RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras https://proa.ua.pt/index.php/rual <p style="text-align: justify;">A RUA-L propõe-se divulgar anualmente artigos de docentes e investigadores afetos não só ao Departamento de Línguas e Culturas, mas também a outras instituições ou centros de investigação portugueses e estrangeiros, estimulando, nos planos nacionais e internacionais, a reflexão, o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de atividades científicas em rede.<br><br>Publica anualmente um volume temático na área das Humanidades e das Ciências Sociais com artigos inéditos em português, inglês, francês, alemão ou espanhol, sujeitos a uma avaliação prévia duplamente cega por parte de uma Comissão Científica / Arbitragem, constituída por investigadores e docentes afetos à Universidade de Aveiro e a outras instituições de Ensino Superior e centros de investigação portugueses e estrangeiros.</p> pt-PT amram@ua.pt (Ana Maria Ramalheira) sbidm-revistas-list@ua.pt (Biblioteca da Universidade de Aveiro) Ter, 27 Fev 2024 18:32:43 +0000 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Introdução: novas abordagens em linguística contrastiva. Da teoria à aplicação https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35728 <p>Sem resumo disponível.</p> Francisco José Fidalgo Enríquez ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35728 Qua, 21 Fev 2024 00:00:00 +0000 O futuro de conjuntivo nas orações condicionais introduzidas por si; uma área de dificuldade para lusófonos aprendentes de ELE https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35731 <p>O futuro do conjuntivo português goza de uma grande vitalidade, em contraste com o seu desuso na língua espanhola. A análise da sua utilização nas orações condicionais introduzidas por se/si mostra como o sistema de tempos/modos verbais é organizado segundo critérios semelhantes, mas não idênticos, nas duas línguas. As diferenças verificadas neste trabalho pela Análise Contrastiva constituem a área de dificuldade na aprendizagem de ELE para lusofalantes, sendo que essas dificuldades são evidenciadas não só pela transferência do futuro de conjuntivo através de calcos ou formas híbridas/criativas, mas também por uma reestruturação dos tempos/modos verbais deste contexto sintático na interlíngua dos discentes, como é possível comprovar nos estudos referidos neste trabalho. Portanto, pretende‑se, por um lado, estabelecer linhas teóricas que sustentem a análise linguística deste contexto sintático e, por outro lado, sublinhar a necessidade de aprofundar a investigação empírica sobre como acontece a aprendizagem e quais as dificuldades específicas que os&nbsp;aprendentes lusófonos de ELE manifestam no seu percurso académico.<br>aprendentes lusófonos de ELE manifestam no seu percurso académico.</p> Joan Rodríguez Sapiña ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35731 Qua, 21 Fev 2024 00:00:00 +0000 Percepciones sobre la primera ola de la pandemia de COVID‑19 en Portugal y España. Una aproximación al léxico disponible de universitarios portugueses https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35734 <p>Desde que irrumpió en nuestras vidas hace algo más de dos años, el nuevo coronavirus&nbsp;ha transformado por completo nuestra realidad. Los idiomas tampoco han resultado inmunes a los efectos de la pandemia, al tratarse de componentes vivos y dinámicos de las sociedades (Cioccio, 2020). Así, el término COVID‑19, que hasta hace poco era inexistente en español y en otras lenguas, se ha convertido en omnipresente y ha dado origen a nuevos vocablos (Pons, 2020; Rodríguez‑Ponga, 2020).</p> <p>Por consiguiente, atendiendo a la innegable influencia de la enfermedad en nuestro discurso diario actual, en este artículo ofrecemos los resultados de una investigación que indaga acerca de la impronta de los centros de interés “COVID‑19 y España” y “COVID‑19 y Portugal” en el léxico disponible de un grupo de estudiantes universitarios que tienen el portugués como lengua materna y son, además, estudiantes de ELE (N=30), a fin de averiguar, a partir de dicha selección léxica, cuál es su percepción sobre la incidencia y la gestión de la primera ola de la pandemia en ambos países ibéricos.<br> Para la obtención de los datos hemos aplicado pruebas psicolingüísticas de disponibilidad léxica, según la metodología propuesta en el Proyecto Panhispánico de Disponibilidad Léxica.