Marketing Pessoal e Storytelling nas aulas de Inglês Aplicado ao Turismo: relatos da sala de aula

  • Ana Balula
  • Sandra Vasconcelos
Palavras-chave: Personal branding, Storytelling, Educação em turismo, Estratégias de ensino/aprendizagem, Inglês para Fins Específicos

Resumo

Atualmente, a mediação digital que permeia o quotidiano torna indispensável a gestão eficaz da nossa presença online, designadamente através da afirmação de uma marca pessoal, projetada em diferentes plataformas. Esta marca, enquanto expressão diferenciadora, constitui um factor determinante nos processos de recrutamento e procura de emprego, cada vez mais baseados em plataformas digitais e na análise de perfis online. Tratando-se de um sector de atividade altamente competitivo, em que os trabalhadores são essenciais para a gestão e projeção da imagem das organizações, no turismo, esta realidade é particularmente importante, esperando-se, cada vez mais, que estes profissionais sejam bons comunicadores, capazes interagir de forma eficaz, não só na esfera organizacional, mas também pessoal.

Partindo destes pressupostos, neste artigo descreve-se uma estratégia de ensino/aprendizagem, implementada na disciplina de Inglês Aplicado ao Turismo, que visa desenvolver as competências comunicativas dos alunos, apoiando-os na criação de uma marca pessoal. Baseada no conceito de personal branding, na utilização de narrativas digitais e em práticas de recrutamento atuais, esta estratégia pressupõe a criação de personal pitches e a dinamização de oficinas de formação e sessões de avaliação, constituindo um exemplo de inovação e interdisciplinaridade no âmbito da educação em turismo.

Publicado
2020-11-20
Como Citar
Balula, A., & Vasconcelos, S. (2020). Marketing Pessoal e Storytelling nas aulas de Inglês Aplicado ao Turismo: relatos da sala de aula. Revista Turismo & Desenvolvimento, (34), 129-138. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22423
Secção
Artigos