Internet Latent Corpus Journal https://proa.ua.pt/index.php/ilcj pt-PT fns@ua.pt (Francislê Neri de Souza) sbidm-proa@ua.pt (SBIDM-UA) Seg, 08 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 CONCEITO DE DIDÁTICA E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUBJACENTE ÀS TESES DE DOUTORAMENTO NA UA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31215 <p>O presente artigo decorre do trabalho realizado na Unidade Curricular de Didática e Desenvolvimento Curricular do Programa Doutoral de Educação da Universidade de Aveiro. Procedeu-se à seleção e anaálise de Teses de Doutoramento em Didática da Universidade de Aveiro (temáticas, motivações, objetivos, metodologias, conclusões, percursos e recomendações). Enquadra-se numa metodologia qualitativa, de cariz descritivo/interpretative, com recurso à recolha de documentos e com análise de conteúdo. Os resultados obtidos reforçam a perspetiva de interdisciplinaridade, na investigação e na docência, com ganhos em termos de garantia da qualidade educative e, por outro lado, sobressai um currículo mais facilmente operacionalizado se trabalhado numa perspetiva de intensificação das colaborações intra e interinstitucionais, por exemplo com abertura da escola a espaços de educação não formal e informal, com defesa da formação contínua e em serviço dos professores. Como recomendações vê-se como fundamental a exploração de um conceito de Didática que: (i)&nbsp; operacionalize no terreno a consciencialização para a crescente complexidade de novos problemas sociais num mundo em acelerada mudança, em rápida reconfiguração, em constante reimaginação; (ii) promova, através dos seus agentes, a capacidade de “ouvir o OUTRO”, de o incluir desenvolvendo um sentido de pertença agregador e mobilizador de novas conexões e interfaces; (iii) reimagine espaços para transformar a educação e os seus atores, e para se deixar transformar por estes e (iv) aposte na formação contínua dos profissionais da educação - uma educação ao longo de toda a vida&nbsp; para&nbsp; o(co) desenvolvimento&nbsp; do&nbsp; professor e benefício dos alunos e do processo de ensino-aprendizagem</p> Luís Filipe Torres Moreira, Filomena Cerqueira Luz, Juniele Paulina dos Santos ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31215 Dom, 04 Jun 2023 16:14:14 +0100 PENSAMENTO CRÍTICO: FAZ PARTE DAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DA EUROPA? https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31409 <p class="Resumo">O Pensamento Crítico (PC) é um elemento-chave na educação em enfermagem, devendo ser promovido durante o seu ensino universitário, de modo a permitir que os estudantes se tornem profissionais habilidosos, competentes, imbuídos de conhecimento técnico e científico atualizado, capazes de responder de forma assertiva às complexas demandas da profissão. Esta revisão de literatura pretende identificar e discutir de que forma as capacidades e disposições de PC são identificadas como estando presentes nas práticas didático-pedagógicas utilizadas nos cursos de licenciatura em enfermagem da Europa. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo crítica, seguindo os passos de pesquisa, avaliação, síntese e análise, com busca na base de dados <em>Scopus</em>. Foram analisados 7 estudos, que atenderam aos critérios de inclusão. Foram identificadas as estratégias didático-pedagógicas:&nbsp; escrita de poemas, seminários de casos, escrita narrativa, <em>photovoice, photovoice </em>mais dramatização e grupos cooperativos de aprendizagem. Estas, foram utilizadas nos cursos de licenciatura em enfermagem com vista a possibilitar a formação de profissionais capazes de fornecerem respostas aos problemas complexos do contexto saúde-doença. A presente discussão não permitiu avançar para além do “se”, porque identificou-se que nos poucos estudos incluídos desta revisão não se fazia menção ao ensino com orientação explícita, sistemática e intencional para o desenvolvimento de capacidades e disposições de PC.</p> <p>&nbsp;</p> Angélica Veríssimo, Fátima Segadães, Cristina Barroso ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/31409 Dom, 22 Out 2023 18:28:47 +0100 O USO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE APOIO PARA PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33202 <p>&nbsp;A inclusão escolar tem sido muito discutida no cenário brasileiro, o que possibilitou a ampliação de normativas legais e das políticas públicas alinhadas ao direito de todos os estudantes à educação. Assim, este artigo tem como objetivo analisar à luz da revisão sistemática, o uso das tecnologias como ferramentas de apoio para pessoas com transtorno do espectro autista. