https://proa.ua.pt/index.php/rtd/issue/feed Revista Turismo & Desenvolvimento 2024-05-30T09:28:44+01:00 Carlos Costa degei-rtd@ua.pt Open Journal Systems https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32014 Strategic Management in Tourism for Silk Road Cultural Heritage in Iran 2024-05-30T09:28:44+01:00 Neda Torabi Farsani neda.to@gmail.com Mohamad Taghi Toghraee m.toghrayee@aui.ac.ir <p>In recent decades, the Silk Road known as one of the world's most valuable international tourism destinations, which is a bridge between great civilizations in the East and West. This study focuses on the Silk Road in Iran as a case study and tries to identify tourism strategies for promoting Silk Road tourism in Iran. The data was gathered through an interview form. A qualitative method (content analysis) through MAXQDA software was used to analyse the data.</p> <p>The results illustrate that product development, conglomerate diversification, concentric diversification, joint venture, and market penetration are five strategies that can promote Silk Road tourism in Iran. Further investigation revealed seven operational solutions for product development and conglomerate diversification, divided into four categories. In addition, concentric diversification and joint venture strategies include ten and five operational solutions respectively. Lastly, the market penetration strategy is classified into six categories.</p> 2024-05-22T11:19:37+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32489 The Influence of the Quality of Institution on Tourism in the selected mediteranian countries of the European Union 2024-05-30T09:28:42+01:00 Sali Krasniqi koseskijordan@gmail.com Kushtrim Dreshaj jordan_kos@yahoo.com Fatmire Shala Dreshaj milkakosevska@yahoo.com <p>The present study aims to investigate the effect of the quality of institutions on tourism development in a panel of 9 Mediterranean countries from the European Union for the time period of 1996-2021. The development of tourism is measured by the number of arrivals in tourism. The control variables used, which also represent the determinants of tourism, are GDP growth rate, inflation, higher education, quality of the environment, and trade. Quality of institutions indexes is constructed based on indicators of government effectiveness, political stability, regulatory quality, rule of law, and voice and accountability. In order to estimate the impact of selected determinants in the development of tourism, we used the Generalized Method of Moments-GMM model. According to the obtained results, it can be concluded that there is a positive connection between the quality of institutions and tourism. The results of this research should provide insight into the most important determinants of management and institutions and explain more deeply their influence on events in the sphere of tourism. All of the above knowledge should be of interest to the management bodies in charge of creating national development strategies</p> 2024-05-22T11:25:32+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32038 Analyzing Hotel Attributes for Business Tourism in Portugal 2024-05-30T09:28:40+01:00 Ana Filipa Martins afilipanmartins.98@outlook.pt Luís M. Silva lmas@ua.pt Jorge Marques jorgem@upt.pt <p>O principal objetivo deste estudo consiste em identificar os principais atributos hoteleiros que são mais valorizados pelos turistas de negócios. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão da literatura, seguidamente os investigadores analisaram um conjunto de características dos hotéis inscritos no Registo Nacional do Turismo em Portugal para perceber como respondem às necessidades do turismo de negócios. Além disso, o estudo investigou as avaliações dos hóspedes desses hotéis usando as avaliações da Booking.com e a linguagem de programação Python. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas em variáveis relevantes, e a ferramenta QGIS foi usada para mapear a distribuição de hotéis de negócios no território. A análise revelou que um conjunto de atributos, como qualidade superior de serviço, disponibilidade de comodidades para viajantes de negócios (como espaços de trabalho, salas de reunião e conectividade) e oportunidades de lazer e recreio, são frequentemente associados a hotéis de negócios. Este trabalho de investigação contribui para auxiliar na gestão hoteleira e, mais concretamente, nos processos de tomada de decisões de investimento, fornecendo informações sobre os atributos mais valorizados nos hotéis de negócios e que poderão ajudar no posicionamento estratégico junto deste segmento de mercado.