UMA BREVE ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DA DIDÁTICA

Palavras-chave: didática, epistemologia, tendências contemporâneas.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão sobre os fundamentos da Didática como campo pedagógico e seus aspectos epistemológicos e históricos. O objetivo que norteia a construção desta reflexão recai, prioritariamente, sobre as tendências contemporâneas dos fundamentos da didática sobretudo a questão da epistemologia latente no seu exercício como importante aspecto para uma compreensão apropriada das ações de ensino. Após uma breve exposição sobre epistemologia e didática, se avança a um sucinto resgate dos fundamentos desta a partir de um enfoque histórico até à atualidade. As conclusões consequentes das considerações tecidas sobre a questão contemporânea das tendências e fundamentos da didática, investigadas diligentemente revelam que desde sua criação por Comênio, ela atravessou e atravessa a história e o tempo marcada por avanços e retrocessos, porém determinada em um processo de não acomodação na investigação dos problemas instalados, onde o desempenho do ensino muitas vezes se encontra, e desse modo, avançar no conhecimento com intuito de superar problemas situados no contexto histórico.   

Publicado
2021-07-21
Secção
Artigos