A santidade em metamorfose entre a Teologia e a Literatura

  • Alex Villas Boas PUC São Paulo (LERTE) – Centro Universitário Assunção UNIFAI
Palavras-chave: Santidade, Metamorfose, Odisseia, Teologia e literatura

Resumo

O presente trabalho tem como objeto material a busca de sentido da vida a partir da construção de uma teopatodiceia, no qual a teologia é vista como pergunta pelo sentido [logos] de Deus [Theós] na busca de sentido humana, por meio daquilo que chamamos de pensamento poético teológico, como forma de desvelamento de sentido, ou ainda, o elemento existencial das fórmulas teológicas, por um empréstimo de pensamento da Literatura.

Referências

Livros

ALIGHIERI. Dante (2010). A Divina Comédia. Texto bilíngue. São Paulo: Editora 34.

AMADIS DE GAULA (1992). Col. Textos Literários. Lisboa: Serra Nova.

ARISTÓTELES (2002). Metafísica. Texto em grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 3 v.

AUBRETON, Robert (1968). Introdução a Homero. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

BOCCACCIO, Giovanni (1995). Trattatello in Laude de Dante. Collana: Ed. Garzanti.

CAMPBELL, Joseph (1986). O Poder do Mito. Editora Palas Athena.

CLÉMENT D´ALEXANDRIE (1931). Les Stromates I. Col. Sources Chrétiennes, vol. 30.Paris: Editions du Cerf. (1954). Les Stromates II. Col. Sources Chrétiennes, vol. 38.Paris: Editions du Cerf. (1960). Le Pédagogue I. Col. Sources Chrétiennes, vol. 70.Paris: Editions du Cerf.

CURIAL E GUELFA (2011). Anônimo do Século XV. Tradução e notas de Ricardo Costa. Santa Barbara: University of California/eHumanista Editorial.

HARNACK, Gustv Adolf (1964). Lehrbuch der Dogmengeschichte – Vol III. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft.

JELLAMO, Anna (2005). Il Camino di Dike: L´idea di giustizia da Omero a Eschilo. Roma: Donzelli Editore.

KAFKA, Franz (s.d.). A Metamorfose. Belém: Universidade da Amazônia. (1904) “Carta a Oscar Pollak“. In (1983) Obras Completas. Lisboa/Madrid: Editorial Teorema-Visión Libros.

KANT, Immanuel (1959). Crítica da Razão Prática. São Paulo: Brasil Editora.

KAZANTZÁKIS, Nikos (1964). Fratricides. New York: Simon and Schuster. (1997). Ascese – Os Salvadores de Deus. São Paulo: Editora Ática. (1967). The Odissey – A Modern Sequel. New York: Simon and Schuster.

LEVINAS, Emmanuel. (1964). En Decouvrant l´existence avec Husserl et Heidegger. Paris: Vrin.

LEWIS, C.S (2002). The Discarded Image – An Introduction to Medieval and Renaissance Literature. Cambridge:

Cambridge University Press.

LOWTH, Robert (1995). Lectures on the sacred poetry of the Hebrews. Routledge: Thoemmes Press.

LUBAC, Henri de (1959). Exégèse Médiévale – Les quatre sens de l´Écriture - Première Partie I. Aubier: Editions Montaigne.

MARX,Walter (2008). Transfer des Sakralen - Die Säkularisierung christlicher Denkformen, Motive in Cervantes’ Don Quijote. Frankfurt: Lang.

MIGUEL DE CERVANTES (2011). O engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha. 6ª ed. texto bilngue. São Paulo: Editora 34.

NESTLE, Wilhelm (1987). Historia del Espíritu Griego: Desde Homero hasta Luciano. Barcelona: Editorial Ariel.

NIETZSCHE, Friedrich (2009). Also Sprach Zaratustra – Ein Buch für Alle und Keinen. Norderstedt: GRIN Verlag.

NUNES, Ruy Afonso C. (1978). A Ideia de Verdade e a Educação. SãoPaulo: Editora Convívio.

