Mulher sem nome: santidade (im)possível – Doroteia de Hélia Correia
Resumo
Neste conto de Hélia Correia, uma figura sem nome toma forma e espaço na narrativa, dependendo a sua existência exclusivamente da sua condição de mulher e de mãe. Considerada pecadora, ela é julgada e condenada por uma sociedade em busca do equilíbrio social e moral e entrega-se aos rituais do sacrifício e da penitência. Todavia, é pela revolta e pelo amor à filha que vive o sagrado e que atinge a santidade.
Referências
BATAILLE, Georges (1973). Théorie de la religion. Paris: Gallimard.
CAMUS, Albert (1951). L’homme révolté. Paris: Gallimard. (1947). La peste. Paris: Gallimard.
COMPAGNON, Antoine (1979). La Seconde Main ou le travail de l’écriture. Paris: Seuil.
CORREIA, Hélia (2008). Contos. Lisboa. Relógio D’Água
ECO, Umberto (1985). Lector in fabula. Le rôle du lecteur ou la coopération interprétative dans les textes narratifs.
Paris: Grasset.
GENETTE, Gérard (1987). “Les titres”. Seuils. Paris: Seuil, 54-97.
GIRARD, René (1972). La violence et le sacré. Paris: Grasset.
GRJEBINE, André (2003). Le défi de l’incroyance. Paris: La Table Ronde.
HOEK, Léo H. (1981). La marque du titre. Dispositifs sémiotiques d’une pratique textuelle. La Haye, Paris, New York : Mouton éditeur.
LACOSTE, Jean-Yves (1998) (dir.). Dictionnaire critique de théologie. Paris : PUF.
NIETZSCHE, Friedrich (1989). Ecce Homo. Lisboa: Edições 70. (1971). Par-delà bien et mal. Paris: Gallimard.
ROY, Max (2008). “Du titre et de ses effets de lecture”. Protée, vol. 36, 3, 47-56. Em http://id.erudit.org/iderudit/019633ar (consultado a 2 de maio de 2013).
SARTRE, Jean-Paul (1947). Huis clos suivi de Les mouches. Paris: Gallimard.