela pertinente na leitura crítica do santo recriado por Saramago.</p> Isabel Cristina Rodrigues ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36307 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Santos para todos os tempos https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36310 <p>O breve ensaio de Vergílio Ferreira sobre S. Francisco de Assis e os de Eça de Queirós sobre o cardeal Mannig e sobre Antero de Quental servirão como ponto de partida e de chegada, respetivamente, para uma análise de textos literários e críticos sobre o tema da santidade. Se esta representa um conceito partilhado e mais consensual, a sua concretização na imagem do santo assume representações diversas segundo os tempos, as culturas e até as necessidades, sendo ainda extensível a alguns não-canonizados que se destacam por excionais qualidades humanas, e que algum contemporâneo aproxima daqueles que receberam as honras do altar.</p> Rosa Maria Goulart ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36310 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 O grotesco e o apelo do maravilhoso em “Maria do Ahú”, de José Régio https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36313 <p>Neste texto analisa-se a forma como num conto de José Régio – “Maria do Ahú” – se cruzam o grotesco, o apelo do maravilhoso e a temática social. Exemplo da excelência do escritor na arte da narrativa curta.</p> Manuel José Matos Nunes ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36313 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 São Paulo, “Poeta da Loucura”, na visão de Teixeira de Pascoaes https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36316 <p>Afirma Pascoaes que o pecado e o remorso são mais fecundos do que a virtude e é a partir desta convicção que ele constrói a biografia do jovem judeu Paulo de Tarso, implacável perseguidor dos cristãos, que, na sequência da morte de Estêvão, primeiro mártir, teve uma visão na qual Deus o interpelava. Convertendo-se, tornou-se no apóstolo Paulo, o divino Poeta da Loucura, na expressão de Pascoaes e, com a mesma loucura apaixonada com que antes O combatia, passou a defender Cristo e a levar a Sua palavra a judeus e pagãos, vencendo cansaços, humilhações, maus tratos e a prisão, até sofrer ele próprio o martírio. Na primeira Epístola aos Coríntios, Paulo recomenda: “se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio” (1 Cor 3, 16-23).</p> Margarida Santos ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36316 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 A sagração da luxúria, segundo Raul Leal https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36319 <p>Para Raul Leal, o sacrifício do corpo e a luxúria são duas formas vertígicas e complementares de libertar o Espírito, vivenciando Deus-Satã. Este é o desígnio humano, assente na ideia de que a Imensidade (Deus) existe em cada um de nós, do mesmo modo que cada um de nós existe na Imensidade (em Deus).</p> Manuela Parreira da Silva ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36319 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Hagiografias seculares: metamorfose ou rotura? https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36322 <p>O discurso sobre os santos e a santidade faz parte do campo semântico da religião. No Agiológio Rústico, livro publicado por Tomás da Fonseca em 1957, encontramos dez narrativas breves que traçam o perfil de homens e mulheres do mundo rural cujas vidas, simples e laboriosas, honradas e solidárias, fazem deles verdadeiros heróis do quotidiano. São os santos anónimos, dignos de verem as suas virtudes celebradas em hagiografias seculares. Com estas hagiografias, o autor não se limita a ampliar o número e a natureza dos tipos de santidade. Acima de tudo, quer subverter os pressupostos da hagiografia religiosa tradicional.</p> Luís Machado de Abreu ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36322 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 A hagiografia em Raul Brandão – para uma poética da santidade https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36325 Maria João Reynaud ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36325 Ter, 19 Mar 2024 00:00:00 +0000 Santas e Histéricas: a neurose mística na neo-hagiografia naturalista https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36493 <p>A obsessão finissecular pela neurose mística, patente na obra de múltiplos autores naturalistas, sondou o que nessa patologização da virtude se reconhecia como expressamente sexuado e, portanto, reconduzível a uma psicofisiologia especificamente feminina. Amparado por estereótipos essencialistas de género, o diagnóstico da histeria facultava, mormente nas suas interseções com o misticismo feminino, um poderoso dispositivo ideológico de catalogação biossocial que a ficção literária não deixou de ecoar. Propõe-se, no presente trabalho, um reexame das relações entre histeria e santidade, a partir da análise de duas narrativas naturalistas: Santa Adosinda, de Abel Botelho, e Amor Divino, de Teixeira de Queirós.</p> Paulo Alexandre Pereira ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36493 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Metamorfoses da santidade de um santo irrequieto. “Como um vento de morte e de ruína”: disforias anterianas https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36496 <p>Através do mote “Como um vento de morte e de ruína”, foi discorrido um texto polifônico e polidiscursivo, no qual aparecem, dentro de uma ordenação motivada e parafrásica que procurou mostrar o clima disfórico dos sonetos de Antero de Quental, amostras das metamorfoses dos grandes momentos da poesia do poeta-Santo, bem como a dramatização poética dos últimos momentos de sua vida.