Avaliação da experiência de teleformação do projecto ESTIA

  • Liliana Sousa Departamento de Ciências de Educação da Universidade de Aveiro
  • Margarida Cerqueira Departamento de Ciências de Educação da Universidade de Aveiro
Palavras-chave: ESTIA, Teleformação, Pessoas com deficiência, Necessidades especiais

Resumo

O artigo pretende apresentar o processo e os resultados da avaliação da experiência de teleformação desenvolvida no âmbito do projecto ESTIA. Este projecto pretendia proporcionar a sujeitos com paralisia cerebral o acesso às novas tecnologias da informação e, desta forma, dinamizar a sua participação activa na sociedade. O processo de avaliação pretendeu favorecer a análise crítica e reorientação do processo, assim como, identifica refeitos não previstos. Realizou-se, essencialmente, através de entrevistas, análise documental, registo de incidentes críticos e notas de campo. Acompanhou toda a experiência de teleformação, permitindo analisar como a formação evoluía e se ajustava às necessidades. Como resultados principais destaca-se que a teleformação só por si é limitativa, pelo que convém organizar um regime misto, em que a teleformação conviva com o regime presencial.

Publicado
2000-01-01
Secção
Artigos