OVÍDIO (2003). Metamorfoses. Trad. Vera Lucia L. Magyar. São Paulo, Madras.

PLATON (1966). Obras completas. Madrid: Aguilar.

ROSSI, Luciano (1979). A Literatura Novelística na Idade Média portuguesa – Col. Biblioteca Breve, nº 38. Amadora: Instituto de Cultura Portuguesa/Oficinas Gráficas da Livraria Bertrand.

RÚPEREZ, Ángel (2007). Sentimiento y Creación – Indagación sobre el origen de la literatura. Madrid: Editorial Trotta.

SAN IGNACIO DE LOYOLA (1982). Obras Completas. Col. BAC, n. 86. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos.

SCHÖKEL, Luis Alonso (1963). Estudos de Poética Hebrea. Barcelona: Juan Flors, Editor.

TOMÁS DE AQUINO (2001). Suma Teológica. Vol. I: I Parte (questões 1-43). São Paulo: Edições Loyola,. (2006). Suma Teológica. Vol. VI: II Seção da II Parte (questões 57-122). São Paulo: Edições Loyola.

VICO, Giambattista (1988). Princípios de uma Ciência Nova – Acerca da Natureza Comum das Nações. Col. Pensadores. São Paulo.

Artigos ou Capítulos de Livros

COSTA, Ricardo da (2012). “Uma joia medieval no alvorecer do Humanismo: a novela de cavalaria Curial e

Guelfa (século XV)”. In MONGELLI, Lênia Márcia (org.). De cavaleiros e cavalarias. Por terras de Europa e Américas. São Paulo: Humanitas, 539-549

LOPES, Graça Videira (1992). “Geografias Imaginárias: Espaço e Aventura no Amadis de Gaula. In GODINHO, Helder (org). Imagens do mundo na Idade Média. Lisboa: ICALP, 207-213.

RAHNER, Karl (1962). “Das Wort der Dichtung und der Christ”. In Schriften zur Theologie: Band IV – Neuere Schriften. Zürich/Köln: Benzinger Verlag Einsiedeln.

VILLAS BOAS, Alex (2011). “Entre a Teografia e a Teologia”. In Teografias I – Sentimento Religioso e Cosmovisão

Literária. Aveiro: Universidade de Aveiro, 267-287. (2012a). “O pecado das origens e a busca de sentido – antropologia comparada da narrativa de Adão e Eva entre a perspectiva de Machado de Assis e a Literatura Javista". In Teografias II – Gramáticas da Criação: Adão e Eva e outros mitos. Aveiro: Universidade de Aveiro, 109-129.

Artigo publicado em revistas científicas

MACEDO, Cecilia C. C.(2007). “Neoplatonismo e Aristotelismo no Hilemorfismo Universal de Ibn Gabirol (Avicebron)”. Veritas 52, 3, Porto Alegre: PUC-RS,132-148.

SANTOS, Elaine Cristina Prado dos (2010, jul.-dez.). “Estrutura narrativa, o estado da questão: nas Metamorfoses de Ovídio”. Todas as Musas 02, 01, 188.

BRITO, Leyla Thais (2011). “Mors et A-mor: a dualidade Amor-Morte nas Metamorfoses de Ovídio”. Diversidade Religiosa 1, 1. Paraíba: UFPB.

VILLAS BOAS, Alex (2012b). “A ideia de poiésis na Teologia Cristã”. Teoliteraria 2, 4.

VAZ, Henrique C. Lima (2000). “Esquecimento e Memória do Ser: Sobre o futuro da Metafísica”. Síntese – Revista de Filosofia 27, 88. Belo Horizonte: FAJE, 149-163.

WEHR, Christian (2012). “Imaginación – Identificación – Imitación: Don Quijote, Ignacio de Loyola y la espiritualidade jesuítica”. In IV Colóquio Internacional de Literatura e Teologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo (CD-ROM).

Publicado
2024-04-11