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa Bibliométrica, por meio da qual se realizou uma busca na base de dados Web Of Science com os seguintes termos "technologies" and “autistic spectrum disorder" and "education". Conclui-se que a tecnologia pode proporcionar a socialização das pessoas com deficiência, pois promove a equidade, a inclusão e a acessibilidade de todos os alunos, sendo uma estratégia que contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente o ODS 4 que trata da educação de qualidade. Para futuros trabalhos, objetiva-se fazer uma pesquisa empírica para verificar qual a aplicabilidade das tecnologias Blockchain e a Inteligência artificial para aprendizagem das pessoas com transtorno do espectro autista.</p> Andreia de Bem Machado, Virgilio Martins da Silva, Denis Ferrari ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33202 Sex, 17 Nov 2023 13:36:31 +0000 REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34528 <p>Estudos demonstram que a transição do quinto para o sexto ano é um período em que ocorre aumento de estresse e diminuição do autoconceito especialmente nas dimensões acadêmicas. Diante deste cenário, surge a questão: como auxiliar os alunos durante essa fase de transição? Seria a autorregulação da aprendizagem uma abordagem viável para atender às necessidades dessa faixa etária? O objetivo deste estudo é realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de analisar as estratégias de autorregulação empregadas por alunos do 6° ano em diferentes países e sua relação com o desenvolvimento acadêmico. Para atingir tal propósito, foram realizadas pesquisas em periódicos nas bases científicas CAPES PERIÓDICOS, ERIC, RCAAP e SCIELO, abrangendo um intervalo dos últimos cinco anos, com a utilização dos descritores self<em>-regulation, learning e 6th grade.</em> Após critérios de filtragem, foram selecionados 9 artigos que serviram como base para a análise integrativa. Independentemente do espaço geográfico ou do instrumento utilizado, os resultados demonstram que os alunos autorregulados têm apresentado níveis mais elevados de motivação, organização e melhor desempenho acadêmico, além de maior autoeficácia e consequentemente redução de comportamentos prejudiciais ao aprendizado.</p> Fábio Marcon Alfieri ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34528 Qua, 13 Dez 2023 12:59:10 +0000 USO DOS RESULTADOS EM AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/32435 <p>Estudos de revisão são relevantes para a tomada de conhecimento de determinada temática na literatura. Entender o estado da arte sobre o uso dos resultados em avaliação na Educação Básica brasileira permite refletir na aplicabilidade dos resultados obtidos nas avaliações externas. Analisar esses resultados pode auxiliar no planejamento e na reorientação de políticas e ações pedagógicas efetivas. Portanto, questiona-se: “O que a literatura científica nacional apresenta sobre o uso das avaliações externas na Educação Básica?”. O objetivo é identificar, na literatura científica nacional, estudos sobre o uso dos resultados de avaliações externas. O levantamento ocorreu nas bases de dados Capes, SciELO e Google Acadêmico nos anos de 2020, 2021 e 2022 no Brasil. Dos 89 artigos identificados, 13 foram classificados para leitura completa e análise. Os resultados apontam que os dados estão sendo utilizados para diversas finalidades, tais como a análise crítica de políticas públicas, a remodelação de metas, a promoção de formação continuada e/ou oficinas aos professores, a realização de assembleias para discutir os resultados, a identificação de problemas de aprendizagem, a elaboração de planos de intervenção, o desenvolvimento de ações para os alunos, a mudança de práticas pedagógicas e reforço escolar. Sugerimos novos estudos de revisão com um recorte temporal mais amplo. É preciso continuar a questionar crítica e propositivamente a efetividade de políticas e práticas comprometidas com a garantia do direito de aprendizagem a todos os estudantes.