Potencialidades de alguns vídeos do YouTube sobre o Teorema de Pitágoras

  • Lucia Suharman Universidade de Aveiro
  • Maria José Carvalho Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Teorema de Pitágoras, YouTube, Vídeo online, Conceito - Demonstração – Aplicação, Multilinguismo

Resumo

Com este artigo pretende-se analisar alguns vídeos relacionados com o Teorema de Pitágoras, segundo três perspetivas: conteúdo do vídeo, conteúdo e quantidade dos comentários e análise da relação vídeo e comentário. Tal análise é efetuada em três momentos: no primeiro momento a análise do conteúdo do vídeo em termos de rigor científico oral e escrito e da sua qualidade; no segundo momento a quantidade dos comentários positivos e/ou negativos, dos comentários através do “gosto” e “não gosto”; por último, análise da relação dos comentários com o visionamento/conteúdo do vídeo. Os vídeos analisados encontram-se no YouTube. Relativamente ao procedimento metodológico para a recolha de dados, a análise baseou-se na definição de expressões de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise da quantidade e qualidade dos comentários registados pelos utilizadores. Na análise realizada emergem alguns resultados indicadores de que os vídeos mais visionados e comentados, não ganham esta preferência pelo seu rigor científico.

Publicado
2019-03-06
Secção
Artigos