Homo Sacer: Francisco de Assis e a (bio)politização da santidade em José Saramago

  • Isabel Cristina Rodrigues Universidade de Aveiro - CLC
Palavras-chave: Santidade, Conflito, Exotopia, Biopolítica

Resumo

O presente ensaio sobre A Segunda Vida de Francisco de Assis, de José Saramago, propõe o reequacionamento hermenêutico da santidade do poverello de Assis através do desenvolvimento operatório do conceito bakhtiniano de exotopia e da formulação agambiana do biopoder, salientando-se, assim, o modo como a definição de homo sacer se revela pertinente na leitura crítica do santo recriado por Saramago.

Referências

AGAMBEN, Giorgio (1998). O Poder Soberano e a Vida Nua. Homo Sacer. Trad. de António Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença.

BAKHTINE, Mikhail (1992). Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes.

BERNARDO, André (2012). Entre a Vida e a Morte: Uma reflexão sobre “Biopolítica”, “Distopia” e “Morte” em José Saramago. Dissertação de Mestrado em Estudos Comparatistas. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

BORGES, Ana Paula Carraro (2008). Do Santo ao Homem: Francisco de Assis sob o olhar de Saramago. Universidade de São Paulo (Dissertação de Mestrado em Literatura Portuguesa).

BRILHANTE, Maria João (1988). “Recensão crítica a «A Segunda Vida de Francisco de Assis», de José Saramago”. Colóquio/Letras 101, 124-125.

BUESCU, Helena Carvalhão (2001). “Somos todos homines sacri: uma leitura agambiana de Maria Judite de Carvalho”. In Chiaroscuro. Modernidade e Literatura. Porto: Campo das Letras, 293-316.

QUEIRÓS, Eça de (s/d). “Um Santo Moderno”. In Notas Contemporâneas. Fixação do texto e notas de Helena Cidade Moura. Lisboa: Livros do Brasil, 175-179.

REIS, Carlos (1998). Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho.

SARAMAGO, José (1984). O Ano da Morte de Ricardo Reis. Lisboa: Caminho. (1987). A Segunda Vida de Francisco de Assis. Lisboa: Caminho. (1993). In Nomine Dei. Lisboa: Caminho. (2013). A estátua e a pedra. Lisboa: Fundação José Saramago.

SEIXO, Maria Alzira (1999). “A sedução do teatro”. In Lugares da Ficção em José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 31-35.

SEMINARA, Graziella (2005). “Génese de um libreto”. In SARAMAGO, José. Don Giovanni ou O dissoluto absolvido. Lisboa: Caminho, 101-135.

Publicado
2024-03-19