</p> Mirta Fernández dos Santos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35734 Qua, 21 Fev 2024 00:00:00 +0000 Análise contrastiva das expressões binominais em corpora anotados portugueses e franceses https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35740 <p>Os adjetivos são modificadores atributivos e integram o sintagma nominal (SN) como adjuntos do núcleo N, compartilhando com este, nas línguas Românicas, as suas características flexionais. Alguns modelos de composição, no entanto, admitem um SN com dois nomes adjacentes, numa configuração que aparenta também ser de modificação. Partindo de propostas anteriores (Noailly 1990, Villalva 2003, Dressler 2006), a nossa análise implica que as sequências endocêntricas N1N2 em português e francês são, na verdade, estruturas modificadas, onde N2 corresponde a um “nome atributivo” (Martinho 2007, 2013). De fato, se uma sequência aleatória como * “voiture âge” é claramente inaceitável, expressões atestadas como “uma criança modelo” ou “une voiture bélier” parecem, pelo contrário, bastante claras sobre a natureza modificadora de “modelo” e “bélier”,respetivamente, levantando contudo questões sobre a categoria, morfologia, sintaxe e semântica de tal modificador. Nestas “construções binominais modificadas” N1N2, frequentemente confundidas como compostos lexicais ou morfossintáticos, consideraremos, com base num estudo contrastivo das concordâncias extraídas dos corpora CETEM e FrWAC, que N2 parece partilhar tanto em português como em francês a sintaxe e a morfologia de uma categoria adjetival. Além disso, uma vez que N2 verifica propriedades alegóricas, mas carece de propriedades extensionais (Carnap, 1947), concluímos que, neste tipo de relação de modificação estereotípica, transversal a todas as línguas Românicas (Fabre 1996), os modificadores N2 de facto correspondem a adjetivos intensionais com interpretação relacional ou quantificada.</p> Fernando Martinho ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35740 Qui, 22 Fev 2024 00:00:00 +0000 A atribuição de valores de género nominal em produções orais de aprendentes tardios de português como língua não materna https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35746 <p>Partindo da análise de desvios de atribuição e de concordância nominal em género, em produções orais, o presente estudo visa aferir padrões relativos à aquisição da categoria de género gramatical em português como língua não materna (PLNM) por aprendentes tardios, falantes nativos de espanhol e de inglês, a frequentar turmas dos níveis A2, B1 e B2. Mais especificamente, procurou‑se averiguar se a configuração do conhecimento linguístico prévio condiciona o desempenho dos aprendentes no que respeita à associação de valores de género nominal em português. O trabalho empírico permitiu constatar que uma maior proximidade tipológica dos idiomas, língua materna e língua‑alvo de aprendizagem, não se traduz num número reduzido de desvios, já que, em termos proporcionais, os índices de desvios nos dois segmentos da amostra é muito próximo, sobretudo no nível mais avançado. Por fim, as produções orais dos informantes de LM espanhola revelam, ainda, um certo efeito de estabilização na aprendizagem, visto que no nível B2 a proporção de desvios não é consideravelmente inferior à registada nos níveis precedentes, A2 e B1.</p> Tãnia Santos Ferreira ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35746 Qui, 22 Fev 2024 00:00:00 +0000 Análisis de interlengua de los marcadores discursivos empleados por aprendientes angloparlantes de Español como lengua extranjera https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35800 <p>Este artigo apresenta um estudo contrastivo da interlíngua que compara o uso de recursos de coesão entre falantes de inglês aprendentes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) de diferentes níveis de proficiência e um grupo controle de falantes de espanhol, extraído do corpus em<br>espanhol CEDEL2 (Lozano, 2009). A análise focou‑se em duas macrofunções: expor e argumentar e foi realizada em inglês como língua materna, ELE e espanhol como língua materna, para comparar as produções entre si. Para cada grupo linguístico e nível de proficiência foi realizada a contagem de conectores definidos por um modelo Mizón e Oyanedel (1999) e calculada a frequência de uso e a relação percentual entre palavras por grupo linguístico e conectores utilizados. Isto permitiu‑nos&nbsp;observar que em ambas as línguas maternas o uso de marcadores discursivos é menor do que em&nbsp;ELE e que o desempenho nas línguas nativas mostra preferência por outros recursos para o controle da textualização: elipses pronominais e verbais, substituições lexicais, correferência anafórica ou um bom controle da pontuação, entre outros recursos.