</p> 2024-05-22T11:30:14+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32616 Modelos de negócio da restauração 2024-05-30T09:28:39+01:00 Josefina Olívia Salvado josefina.o.salvado@gmail.com Elisabeth Kastenholz elisabethk@ua.pt <p>Partindo da tese de que a cultura e as tradições também se servem à mesa, este trabalho visa descobrir as estratégias de negócio utilizadas por 33 restaurantes da região do Porto para promover a gastronomia regional e a atratividade do destino turístico, usando para o efeito o quadro analítico do <em>Business Model Canvas</em>. &nbsp;Os resultados revelam ofertas gastronómicas autênticas baseadas nas heranças culinárias familiares, a utilização de recursos locais com benefícios para as comunidades, fortes relações com os clientes e a colaboração no sentido da sustentabilidade das marcas regionais. No sentido de robustecer o turismo gastronómico, os empresários sublinharam a necessidade de alargar o fortalecimento dos seus conhecimentos associados aos Patrimónios Alimentares via ações de formação e a implementação da certificação de autenticidade das suas cozinhas tradicionais.</p> 2024-05-22T14:12:46+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33181 Avaliação de Políticas Públicas de Turismo 2024-05-30T09:28:37+01:00 Maria Sâmia de Oliveira samiaoliver83@gmail.com Jakson Renner Rodrigues Soares jakson.soares@udc.es Xosé M. Santos Solla xosemanuel.santos@usc.es <p>Apesar da importância do papel da avaliação das políticas públicas de turismo como instrumento de relação do Estado com a sociedade como forma de melhorar as ações públicas, visando o bem-estar nas comunidades em que esta atividade se desenvolve, os estudos com resultados práticos que podem servir como modelos para outras regiões, respeitando as idiossincrasias territoriais, ainda são limitados. Este artigo tem como o objetivo de mapear as contribuições da literatura internacional sobre as concepções e realização da avaliação de políticas públicas de turismo nos últimos 20 anos, com ênfase nos aportes mais recentes. A investigação apresenta base teórica assentada em revisão bibliométrica utilizando o software <em>bibliometrix </em>com dados coletados das bases <em>Web of Science</em> e <em>Scopus</em>.&nbsp; A utilização dessa metodologia permitiu evidenciar os principais estudos e estruturas conceituais, assim como perceber como o tema tem se desenvolvido de 2003 a 2023. A partir dos resultados apresentados, viu-se como os estudos relacionados à temática sugerem uma tendencia futura de abordar de forma intrínseca e integrada questões como sustentabilidade, participação social e governança como pilares para o desenvolvimento do turismo.</p> 2024-05-22T14:13:50+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33214 Analyzing the Effect of Web Service Quality on Customer Satisfaction and Revisit Intention for Online Travel Agencies (OTAs) in Delhi and NCR of India 2024-05-30T09:28:36+01:00 Animesh Kumar Sharma mr.animesh@gmail.com Rahul Sharma rahul.12234@lpu.co.in <p>This research paper aims to identify the effect of OTA’s (online travel agencies) web services quality on customer satisfaction and revisit intention. The present study tries to inspect the structural association between OTA’s web service quality, and customer satisfaction and revisit intentions based on separate constructs. Web service quality was considered as an independent variable whereas customer satisfaction and revisit intention were taken as dependent variables. Using the Structural Equation Model (SEM), the present study identified that web service quality significantly impacted customer satisfaction and their revisit intentions. Based on the findings, it has been observed that efficient web service quality leads to an increase in customer satisfaction with online travel agencies and travelers also intend to revisit the platform. The present study offers a theoretical foundation and provides recommendations for improving the web service quality of online travel agency platforms. This research paper contributes to the existing literature by specifically focusing on the web service quality of online travel agencies (OTAs). While customer satisfaction and revisit intentions have been studied in the context of various industries, this study delves into the unique aspects of web service quality in the highly competitive and rapidly evolving OTA industry</p> 2024-05-22T14:22:14+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33046 Tabernas na região da Serra da Estrela: uma oportunidade para o turismo gastronómico e para o turismo rural? 