</p> Eliana Gonsalves da Silva Ribeiro, Cristina Zukowsky Tavares ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/32435 Qua, 24 Jan 2024 00:00:00 +0000 UMA HISTÓRIA DA DIDÁTICA EM INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33478 <p>Neste artigo são apresentados resultados de&nbsp; investigações que vêm sendo desenvolvidas a respeito da história da Didática em instituições de formação de professores no Brasil (1827-2011), buscando compreendê-la tanto como <em>campo de saber</em>, quanto como <em>corpo de saberes</em> ou <em>disciplina </em>sobre o <em>como fazer docente</em> que constituem-se em constructos histórico-culturais, em espaço e tempo concretos, determinados por sujeitos igualmente concretos e com intencionalidades forjadas coletivamente. Essa formulação encontrou respaldo em Chervel (1990), Goodson (1995;1997; 2001), Bittencourt (2003), Pessanha (2003) e Saviani (2006). Assim, o objetivo deste artigo foi compreender aportes teórico-metodológicos, segundo a comunidade acadêmico-científica brasileira, ou seja, mediante uma revisão da literatura de textos disponíveis em acervos físicos e virtuais e nas bases de dados <em>online</em> vinculadas aos centros de pesquisa consultados, para as investigações sobre uma história e para uma história da Didática e como corpo de saberes ou disciplina escolar e acadêmica em instituições de formação de professores no Brasil. Considerou-se, ao final, que os elementos e exigências teórico-metodológicos situam as investigações, tanto em Didática quanto em História das disciplinas escolares e acadêmicas, portanto, também situam os/as seus e suas pesquisadores/as num “<em>lugar</em>” comum, no campo científico – o da pesquisa, e no cotidiano das instituições educativas, em toda a sua diversidade de sujeitos, saberes e relações que o constituem.</p> Giza Guimarães Pereira Sales, Rosane Michelli de Castro ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33478 Qui, 25 Jan 2024 00:00:00 +0000 CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34657 <p>Criatividade é um tema de pesquisa que vem crescendo de maneira significativa nos últimos anos. Desenvolver a criatividade é uma meta que tem sido buscada, especialmente na atualidade, por sistemas educacionais ao redor do mundo. Diante de mudanças constantes, para atender as demandas da contemporaneidade é necessário desenvolver essa habilidade tão importante. Por isso, o papel da escola é fundamental, trabalhando a criatividade e o pensamento crítico a fim de preparar pessoas para os desafios do século XXI. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa sobre Criatividade na área de educação. Para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores Creativity AND Education, no período de 2018 a 2023, nos idiomas: inglês, português e espanhol.&nbsp; Foi utilizada a metodologia PRISMA® para a revisão integrativa. A partir da coleta de dados foram encontrados 111 artigos, e após os critérios de exclusão foram incluídos 12 estudos para análise qualitativa. Os resultados apontaram que a maioria dos professores reconhecem a importância da criatividade na educação, embora enfrentem desafios ao implementar estratégias que estimulem a imaginação e inovação e preparem os alunos para as demandas do século XXI.</p> Alzira Luciana Ferraz Souza, Helena Brandão Viana ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34657 Seg, 29 Jan 2024 00:00:00 +0000 ESPIRITUALIDADE NA ESCOLA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35275 <p>A espiritualidade na educação é um tema que desperta crescente interesse e debate. Enquanto o sistema educacional tradicional muitas vezes se concentra predominantemente no desenvolvimento intelectual e acadêmico dos alunos, a inclusão da dimensão espiritual visa abordar o aspecto mais profundo e significativo da existência humana, ou seja, um desenvolvimento integral do estudante. Esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos realizados no âmbito escolar e que versaram sobre a temática da espiritualidade, com gestores, funcionários da escola, professores, estudantes e famílias. Para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando a metodologia PRISMA para revisão de literatura. Os descritores utilizados foram: Spirituality e Education em todas as bases, no período de 2018 a 2023, nos idiomas: inglês, português e espanhol. A partir da busca nas bases, foram encontrados 305 artigos, sendo 13 utilizados para análise qualitativa. Há estudos sobre a temática em todos os continentes do planeta, e visualiza-se a os diferentes métodos utilizados para a coleta dos dados juntos aos participantes. Pesquisadores do campo educacional tem mostrado a importância do desenvolvimento integral que inclua a faceta da espiritualidade no contexto escolar, para proporcionar benefícios, não somente aos estudantes, bem como à sociedade como um todo. A revisão traz diversos instrumentos utilizados para avaliação da espiritualidade de estudantes, professores e gestores escolares, bem como ações de intervenção para se trabalhar espiritualidade no ambiente educacional.