Orbe celeste: histórias da perfeição

  • Sara Augusto Centro de Literatura Portuguesa/Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Santidade, Ficção, Peregrinação, Psicomaquia, Literatura barroca

Resumo

Este trabalho pretende mostrar como o tema da “santidade” é abordado na ficção romanesca da literatura barroca. Com efeito, ao estabelecer fortes relações com os tratados espirituais da mesma época, as novelas exemplares, morais e alegóricas, estabelecem um percurso de peregrinação e de psicomaquia, apresentando episódios de transmutação entre aparência e verdade, mas sobretudo ensaiando uma metamorfose interior, que permite à figuração da alma humana passar da ilusão e do engano ao desengano e à conformação com a vontade divina.

Referências

AUGUSTO, Sara (2008). “A predestinada peregrina: dos enganos do bosque aos desenganos do rio”. Máthesis 17, 157-174. (2009). “As histórias de Preciosa, Peregrina e Angélica ou as metamorfoses da alma”. In Mulher. Espírito e Norma. Actas do IV Encontro Cultural S. Cristóvão de Lafões. São Cristóvão de Lafões: Associação dos Amigos do Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, 31-48) (2010). A alegoria na ficção romanesca do maneirismo e do barroco. Lisboa: FCG / FCT. (2012a). “Guerra Interior: conversão e alegoria”. In Teografias I: Sentimento religioso e cosmovisão literária. Aveiro: Universidade de Aveiro, 197-207. (2012b). “Jardins do Bem e do Mal”. In O Barroco em Portugal e no Brasil. Coord. Aurélio de Oliveira et alii). Braga: Ed. Ismai, 289-300. (2012c). Guerra Interior, de Matias de Andrade, 1743 (edição e estudo). Viseu: CLP / Quartzo Editora.

CAMÕES, Luís de (1994). Rimas. Edição de Álvaro J. da Costa Pimpão. Coimbra: Almedina.

CÉU, Maria do Céu (1736). Enganos do Bosque, Desenganos do Rio. Em que a Alma entra perdida e sae desenganada. Com outras muitas obras varias e admiraveis. Lisboa Ocidental: Manuel Fernandes da Costa. (1741). Enganos do Bosque, Desenganos do Rio. Primeira e Segunda Parte. Lisboa Ocidental: Antonio Isidoro da Fonseca. (1990). A Preciosa de Sóror Maria do Céu. Edição atualizada do códice 3773 da Biblioteca Nacional, introd. histórica e literária de Ana Hatherly. Lisboa: INIC.

CURTIUS, Ernest Robert (1989). Literatura Europea y Edad Media Latina. Mexico-Madrid-Buenos Aires: Fondo de Cultura Economica.

GLÓRIA, Soror Madalena da (1739). Brados do Desengano contra o profundo Sono do Esquecimento. II Parte. Lisboa Ocidental: Oficina da Musica e da Sagrada Religião de Malta. (1742). Orbe Celeste adornado de brilhantes estrelas e dous ramilhetes: um colhido pela consideração, outro pelo divertimento. Lisboa: Pedro Ferreira.

MORUJÃO, Isabel (2006). “Da Bíblia à Poesia – Jacob e Raquel: outros são os degraus”. Via Spiritus 13, 97-119.

Publicado
2024-04-11