Especificidades educomunicacionais inclusivas num desenvolvimento humano mais universal

  • Augusto Deodato Guerreiro Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação/ULHT
Palavras-chave: Comunicação, Educação, Cultura, Educomunicação, Desenvolvimento biopsicossocial

Resumo

O desenvolvimento humano e o progresso em geral acontecem, desde que alicerçados no impulso e dinamização do equacionamento e funcionamento de uma estrutura sinergética positiva e de contemplação ilimitadamente abrangente e sem exceções. As especificidades educomunicacionais inclusivas ajudam a promover e a instaurar esse novo paradigma educomunicacional, numa dimensão mais universal e com lugar para todos. Através do diálogo, empenho e desempenho na socialização e comunicabilidade de todos, podem conceber-se e implementar-se especificidades comunicacionais aumentativas e alternativas e as necessárias condições inclusivas em todas as áreas do conhecimento, de forma a sentirmo-nos todos confortavelmente envolvidos num abraço inclusivo desse mundo de diferenças, em que todos cabemos. A educomunicação, consubstanciada no polinómio educação-comunicação/TIC-cultura inclusiva-pedagogia comunicacional, é o caminhar livre e digno, ético e socializante, numa perspetiva ecoevolutiva humana profícua e eticizante da vida).

Publicado
2013-01-01