Lealdade dos hóspedes nacionais: um estudo aplicado à Hotelaria do Douro

  • Daniela Tomaz Magalhães
  • Cláudia Mirando Veloso
  • Bruno Barbosa Sousa
Palavras-chave: Lealdade do cliente, SERVPERF, Responsabilidade Social, Hotelaria, Douro

Resumo

Fidelizar clientes, não é uma tarefa fácil, dado que os clientes estão, cada vez mais, informados e exigentes. Assim, é necessário conhecer os determinantes da lealdade do hóspede, de modo a que os hotéis possam implementar eficazmente as suas estratégias empresariais.

Este trabalho tem como objetivo avaliar o grau de satisfação dos hóspedes Portugueses da Hotelaria do Douro e ainda analisar os determinantes da sua lealdade. Para tal foi proposto um modelo de investigação para examinar como a qualidade de serviço percebida e a responsabilidade social empresarial (RSE) afetam a satisfação e a lealdade do hóspede, e também como interagem com a imagem corporativa, o valor percebido e o preço. A análise de dados foi efetuada com recurso ao modelo de equações estruturais.

Os resultados revelam que a qualidade de serviço e a RSE têm um efeito positivo na satisfação e na lealdade do hóspede nacional. Estas duas variáveis são ainda antecedentes das variáveis: valor percebido, imagem corporativa e preço. As descobertas desta investigação fornecem informações úteis sobre como os hotéis devem estabelecer uma política de RSE que fomente a qualidade de serviço, a imagem corporativa e a satisfação do cliente, e consequentemente oriente à fidelização do hóspede e à competitividade e sustentabilidade da Hotelaria do Douro.

Publicado
2020-11-19
Como Citar
Magalhães, D., Veloso, C., & Sousa, B. (2020). Lealdade dos hóspedes nacionais: um estudo aplicado à Hotelaria do Douro. Revista Turismo & Desenvolvimento, (34), 191-207. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22363
Secção
Artigos