Portal de apoio aos Técnicos do Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro

  • José Henriques
  • José Vieira
  • Beatriz Sousa Santos
  • António Vieira
Palavras-chave: Portal Web, Assistência técnica, Helpdesk

Resumo

Neste artigo descreve-se um portal Web para apoio aos técnicos do Centro de Informática e Comunicações da Universidade de Aveiro (CICUA) na manutenção do parque informático do Campus Universitário. O portal permite aos técnicos acederem à informação necessária para a manutenção a partir de um desktop, portátil ou um Personal Digital Assistant (PDA), bastando ter acesso à rede wireless da Universidade. Através do portal, o técnico acede à base de dados do CICUA e efectua e regista os pedidos de assistência técnica e intervenções, sem ser necessário estar fisicamente no Centro de Informática e Comunicações. Na apresentação do pedido de assistência técnica, o técnico pode visualizar a planta do edifício em questão, podendo assim obter a localização de vários pontos de interesse, tais como, tomadas de rede, pontos de acesso wireless, bastidores e salas. A opção de desenvolver um portal Web em vez de uma aplicação própria para PDA ou computador, prende-se por um lado com o facto de o CICUA já possuir uma aplicação para a gestão dos pedidos de assistência técnica e intervenções, e por outro lado, sendo um portal significa que não é necessário ter que instalar o software em cada dispositivo que se adquira.

Publicado
2007-01-01
Secção
Artigos