The Image of Hostel Accommodation From the Tourist’s Perspective - An Analysis of Online Booking Platforms

  • Duarte Carreiro
  • Arminda Paço
  • Helena Alves
Palavras-chave: Alojamentos turísticos, imagem, hostel, revisões online, reserva online de alojamentos

Resumo

O presente estudo visa analisar a imagem criada na mente dos turistas, durante os momentos que antecedem a viagem, na escolha do alojamento local, tendo como fonte de informação os comentários alocados nas plataformas de reserva online de alojamentos turísticos. Para a concretização da investigação foram recolhidos e tratados um total de 2210 comentários, retirados das plataformas Booking.com, Hostelworld e TripAdvisor. Para proceder à análise do conteúdo, recorreu-se ao modelo de Echtner e Ritchie (1991, 1993), que analisa a imagem de um destino quanto às seguintes dimensões: atributos holísticos e individuais, características funcionais e psicológicas e o caráter comum ou único das características do destino. Neste sentido, verificou-se que os hóspedes dos alojamentos locais tendem a percecionar uma imagem que tem por base os atributos relacionados com as comodidades, as refeições e bebidas, a localização, a limpeza ou com os funcionários. O estudo utiliza dados reais, recolhidos a partir de revisões feitas online após a estadia dos turistas nos alojamentos turísticos. O estudo tem uma relevância prática, permitindo retirar ilações pertinentes que podem ser aplicadas na gestão dos alojamentos.

Publicado
2020-11-19
Como Citar
Carreiro, D., Paço, A., & Alves, H. (2020). The Image of Hostel Accommodation From the Tourist’s Perspective - An Analysis of Online Booking Platforms. Revista Turismo & Desenvolvimento, (34), 39-51. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i34.22333
Secção
Artigos