<br>observar que em ambas as línguas maternas o uso de marcadores discursivos é menor do que em</p> Gloria Toledo Vega, Francisco Quilodrán Peredo, Edson Pizarro Velásquez ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35800 Dom, 25 Fev 2024 00:00:00 +0000 Os riscos e as ações na pandemia de Covid‑19: uma análise contrastiva das notícias portuguesas e chinesas sob a análise dos frames https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35803 <p>Este artigo explora, sob uma perspetiva contrastiva, os <em>frames </em>de Risco e de Ação nas notícias portuguesas e chinesas sobre a pandemia Covid‑19. Para tal, procura‑se uma interface entre o <em>media Framing </em>e a Semântica de <em>Frames, </em>visando observar os <em>frames </em>a nível macro e micro representados nas notícias das maiores agências de Portugal e da China – a agência Lusa e a agência <em>Xinhua</em>. Foram construídos dois <em>corpora </em>com recurso ao <em>software AntConc </em>em que se congregam as notícias selecionadas das duas agências no período do isolamento da cidade de Wuhan (27 de janeiro – 8 de abril, 2020). Os resultados da pesquisa apontam para a permanência dos dois <em>frames </em>em ambas, bem como identificam os Riscos e Ações diferentes representadas pelas duas agências.</p> Si Chen ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35803 Dom, 25 Fev 2024 00:00:00 +0000 Creencias de los estudiantes portugueses de español sobre la pronunciación y su aprendizaje https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35806 <p>La pronunciación es imprescindible para el desarrollo de la competencia comunicativa del discente. Es indispensable que el docente de español como lengua extranjera conozca qué instrumentos son los más adecuados para su enseñanza. En este sentido cobra importancia tener conciencia de los factores que influyen en el aprendizaje de la pronunciación. Así, el objetivo de este trabajo es conocer las creencias del aprendiente portugués de español como lengua extranjera sobre la pronunciación y su aprendizaje en una universidad pública portuguesa. La muestra estuvo compuesta por 83 alumnos portugueses de ELE de niveles B1 y B2. La recogida de datos se realizó a través de la aplicación de un cuestionario cerrado adaptado del proyecto <em>Fonoele</em>. En general, los resultados mostraron que, a pesar de un cierto interés por el estudio de la fonética, su aprendizaje queda en un segundo plano y resulta repetitivo y poco interactivo. Las conclusiones obtenidas a partir del análisis de los datos demostraron que el objetivo de nuestro trabajo fue cumplido, permitiéndonos hacer un diagnóstico general sobre las creencias discentes. Esperamos que este trabajo sirva para crear actividades efectivas y desarrollar futuras investigaciones más extensas.</p> María Luisa Aznar Juan ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35806 Dom, 25 Fev 2024 00:00:00 +0000 Análise de atenuadores discursivos em artigos científicos da área médica – um estudo contrastivo alemão-português https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35809 <p>O recurso a atenuadores discursivos tem sido, nas últimas décadas, objeto de estudo em diversas línguas e em vários domínios de especialidade, dado que constitui parte integrante do discurso científico. No presente artigo ocupamo‑nos da análise contrastiva de atenuadores discursivos em artigos científicos do domínio da medicina, em alemão e em português. Com este estudo, pretende‑se contribuir para uma sistematização das categorias de atenuadores, que carecem ainda de reflexão neste par de línguas. Com base na categorização de <em>hedges </em>(atenuadores discursivos) criada por Salager‑Meyer (1994, 1995) para a língua inglesa no âmbito deste género textual, apresentamos um modelo, a partir do qual foram identificadas e extraídas as ocorrências de atenuadores discursivos nos corpora em análise. O estudo contrastivo foi realizado com recurso a corpora comparáveis de vinte artigos científicos pertencentes a cada uma das respetivas línguas. A análise dos corpora foi apoiada pela ferramenta de concordâncias AntConc versão 4.1.1 (Anthony, 2022), através da qual foram identificados os atenuadores mais representativos dos textos selecionados, de acordo com as categorias previamente estabelecidas: (1) <em>Hedges</em>, (2) <em>Aproximadores</em>, (3) <em>Expressões de dúvida </em>e (4) <em>Atenuadores em cadeia</em>. Para cada uma destas categorias, os marcadores discursivos foram contrastados nas duas línguas, de modo a tirar conclusões sobre o uso da atenuação nos artigos médicos. A categoria dos atenuadores em cadeia revelou‑se particularmente interessante para estudos futuros, dada a sua complexidade e difícil delimitação.