Aplicação de HelpDesk baseada em PDAs, para apoio à manutenção do Parque Informático da Universidade de Aveiro

  • André Augusto
  • Miguel Fernandes
  • António Vieira
  • Pedro Prata
  • Beatriz Santos
  • André Zuquete
  • José Vieira
Palavras-chave: Aplicação de HelpDesk, Personal Digital Assistant

Resumo

Neste artigo é descrito o desenvolvimento de uma aplicação, baseada em Personal Digital Assistant (PDA) para apoiar os técnicos do Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro (CICUA) na manutenção do parque informático da Universidade. A aplicação desenvolvida permite aos técnicos receberem um Pedido de Assistência Técnica (PAT) em qualquer local do Campus Universitário, que esteja abrangido pela rede Wireless. Os técnicos podem assim registar as suas intervenções de forma autónoma num dispositivo móvel do tipo PDA, a correr o sistema de operação PalmOS. Após uma intervenção, os técnicos podem relatar todo o trabalho efectuado em relação ao PAT sem necessidade de regressarem ao CICUA apenas para efectuar o registo, melhorando assim a utilização do seu tempo. Toda a informação inserida no PDA é sincronizada remotamente via Wireless com a base de dados central localizada no CICUA.

Publicado
2005-01-01
Secção
Artigos