</p> Heber Ceribelli, Roberta Rodrigues de Oliveira Guimarães ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35275 Qua, 31 Jan 2024 23:44:15 +0000 O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30435 Elvis David Cardoso Nascimento, Betania Jacob Stange Lopes ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/30435 Qui, 29 Fev 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO BÁSICA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35215 <p>O presente estudo consiste em uma pesquisa sobre a importância da aplicação da abordagem educomunicativa na prática docente nas séries iniciais da educação básica. Para tanto, objetiva-se: explorar a literatura existente sobre a abordagem educomunicativa, a fim de identificar as características e potencialidades da abordagem educomunicativa; identificar os desafios da implementação da educomunicação na prática pedagógica nas séries iniciais e verificar propostas de práticas educomunicativas disponíveis na mídia. Para a realização desta pesquisa seguiu-se a abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico, com revisão integrativa, que permite um olhar focado do tema e uma compreensão mais aprofundada do conteúdo em estudo. Os resultados da pesquisa apresentaram que a abordagem educomunicativa instrumentaliza o professor para extrapolar o uso de equipamentos tecnológicos e realizar um trabalho interativo e dialógico em sua sala de aula, além do desenvolvimento do protagonismo do aluno pela elaboração e construção de objetos verbais ou escritos. Os desafios do professor consistem na dificuldade em fazer uso dos equipamentos e de desenvolver o protagonismo do aluno e, as práticas educomunicativas são essenciais para a transpor esse último desafio.</p> Silvia Cristina de Oliveira Quadros ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35215 Ter, 12 Mar 2024 21:44:44 +0000 CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A INCLUSÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35115 <p>O presente estudo analisou artigos sobre a formação de professores para a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) de forma a tornar a sua sala de aula mais inclusiva. A pesquisa foi efetuada na base de dados <em>Scopus</em> e foram utilizados os seguintes termos <em>“teachers training"; "technologies"</em> e <em>“inclusion”</em> para a filtragem. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi constituída de 12 artigos, no intervalo de 2018 a 2022, na qual foi efetuada uma revisão de literatura sobre os mesmos. A partir dos trabalhos, foi possível perceber que existem desafios e potencialidades em relação à utilização das TICs na escola, de maneira a incluir digitalmente os alunos e facilitar a aprendizagem. Dentre os desafios, destacam-se: a necessidade de formação dos professores em TICs adaptadas às demandas e às necessidades de aprendizagem e participação dos alunos, buscando uma adequação da tecnologia com a prática pedagógica; e por último a necessidade de formação dos professores para alcançar a competência digital. Já em relação às potencialidades apresentadas nas pesquisas, viu-se na formação dos professores, inicial ou contínua, um caminho para integrar as TICs na prática pedagógica de forma inclusiva.</p> Natalia Caroliny da Silva Dias, Angela Deyva Gomes da Silva, Juniele Paulina dos Santos, Nicole Andreia Correia Soares Graça ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35115 Qui, 21 Mar 2024 00:00:00 +0000 A Gestão de crises e conflitos em escolas de educação básica: algumas similaridades https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35947 <p>Este estudo se concentra em publicações relacionadas à gestão de crises e conflitos em ambientes escolares marcados por desafios como a pandemia da COVID-19 e violência nas escolas. A pesquisa trata de uma revisão integrativa com uso da metodologia PRISMA, cujo recorte temporal foi de 2018 a 2023 e as bases utilizadas foram a ERIC e a CAPES periódicos. As principais descobertas ressaltam a necessidade de ações baseadas na comunicação eficaz, liderança adaptável e competências emocionais, como empatia e resiliência para enfrentamento de situações de crises e conflitos nas escolas. Destacamos ainda a necessidade da formação continuada do gestor e a importância do conteúdo dela atender as demandas da realidade vivenciada. Esperamos que este artigo contribua com os gestores educacionais e formuladores de políticas e educadores, bem como estimule outras pesquisas.