Gender and leisure: A bibliographical review on the uses and representations of dissident bodies in scientific publications

Authors

Keywords:

Leisure; dissident bodies; non-binary, LGBTQIAPN ; productions scientific

Abstract

Os estereótipos de gênero e sexualidade podem influenciar as percepções e expectativas das pessoas em relação aos corpos e comportamentos de gêneros dissidentes, inclusive nos usos e representações destes nos espaços de lazer. Partindo do entendimento do lazer como um direito de todes, questiona-se de que forma esses corpos estereotipados são representados e discutidos nos estudos de lazer. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é investigar o panorama das pesquisas de lazer que abordem/discutam a dissidência de gêneros, sobretudo não-binares, quanto a representação de seus corpos e usos dos espaços de lazer. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, com perspectiva multimetodológica, aliando a análise bibliográfica a partir da produção dos principais periódicos internacionais do lazer (classificação A) e a revisão narrativa dos resultados, com análise inspirada pelo paradigma da complexidade. Desvela-se que a inexpressiva produção sobre as temáticas demonstra uma escassez das discussões de corpos apara além da perspectiva do binarismo. Concomitantemente indica a relevância e possibilidades para a produção científica de um campo complexo e com expressivo ineditismo sobretudo pelas lentes dos estudos queers.

Author Biographies

  • Adriano Carlos Nunes Fernandes, Sr, University of São Paulo

    Pesquisador nas áreas de Turismo, com especial interesse em Políticas de Turismo LGBTQIAP+, idosos LGBTQIAP+, História Oral. Doutorando em Turismo na Universidade de São Paulo - USP; Especialista em Gestão de Relacionamento com o Cliente; Graduado em Jornalismo e Gestão Operacional Hoteleira. Tenho Experiência em gestão de equipes, criação de planos estratégicos de vendas, prospecção e fidelização de clientes, desenvolvimento de ações para ampliação de participação no mercado, negociações para alcançar melhores prazos, condições de pagamento e qualidade do produto e/ou serviço; desenvolvimento de parcerias estratégicas. Na inciativa privada atuei em Indústrias de Varejo; Hotelaria, Agências de Viagens & Turismo.e atualmente em uma Autarquia Estadual, sempre nas áreas de Relacionamento com o consumidor. Atualmente Instrutor de Treinamento da Qualidade de Atendimento ao público da Escola do Governo do Estado de São Paulo.

  • Edmur Stoppa, Dr, University of São Paulo

    Graduated in Physical Education from the University of Santo Amaro (1986), Master (1998) and Doctor (2005) in Physical Education, from the State University of Campinas, in the area of ​​Leisure Studies. He is currently a professor at the School of Arts, Sciences and Humanities (EACH), at the University of São Paulo, teaching undergraduate courses in Leisure and Tourism. and Postgraduate Program in Tourism (PPTUR/EACH-USP), Master's and Doctorate level. He is a participating researcher at the Research Laboratory on Professional Training and Performance in Leisure (ORICOLÉ/EEFFTO-UFMG) and co-leader of the Interdisciplinary Group for Leisure Studies (GIEL/USP). He has experience in the area of ​​Physical Education and Tourism, with an emphasis on Leisure Studies, working mainly on the following topics: leisure, education, professional training, professional performance, public and private policies, sociocultural animation and the job market

  • Ricardo Ricci Uvinha, Dr, University of São Paulo

    Professor Titular da Universidade de São Paulo e Diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP (2022-2026). Orientador permanente do Mestrado e Doutorado Acadêmico nos Programas de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) e de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPGCAF) da USP. Membro eleito para a Câmara de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo (CAI/USP), na área de Artes, Humanidades e Ciências Sociais, e para a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP/USP). Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física (1990), com Mestrado pela FEF/UNICAMP (1997), Doutorado pela ECA/USP (2003), Pós-Doutorado pela Griffith University-Australia (2004) e Livre-docência pela EACH/USP (2008). Com experiência de mais de 30 anos de docência no ensino superior, atuou como Diretor Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer ANPEL (Gestão 2014-2016) e Diretor Vice-Presidente da World Leisure Organization/United Nations WLO (Gestão 2007-2016). Atualmente é líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (GIEL/USP/CNPq), coordenador do World Leisure Center of Excellence (WLCE/Brazil), Distinguished Scholar da World Leisure Academy (WLA), Secretário Geral do BRICS Council of Exercise and Sport Science (BRICSCESS) e editor regional do periódico Leisure Studies Journal (Reino Unido). Entre os prêmios e homenagens recebidos, destaca-se o Prêmio de Excelência em Docência da Universidade de São Paulo, recebido pela Pró-Reitoria de Graduação PRG/USP, o Prêmio Pesquisador Destaque, recebido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ANPTUR, e o reconhecimento como Primeiro Professor Contratado da EACH USP, em homenagem recebida pela Comissão EACH 10 anos. (Fonte: Currículo Lattes)

References

Published

2024-12-18

Issue

Section

Extended abstract