São Paulo, “Poeta da Loucura”, na visão de Teixeira de Pascoaes

  • Margarida Santos
Palavras-chave: Cristo, São Paulo, Fé, Amor, Lei mosaica, Loucura

Resumo

Afirma Pascoaes que o pecado e o remorso são mais fecundos do que a virtude e é a partir desta convicção que ele constrói a biografia do jovem judeu Paulo de Tarso, implacável perseguidor dos cristãos, que, na sequência da morte de Estêvão, primeiro mártir, teve uma visão na qual Deus o interpelava. Convertendo-se, tornou-se no apóstolo Paulo, o divino Poeta da Loucura, na expressão de Pascoaes e, com a mesma loucura apaixonada com que antes O combatia, passou a defender Cristo e a levar a Sua palavra a judeus e pagãos, vencendo cansaços, humilhações, maus tratos e a prisão, até sofrer ele próprio o martírio. Na primeira Epístola aos Coríntios, Paulo recomenda: “se algum de entre vós se julga sábio à maneira deste mundo, torne-se louco para ser sábio” (1 Cor 3, 16-23).

Referências

AUVRAY-ASSAYAS, Clara, et al. (2004).”Folie”. In CASSIN, Barbara (Dir.). Vocabulaire européen des philosophies. Tours: Éditions du Seuil, Dictionnaires Le Robert.

BORGES, Paulo (2008). O Jogo do Mundo. Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa. Lisboa: Portugália Editora.

CABRAL, Mário ( 2008). Via Sapientia – da filosofia à santidade. Lisboa: INCM.

ERASMO (2002). Elogio da Loucura. Lisboa: Publicações Europa-América.

EUSÉBIO DE CESAREIA (2002). História Eclesiástica. Tradução brasileira de Wolfgang Fischer. São Paulo- SP: Editora Novo Século LTDA. Edição on-line.

FRANCO, António Cândido (2000). A Literatura de Teixeira de Pascoaes. LISBOA: INCM.

PASCOAES, Teixeira de (1959). São Paulo. Lisboa: Edições Ática.

PESSOA, Fernando (2006). Escritos sobre Génio e Loucura. [Vol.I]. Edição de Jerónimo Pizarro. Edição Crítica de Fernando Pessoa VII. Lisboa: INCM.

SÁ, Maria das Graças Moreira de (1999). O Essencial sobre Teixeira de Pascoaes. Lisboa: INCM

VV.AA. (2003). Bíblia Sagrada. Texto da 4ª edição revista. Lisboa: Difusora Bíblica

Publicado
2024-03-19