Volume rendering based on oblique projections

  • Hubert W. J. Borst Pauwels DETI, Universidade de Aveiro
  • Óscar Mealha DETI, Universidade de Aveiro
  • Beatriz Sousa Santos DETI, Universidade de Aveiro
  • José M. R. Nunes DETI, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Voxels, Projecções oblíquas

Resumo

Este artigo introduz um método novo para visualizar dados representados por voxels utilizando projecções oblíquas. Em vez da abordagem tradicional em que os objectos são rodados e depois  rtogonalmente projectados, investigamos a possibilidade de usar projecções oblíquas para visualizar um objecto de vários pontos do espaço com ganhos significativos em velocidade de cálculo. Provamos que projecções oblíquas conduzem a uma superfície igual à que é gerada quando o objecto 6 rodado no espaço 3-D em torno dos eixos Z- e X- seguido de projecção ortogonal. Quando desejado a distorção da superfície pode ser retirada com uma transformação geométrica sobre a imagem final. Indicamos como determinamos e exploramos projecções oblíquas específicas com a propriedade de projectar os vertices dos voxels exclusivamente em coordenadas discretas de forma a obter uma representação precisa da superfície.

Publicado
1995-01-01
Secção
Artigos