The Image of Hostel Accommodation From the Tourist’s Perspective - An Analysis of Online Booking Platforms
Resumo
O presente estudo visa analisar a imagem criada na mente dos turistas, durante os momentos que antecedem a viagem, na escolha do alojamento local, tendo como fonte de informação os comentários alocados nas plataformas de reserva online de alojamentos turísticos. Para a concretização da investigação foram recolhidos e tratados um total de 2210 comentários, retirados das plataformas Booking.com, Hostelworld e TripAdvisor. Para proceder à análise do conteúdo, recorreu-se ao modelo de Echtner e Ritchie (1991, 1993), que analisa a imagem de um destino quanto às seguintes dimensões: atributos holísticos e individuais, características funcionais e psicológicas e o caráter comum ou único das características do destino. Neste sentido, verificou-se que os hóspedes dos alojamentos locais tendem a percecionar uma imagem que tem por base os atributos relacionados com as comodidades, as refeições e bebidas, a localização, a limpeza ou com os funcionários. O estudo utiliza dados reais, recolhidos a partir de revisões feitas online após a estadia dos turistas nos alojamentos turísticos. O estudo tem uma relevância prática, permitindo retirar ilações pertinentes que podem ser aplicadas na gestão dos alojamentos.