</p> Sebastião Antonio Damaceno Filho, Rebeca Pizza Pancotte Darius ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35947 Qua, 03 Abr 2024 00:00:00 +0100 EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: O QUE DIZ A LITERATURA? https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33334 <p>O trabalho objetivou identificar contribuições sobre a educação interprofissional e práticas colaborativas em saúde na última década por meio de uma revisão narrativa da literatura, com corpus de 59 materiais técnicos e/ou científicos. A pesquisa se deu nas bases de dados Lilacs, Capes, SciELO, Banco de Dados em Enfermagem e MEDLINE®, considerando textos gratuitos pertinentes ao tema em português publicados de 2010 a 2020. A formação de profissionais para o trabalho com práticas colaborativas constou como principal desafio nas pesquisas (42; 30%), bem como foram apresentados os principais beneficios e desafios para formação e prática no contexto da educação interprofissional. O estudo conclui que a educação interprofissional e as práticas colaborativas resultam em qualidade profissional em saúde. Porém, nas publicações consultadas ficou evidente lacunas que apontam no horizonte espaço para contribuições que busquem caminhos e articulações que deem conta dos agigantados desafios profissionais na formação e espaço de trabalho na saúde.</p> Thaynara Rodrigues Primo, Jussara Dias Queiroz Brito, Anselmo Cordeiro Souza, Cristina Zukowsky-Tavares ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/33334 Qua, 03 Abr 2024 18:43:11 +0100 FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34837 <p style="font-weight: 400;">Vivemos em uma era digital e os professores desempenham um papel essencial na preparação dos alunos para o mundo digital. Desenvolver competências digitais permite aos professores ensinar eficazmente utilizando ferramentas tecnológicas, preparando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI. Desse modo, o principal objetivo desse estudo foi conduzir uma revisão sistemática da literatura para encontrar estudos que abordem a formação dos professores para o desenvolvimento das competências digitais e pedagógicas, preferencialmente professores da Educação Básica. A condução dessa pesquisa baseando-se na metodologia PRISMA, proporcionou uma abordagem rigorosa e abrangente na análise da literatura existente sobre o assunto. A busca ocorreu nas bases de dados CAPES, SCIELO e ERIC do período de 2019 a 2023. Foram selecionados estudos publicados em inglês, português ou espanhol. Dos 162 artigos inicialmente identificados, após exclusões iniciais, 51 foram designados para leitura completa, sendo que 16 deles foram submetidos a uma análise qualitativa mais aprofundada. Os resultados evidenciam que as pesquisas abordam uma variedade de temas, desde a autoavaliação dos professores até fatores influenciadores, como idade, sexo e nível educacional. Essas variáveis revelam a complexidade do cenário, destacando a necessidade de abordagens personalizadas e programas de formação que considerem as especificidades de cada grupo. Desse modo, esse estudo poderá contribuir para a compreensão aprofundada do tema, servindo como base para iniciativas práticas que visam promover uma educação de qualidade na era digital.</p> Denis dos Santos Silva, Betania Jacob Stange Lopes ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/34837 Dom, 07 Abr 2024 00:00:00 +0100 NARRATIVAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35977 <p>No mundo contemporâneo, marcado por inúmeros avanços tecnológicos e digitais, o papel da educação cada dia se torna mais crucial e desafiador. Surge então a necessidade de explorar e aproveitar as possibilidades oferecidas pelas narrativas digitais como meio para a construção de uma aprendizagem onde o aluno é agente ativo construindo sua aprendizagem com base nas suas próprias experiências incorporando elementos de multimídia. Diante disso o presente estudo buscou uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão integrativa de estudos desenvolvidos em diversos países aplicando as narrativas digitais como metodologia ativa na construção do conhecimento nas mais diversas situações. Para tanto foram utilizadas as seguintes bases de dados: &nbsp;Scientific Electronic Library Online (SciELO); Periódicos Capes e Education Resources Information Center (ERIC) utilizando os descritores “digital storytelling, education and Scholl” optando por produções de acesso aberto e periódicos revisados no idioma inglês. Foi utilizada a metodologia PRISMA® para a revisão integrativa. A partir da coleta de dados foram emcontrados 116 artigos e após os critérios de exclusão foram incluidos 07 para análise qualitativa. Os resultados apontam que o uso das narrativas digitais aprimoram habilidades acadêmicas além de fomentar uma experiência de aprendizado mais envolvente, colaborativa e adaptável.</p> Geiza Pedrosa Santos, Helena Brandão Viana ##submission.copyrightStatement## http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://proa.ua.pt/index.php/ilcj/article/view/35977 Dom, 07 Abr 2024 00:00:00 +0100