Simulação de um sistema de controlo de tiro de um carro de combate utilizando o kernel de tempo real S.Ha.R.K.

  • André Carvalho
  • Paulo Felício
Palavras-chave: Sistemas de tempo-real, Simulador, Carro de combate

Resumo

Este artigo descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de opção de Sistemas de Tempo-Real, com o objectivo de criar um simulador, num ambiente multitarefa com garantias temporais, de um sistema de controlo de tiro de um carro de combate, ou seja, todo o sistema necessário para que um carro de combate realize a aquisição, seguimento e eventual destruição de um alvo que esteja dentro da sua área de “visão”. Inicialmente descreve-se de forma sumária o sistema real a simular, procurando extrair os módulos que o compõem. No seguimento da referida análise é efectuada a transposição para o motor de simulação, terminando com uma breve alusão à mecânica de utilização do executivo de tempo-real SHaRK (Soft and Hard Real-time Kernel).

Publicado
2004-01-01
Secção
Secção especial