Treatment priorities among older people if faced with serious illness: improving the quality of life or extending life?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34624/jshd.v2i1.8

Palavras-chave:

idoso, expectativa de vida, qualidade de vida, cuidados paliativos, saúde pública, Brasil

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar as prioridades de cuidados em fim de vida de pessoas idosas e identificar os fatores associados com as prioridades.

Métodos: Participaram do estudo 400 pessoas, com idade 60 anos ou mais, residentes na cidade de Belo Horizonte, Brasil. Foi perguntado aos participantes qual a prioridade de tratamento numa situação de doença grave com tempo de vida limitado. Os dados foram analisados por meio de regressão logística multinominal para identificar os fatores associados.

Resultados: A maioria dos participantes (65.3%) escolheu a opção “melhorar a qualidade de vida do tempo que lhe restasse”. Apenas 4% responderam que “prolongar a vida” é mais importante, enquanto a opção “ambos são igualmente importantes” (prolongar e melhorar) foi escolhida por 30.8% dos participantes. Os participantes do grupo etário 60-69 anos foram mais propensos a escolher a opção “ambos são igualmente importantes” do que somente “prolongar a vida” (AOR=0.18, 95% CI:0.05-0.72; ref: 80+ anos). O grupo dos solteiros + viúvos são mais propensos a priorizar a opção “ambos igualmente importante” do que priorizar somente a opção prolongar a vida (AOR=0.28, 95% CI:0.09-0.89; ref: casados/união estável + divorciados/separados) e somente “melhorar a qualidade de vida” (AOR=0.62, 95% CI:0.40-0.95; ref: casados/união estável + divorciados/separados).

Conclusão: Os resultados mostraram que tratamentos que melhoram a qualidade de vida foi a prioridade de tratamento mais importante. Foram encontrados dois fatores que influenciaram as prioridades (grupo etário e estado civil). Para atender às prioridades de tratamentos das pessoas no fim da vida é preciso formular políticas para desenvolver serviços de cuidados paliativos, treinar profissionais de saúde e educar os pacientes.

Referências

Downloads

Publicado

31.01.2020

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Treatment priorities among older people if faced with serious illness: improving the quality of life or extending life?. (2020). Journal of Statistics on Health Decision, 2(1), In press. https://doi.org/10.34624/jshd.v2i1.8

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)