Os Eventos Culturais como promotores do desenvolvimento local: O Caso da Festa do Vinho Madeira

  • Silvana Serrão
  • Rui Costa
Palavras-chave: Turismo, Eventos culturais, Desenvolvimento Local, Produtos locais, Stakeholders

Resumo

Os eventos têm vindo a afirmar-se como parte integrante das estratégias económicas e culturais das regiões, fazendo destes uma aposta na diferenciação e no desenvolvimento dos destinos. O turismo na Ilha da Madeira assume-se como um pilar essencial para a economia da região. O Vinho Madeira foi durante muito tempo um dos principais motores da economia regional, proporcionando emprego a muitos viticultores e produtores. Propõe-se, neste artigo, analisar o potencial dos eventos culturais para o desenvolvimento local e perceber se a realização destes eventos contribui para a valorização dos produtos locais, tendo como caso de estudo a Festa do Vinho Madeira. Esta investigação teve por base uma metodologia qualitativa, com aplicação de vinte entrevistas às entidades públicas e privadas além de associações locais com papel determinante no desenvolvimento do turismo e na realização de eventos culturais. Os resultados desta investigação demonstram que a Festa do Vinho Madeira constitui uma ferramenta eficaz para a promoção e valorização dos produtos locais. A realização deste evento impulsiona não só a economia local, mas também o desenvolvimento do turismo no destino, pelo que é possível afirmar que os eventos culturais são promotores do desenvolvimento local.

Publicado
2020-11-19
Como Citar
Serrão, S., & Costa, R. (2020). Os Eventos Culturais como promotores do desenvolvimento local: O Caso da Festa do Vinho Madeira. Revista Turismo & Desenvolvimento, (34), 149-164. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22357
Secção
Artigos