</p> Katrin Herget, Teresa Alegre ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35809 Dom, 25 Fev 2024 00:00:00 +0000 Andrei Platônov (2021), Tchevengur https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35812 <p>Sem resumo disponível.</p> Adelto Gonçalves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35812 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Maria Estela Guedes, Conversas com Federico García Lorca https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35815 <p>Sem resumo disponível.</p> Adelto Gonçalves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35815 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Edmar Monteiro Filho (2012), O acorde insensível de Deus https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35824 <p>Sem resumo disponível.</p> Adelto Gonçalves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35824 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Silas Corrêa Leite (2021), A Coisa: muito além do coração selvagem da vida https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35827 <p>Sem resumo disponível.</p> Adelto Gonçalves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35827 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Adelto Gonçalves (2021), Bocage, o perfil perdido https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35830 <p>Sem resumo disponível.</p> Ademir Demarchi ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35830 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Whisner Fraga (2022), Usufruto de demônios https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35833 <p>Sem resumo disponível.</p> Adelto Gonçalves ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35833 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Réplica Itinerante, Ana M. M. Santos https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35836 <p>Sem resumo disponível.</p> Ana M. M. Santos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35836 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 O príncipe mais que perfeito | Contos de mal dizer: o cão, Isabel Cristina Pires https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35839 <p>Sem resumo disponível.</p> Isabel Cristina Pires ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35839 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 A rapariga que lia para os mortos, João de Mancelos https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35842 <p>Sem resumo disponível.</p> João de Mancelos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35842 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Amor | Destino | Vida | Solidão | Saudade | Tristeza | Fome, Luís Aguiar https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35845 <p>Sem resumo disponível.</p> Luís Aguiar ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35845 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Movimentos sufocados | Março esparso | Raízes traídas, Maria Fraterna https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35848 <p>Sem resumo disponível.</p> Maria Fraterna ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35848 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Brev(E)idade | Namib | Redesenhar o verso | As mãos de quem ama | Não sou afluente desse rio | Também morri no Cunene, Regina Correia https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35851 <p>Sem resumo disponível.</p> Regina Correia ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35851 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Provas académicas https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35857 <p>Sem resumo disponível.</p> RUA-L Revista da Universidade de Aveiro Letras ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35857 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Congressos, Colóquios e Ciclos de Conferências https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35860 <p>Sem resumo disponível.</p> RUA-L Revista da Universidade de Aveiro Letras ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35860 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000 Conferências, Aulas Abertas, Reuniões Científicas, Workshops, Simpósios, Seminários, Palestras, Jornadas, Exposições, Ações de formação, Apresentações de livros e Sessões de divulgação https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35863 <p>Sem resumo disponível.</p> RUA-L Revista da Universidade de Aveiro Letras ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/35863 Seg, 26 Fev 2024 00:00:00 +0000