2024-05-30T09:28:34+01:00 Óscar Cabral oscardcabral@gmail.com Joel Correira joelcorreia@cm-gouveia.pt Elsa Ramos elsaramos@ipg.pt Raquel Moreira raquel.moreira@eshte.pt <p>O consumo de alimentos e bebidas fora do domicílio, bem como as práticas de comensalidade, ocorreram em Portugal, durante um período da história, nas tabernas. Num modelo originário na antiga Mesopotâmia, estes estabelecimentos eram principalmente dedicados ao consumo de vinho e petiscos. Como locais de exercício da masculinidade, as tabernas eram instituições relevantes para a socialização no curso da vida diária. Nos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia (Portugal), além das bebidas alcoólicas e alimentos preparados, influenciados pelos hábitos alimentares locais, as tabernas constituíam-se também como importantes centros de coesão social, territorial e de desenvolvimento. Como antecessoras das "tascas" portuguesas, encontram-se atualmente em processo de recuperação. O principal objetivo deste estudo foi identificar as principais características das tabernas nos municípios mencionados, principalmente durante o século 20. Este trabalho foi baseado numa metodologia qualitativa, que incluiu análise bibliográfica e um questionário para identificar as características das tabernas e a sua penetração territorial. Os resultados revelam que, pelo menos, 157 tabernas se encontravam abertas nos três municípios durante o século 20, oferecendo, para além de vinho e petiscos, serviços adicionais como a venda de mercearias e o acesso a meios de informação.</p> 2024-05-22T14:31:57+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32766 A Imagem das Cidades Criativas em Gastronomia 2024-05-30T09:28:33+01:00 Pablo Henrique de Oliveira Moreira pablohom@id.uff.br Joice Lavandoski joice.lavandoski@unirio.br Carla Conceição Lana Fraga carlota.fraga@ufjf.br <p class="ENJIE-palavras-chave"><span lang="PT">Este estudo trata da imagem das Cidades Criativas em Gastronomia da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). A questão de pesquisa é: Como a relação entre imagem, gastronomia e turismo criativo vem sendo tratada em pesquisas científicas? O objetivo geral é apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre a relação entre cidades criativas e imagens de destinos turísticos, a partir da gastronomia, nos contextos nacional e internacional. A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem multimétodos e utilizou-se dos softwares Mendeley, Excel, Power BI e Iramuteq. A RSL proposta analisa a produção científica em forma de artigos científicos nas principais bases de dados (nacional e internacional) sobre a temática. A amostra contemplou 66 artigos científicos. Constatou-se que é inegável a relevância da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (RCCU) para a discussão central sobre a imagem das cidades criativas em gastronomia e o desenvolvimento de destinos turísticos. A pesquisa apresenta-se como um esteio relevante para que a RCCU consolide seus objetivos, atendendo um ponto sensível em comum entre a divulgação da gastronomia e a imagem de destinos turísticos, qual seja: a sustentabilidade.</span></p> 2024-05-22T14:44:03+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33493 Sport tourism spectators’ environmental sustainability intentions in an international surfing event 2024-05-30T09:28:31+01:00 Rute Martins rimartins@ualg.pt Elsa Pereira elsapereira@sapo.pt António Rosado arosado@fmh.ulisboa.pt João Marôco jpmaroco@ispa.pt Brian Mccullough brian.mccullough@tamu.edu Margarida Mascarenhas margaridab@fmh.ulisboa.pt <p>The assessment of environmental strategies and practices is an essential factor in in sport tourism events environmental sustainability. Thus, this investigation aimed to study spectators’ environmental intentions in an international surfing event using the sport sustainability campaign evaluation model (SSCEM).</p> <p>A questionnaire was applied to 343 spectators of the World Championship Tour at Peniche, Portugal. The data were analysed with the Structural Equation Modelling Analysis.</p> <p>The results confirmed the influence of points of attachment and internal constraints on spectators’ attitudes towards environmental campaign. However, attitudes towards environmental campaign did not influence spectators’ sustainability intentions. Only, external constraints and past behaviours were associated to spectators’ sustainable intentions. This research added valuable knowledge on the factors influencing the sport consumers’ environmental intentions providing knowledge to sport managers to better plan future campaigns regarding the target audience. Furthermore, this investigation confirmed the SSCEM's ability to analyse the consequences of the environmental campaigns developed by the sport tourism events.