</p> José Maria Rodrigues Filho ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36496 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Orbe celeste: histórias da perfeição https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36499 <p>Este trabalho pretende mostrar como o tema da “santidade” é abordado na ficção romanesca da literatura barroca. Com efeito, ao estabelecer fortes relações com os tratados espirituais da mesma época, as novelas exemplares, morais e alegóricas, estabelecem um percurso de peregrinação e de psicomaquia, apresentando episódios de transmutação entre aparência e verdade, mas sobretudo ensaiando uma metamorfose interior, que permite à figuração da alma humana passar da ilusão e do engano ao desengano e à conformação com a vontade divina.</p> Sara Augusto ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36499 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 A santidade do poema: ascese da forma, metamorfose dos símbolos em Orides Fontela https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36502 <p>Este ensaio discute a proximidade entre a depuração formal, presente na poesia de Orides Fontela, e a ascese espiritual, prática milenar da tradição ocidental. Para desenvolver a reflexão proposta, abordo o conceito de santidade, em seu sentido convencional; em seguida, reflito os vínculos possíveis entre poesia e experiência religiosa no mundo moderno e concluo com um comentário analítico de alguns poemas de Orides Fontela com o objetivo de definir o estatuto da palavra poética frente ao sagrado.</p> Marcos Aparecido Lopes ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36502 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 As etapas da santidade em Cecília Meireles https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36505 <p>Pretende-se mostrar como Cecília Meireles (1901-1964) apresentou as etapas da santidade em sua poética. Para tanto, analisar-se-á a narrativa de sua infância, Olhinhos de Gato (1938-1940), Oratório de Santa Clara (1955),&nbsp;Romance de Santa Cecília (1957), e Oratório de Santa Maria Egipcíaca (1957). O referencial teórico é a imagem poética (literária) no pensamento de Gaston Bachelard.</p> Noémia dos Santos Silva ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36505 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 A santidade como “aprendizagem do pequeno sofrimento” no romance Fronteira, de Cornélio Penna https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36508 <p>Em Fronteira (1935), romance de estreia de Cornélio Penna, Maria Santa é preparada pela tia, D. Emiliana, para o grande dia da revelação de mais um de seus milagres. Este artigo trata de como a questão da santidade é explorada nesse romance, num contexto em que o ato criminoso possibilita o reconhecimento da verdadeira condição humana, de seus limites e de sua miséria, espaço esse em que Deus, por sua vez, mostra-se mais próximo.<br>Trata-se de um percurso marcado pelo contato vertical com o sofrimento e pela possibilidade de transcendê-lo, processo que envolve o grande risco de esmorecer diante da impossibilidade de encontrar uma finalidade para a própria existência.</p> Marcelo Tadeu Schincariol ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36508 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Vozes do sagrado em Lavoura arcaica, novela de Raduan Nassar https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36511 <p>Este trabalho analisa as estratégias narrativas, de Raduan Nassar em Lavoura arcaica, utilizadas para mostrar uma visão do sagrado e da santidade.</p> Luiz Gonzaga Marchezan ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36511 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Entre Santos: metamorfoses da sacralidade em Machado de Assis https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36514 <p>O presente estudo visa a refletir sobre jogos retóricos praticados pelo narrador machadiano na construção de “Entre santos”, especificamente no que concerne às metamorfoses de sacralização/dessacralização experimentadas pela condição humana.</p> Igor Rossoni ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36514 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Homo Viator sentado: uma novela de João Paulo Borges Coelho https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36517 <p>Na novela “O pano encantado”, João Paulo Borges Coelho reactiva o motivo do Homo Viator, associando-o a uma fantasiosa e artística peregrinação a Meca.</p> António Manuel Ferreira ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36517 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Adjetivar santos: um estudo linguístico de pagelas https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36520 <p>Marcando diversos momentos da vivência religiosa ou apoiando a devoção dos crentes, as pagelas (santinhos) são textos multimodais, combinando representações icónicas e linguísticas, com uma superestrutura estabilizada. Na presente pesquisa, partimos de um corpus de pagelas de santos e santas e analisámo-las quanto a estes parâmetros, bem como quanto à utilização de nomes, adjetivos e metáforas utilizadas na sua descrição.