O processo colaborativo: o modelo Murphy e os vídeos “Remake Your Class”

  • Helena Figueiredo Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED Huíla, Angola
  • Helena Teixeira Universidade de Aveiro
  • Roselane Lomeo Universidade de Aveiro
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa, colaboração, interação

Resumo

O artigo pretende dar conta do estudo realizado sobre o processo de colaboração presente em documentos vídeo disponibilizados online no YouTube e postados na plataforma educativa Edutopia cuja finalidade é a melhoria do processo de aprendizagem. Recorrendo ao modelo de Murphy (2004), procura identificar-se as etapas do processo de colaboração de uma comunidade, no que diz respeito à transformação do espaço físico de uma sala de aula, e compreender o nível de colaboração atingido. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, enquadra-se no paradigma descritivo-interpretativo e assume-se como um estudo de caso, tendo-se procedido a uma análise de conteúdo dos dados recolhidos com o apoio do software webQDA. Os resultados alcançados mostram o nível de colaboração atingido pela comunidade envolvida e evidenciam a importância da realização de estudos futuros que aprofundem a caraterização do contexto e dos participantes.

Publicado
2019-03-06
Secção
Artigos