</p> 2024-05-22T14:51:37+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32017 Using case studies to analyze the impact of deglobalization on regional tourism 2024-05-30T09:28:30+01:00 Tianyi Li tianyi0714@gmail.com Zoltán Bujdosó bujdoso.zoltan@uni-mate.hu <p>Deglobalization is a trend of thought that seeks to reduce or reverse economic, political, and cultural integration among nations. The tourism industry depends on international cooperation, and regional tourism development is essential for economic growth in developing countries. Success depends on several external factors, including deglobalization, regional policies, international policies, and economic conditions. This paper aims to examine the effects of three representative deglobalization events (Brexit, Zero- policy, Russo-Ukrainian War) on the regional tourism industry. Through the analysis of these events, we seek to understand how deglobalization has influenced the development and dynamics of regional tourism, and shed light on the challenges and opportunities that this trend presents to the tourism sector. Through a comparison of statistical data before and after extreme events, this study aims to observe the impact of the anti-globalization trend on the development of regional tourism, and provide a comprehensive analysis of the underlying factors influencing these changes. In conclusion, the sustainability and growth of the tourism industry are influenced by international and regional policies in the short term, while long-term success depends on the interplay between tourist demand, market trends, and local resources, requiring ongoing analysis and strategic planning to balance economic goals with the preservation of ecological, cultural, and social integrity.</p> 2024-05-22T17:34:33+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33391 Evolução na continuidade: birdwatching como fator de valorização da natureza na Madeira 2024-05-30T09:28:27+01:00 António Almeida antonioa@staff.uma.pt Luiz Pinto Machado luizpintomachado@staff.uma.pt Piotr Majdak piotr.majdak@awf.edu.pl <p>Diversos destinos dependentes do fator natureza enfrentam uma série de desafios relacionados com o impacto das alterações climáticas, nomeadamente perdas de habitat natural, fator que tem potenciado o desenvolvimento do denominado “last chance tourism”. Noutros casos impera a tradição, e a aposta em atividades e experiência previsíveis, sustentadas numa forte procura e em décadas de história, a expensas do desenvolvimento de novas experiências e da valorização de recursos alternativos. Apesar do número elevado de espécies endémicas, e da afetação de 70% do território ao Parque Natural da Madeira (PNM), predominam na Madeira as atividades clássicas como as caminhadas nas levadas. Este estudo pretende identificar o potencial do birdwatching, em termos numéricos e das motivações subjacentes, como ponto de partida para uma redefinição da imagem do PNM, assente na tradição, mas capaz coreografar experiências complexas e atrativas para um público mais exigente. Os resultados do estudo demonstram que o birdwatching constitui um fator de atração residual, em contraste com o interesse que a atividade suscita nos inquiridos, noutras latitudes. A dimensão da experiência mais associada ao birdwatching exalta a dimensão de bem-estar e espiritualidade, e de exploração da natureza numa lógica de relaxamento e escape, elementos constituintes da imagem de marca global do destino, pelo que que se impõe uma reconfiguração e não reconstrução da imagem do destino. Os resultados sugerem ainda que a prática impacta positivamente o grau de satisfação com a estada, do que resulta a prescrição de uma série de recomendações e implicações para o desenvolvimento do setor.</p> 2024-05-25T14:54:14+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/33178 How Pandemics and Disease Outbreaks Impact the Tourism Industry: an industry perspective on challenges and opportunities 2024-05-30T09:28:28+01:00 Sofia Borda de Água Almeida salmeida@universidadeeuropeia.pt Inês Carvalho ines.carvalho@universidadeeuropeia.pt Ana Ramires Santos Anaramires.ps@gmail.com Susana Mesquita smvm@ua.pt Cláudia Seabra cseabra@uc.pt <p>A pandemia de 2020 foi um desastre para a humanidade, mas foi também uma fonte de oportunidades e desafios para a sociedade. Existe muita investigação feita sobre os impactos das pandemias e os surtos de doenças que afetam o turismo, especialmente na perspetiva do consumidor, mas menos atenção foi dada às perspetivas dos atores do turismo, especialmente os desafios e oportunidades trazidos pela pandemia. Esta pesquisa usou um painel de especialistas, aos quais foi aplicado um questionário. No que diz respeito aos impactos, os económicos foram os mais impactantes durante a COVID-19, em especial o desemprego. A falta de liquidez foi apontada como um dos maiores impactos financeiros. Quanto à operação e aos impactos tecnológicos, a maioria apontou uma “corrida pela tecnologia”. Em relação às oportunidades, os participantes destacaram o surgimento de novas formas de organização e de gestão de equipes.