</p> Rosa Lídia Coimbra ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36520 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Profanando o improfanável: fetos em arte https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36613 <p>O objectivo deste ensaio é reflectir sobre a cada vez maior exposição mediática do embrião e do feto tanto na cultura científica como no imaginário cultural e popular, assim como sobre as consequências e contestações dessa maior visibilidade, a partir de algumas representações artísticas e literárias. Será dada especial atenção ao trabalho dos artistas Suzanne Anker, Damien Hirst e Marc Quinn, assim como da escritora Sylvia Plath, como ilustrações contemporâneas da aparente autonomia e crescente iconicidade dessacralizada do feto, que inserido num discurso que enfatizava a sua “santidade” é transposto agora para um contexto que sublinha a sua faceta mais profana e secular. Será utilizado especialmente o trabalho teórico da historiadora de ciência Donna Haraway, de Paul Virilio e de Giorgio Agamben, em particular “Elogio da Profanação”, para ajudar a analisar a ética visual das representações em questão.</p> Maria Aline Ferreira ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36613 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 A santidade em metamorfose entre a Teologia e a Literatura https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36616 <p>O presente trabalho tem como objeto material a busca de sentido da vida a partir da construção de uma teopatodiceia, no qual a teologia é vista como pergunta pelo sentido [logos] de Deus [Theós] na busca de sentido humana, por meio daquilo que chamamos de pensamento poético teológico, como forma de desvelamento de sentido, ou ainda, o elemento existencial das fórmulas teológicas, por um empréstimo de pensamento da Literatura.</p> Alex Villas Boas ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36616 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Literatura e Religião https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36619 <p>O ensaio pretende delimitar as fronteiras entre Literatura e Religião. Num primeiro momento, veremos a Literatura servindo-se da Religião como tema ou recurso retórico. Em seguida, examinaremos a Religião servindo-se de recursos literários retórico-persuasivos para veicular seus ensinamentos. Por fim, tenta-se demarcar a zona fronteiriça em que Literatura e Religião se confundem e se distanciam na assunção de suas características intrínsecas.</p> Francisco Maciel Silveira ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36619 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Entre o pathos e a salvação: uma leitura do sentimento religioso em Os contos do tio Joaquim https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36622 <p>Na obra Os contos do tio Joaquim, de Rodrigo Paganino o sentimento religioso determina a existência do ser humano desde tenra idade até ao momento da sua morte. Neste percurso sucedem-se as perdas, os reencontros e a retoma de diálogos, tantas vezes quebrados, entre a humanidade e a divindade. A religião presentifica-se na obra de Paganino nas crenças religiosas, nos princípios e valores da religião cristã, na conceção da personagem do padre de aldeia, nos rituais litúrgicos, nas passagens bíblicas, nas imagens e personagens da tradição cristã, bem como nos símbolos do pensamento religioso. O discurso religioso de cariz popular desempenha também um papel importante nesta questão.</p> Fernanda Monteiro Vicente ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36622 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 Deus e Diabo na ótica transgressora de Machado de Assis https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36625 <p>Tomamos dois textos de Machado de Assis – o conto “A Igreja do Diabo” (Histórias sem data, 1884) e um capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubas (1881) – com o propósito de discutirmos a visão desestabilizadora do escritor brasileiro no que se refere a valores institucionalizados e pré-estabelecidos na esfera religiosa. Procedimentos de construção inovadores são utilizados em sua narrativa ficcional para darem corpo ao posicionamento crítico&nbsp;do escritor, o qual reverte hierarquias e joga habilmente com a linguagem, seja pela ironia, seja pela subversão de provérbios, seja pelo resgate dialógico com a tradição. Em Machado, o leitor é convocado a uma participação ativa na recepção de seus textos, pois os sentidos são imprevisíveis e a maneira de estruturá-los também nos surpreendem, o que acentua o papel desautomatizador da literatura.</p> Maria Heloísa Martins Dias ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36625 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100 O tópos do paganismo na crítica e na estética literária: Pessoa e Botto https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36628 <p>A autonomização da esfera do estético-expressivo, com a correspondente emergência da figura do artista como cultor de uma autêntica arte de viver, independente de códigos sociais, morais e ideológicos, é a condição última da defesa e ilustração que Fernando Pessoa faz de António Botto como esteta. O topos do paganismo constitui o eixo do argumentário pessoano no intuito de demonstrar que a obra de Botto é uma pura revivescência moderna do esteticismo helénico. No entanto, a polémica pública, político-moral, suscitada pela obra de Botto e respetiva defesa por Pessoa, haveria de pôr a nu as fragilidades intrínsecas do argumento do esteticismo pagão. José Régio ainda recorre a ele, mas de forma já muito precária e Jorge de Sena ultrapassa-o definitivamente.</p> António Fernando Cascais ##submission.copyrightStatement## https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://proa.ua.pt/index.php/teografias/article/view/36628 Qui, 11 Abr 2024 00:00:00 +0100