</p> 2024-05-25T14:52:40+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32084 The Impact of COVID-19 on international tourism in Mexico 2024-05-30T09:28:25+01:00 Joana Cecilia Chapa Cantú joana.chapacn@uanl.edu.mx Edgardo Arturo Ayala Gaytán edgardo@tec.mx Arturo Vazquez Acevedo avazquezad@uanl.edu.mx <p>A COVID-19 obrigou à implementação de confinamentos prolongados para limitar o contacto humano, e as consequências foram devastadoras para a indústria do turismo. Este estudo estima os efeitos directos e indirectos da COVID-19 no turismo no México através da construção de três contrafactuais de turistas internacionais e das suas despesas médias, utilizando modelos de séries temporais e as expectativas pré-pandémicas dos analistas económicos. Foram utilizados modelos econométricos univariados e auto-regressivos de desfasamento distribuído para estimar o impacto directo da COVID-19 no sector, e foram utilizados multiplicadores de input-output para avaliar os efeitos indirectos e totais do choque na economia. As estimativas indicam que o impacto da COVID-19, de Março a Dezembro de 2020, causou uma perda de aproximadamente 15 mil milhões de dólares nas receitas do turismo internacional, indicando um declínio de 15% no produto interno bruto (PIB) do turismo e a perda de um quinto da força de trabalho do turismo. Em 2020, o turismo internacional poderia ter contribuído, por si só, com um oitavo do colapso da economia mexicana.</p> 2024-05-27T10:51:40+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/34840 Cultural Sites Distribution based on Heritages Status as a Tourism Destination in Indonesia and Japan 2024-05-30T09:28:23+01:00 Seno Budhi Ajar senobudhiajar@gmail.com <p>Japan and Indonesia have culture as a tourism sector because both countries have old cultural civilizations. Japanese and Indonesian culture has existed since before the common era. It makes Japan and Indonesia have a lot of cultural heritage especially architecture because not only trade but also the spread of religion on the maritime silk route. The research of cultural heritage in the realm of geography is always related to the spatial distribution of heritage, but they have specific indicators that are different from others. The research purposes are to identify the distribution structure of heritage sites at the inter-city level (province or prefecture) and compare between 2 inter-city regions in Indonesia and Japan and their relation to the tourism destination. The objects of this research are heritage and Historic objects in Yogyakarta Province and Nara Prefecture. Research Methodology used Analytical Methods. The results of this study indicate that status granting in Indonesia based on the determination of the world heritage level, national, Province, and regency makes Indonesia evenly distributed compared to the granting of Nara status based on designation, selection and registration because the designation process in Indonesia can be done at the local level so that local governments try to conduct an inventory of cultural heritage sites. In contrast, the granting of heritage site status in Japan is concentrated on the central government which makes the distribution more concentrated in one region.</p> 2024-05-27T10:53:52+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/32453 Economia Circular no setor do Turismo: Ponto de situação na Gran Canaria e na Madeira 2024-05-30T09:28:15+01:00 António Almeida antonioa@staff.uma.pt Luiz Pinto Machado luizpintomachado@staff.uma.pt Cármen Florido carmen.florido@ulpgc.es Marta Jacob marta.jacob@uib.es Carlos Rodriguez carlos.robaina@ulpgc.es <p>Este estudo visa determinar a taxa de adoção de medidas na área da economia circular. Embora a questão das alterações climáticas e da necessidade imperiosa de transformar o paradigma da sustentabilidade ambiental num conjunto de intervenções através da aplicação dos princípios da economia circular esteja na ordem do dia, a evidencia mostra que a temática é entendida como complexa e de difícil operacionalização, não surpreendendo a baixa taxa sobretudo no setor do turismo. Os resultados apresentados neste estudo resultam de processo de recolha de dados que englobou um total de 90 questionários, com o tratamento de dados baseado numa análise estatística multivariada e numa regressão LASSO-Poisson. Os resultados deste estudo evidenciam que o volume de adoções depende sobretudo das atitudes dos diretores hoteleiros, expresso no seu grau de comprometimento com a agenda da “Economia Circular”. Os resultados indicam também um efeito de alastramento do processo de adoção, dado que entre principais variáveis explicativas do número de adoções pontua o número de adoções noutras subáreas. As variáveis de índole contextual como o perfil dos diretores e as características das unidades hoteleiras surgem como relativamente irrelevantes. Detetam-se ainda diferenças substanciais entre a Gran canaria e a Madeira, em linha com os diferentes tipos de produtos prevalecentes nos territórios em questão.</p> 2024-05-28T16:00:10+01:00 ##submission.copyrightStatement##