UMA BREVE ANÁLISE DOS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DA DIDÁTICA
Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre os fundamentos da Didática como campo pedagógico e seus aspectos epistemológicos e históricos. O objetivo que norteia a construção desta reflexão recai, prioritariamente, sobre as tendências contemporâneas dos fundamentos da didática sobretudo a questão da epistemologia latente no seu exercício como importante aspecto para uma compreensão apropriada das ações de ensino. Após uma breve exposição sobre epistemologia e didática, se avança a um sucinto resgate dos fundamentos desta a partir de um enfoque histórico até à atualidade. As conclusões consequentes das considerações tecidas sobre a questão contemporânea das tendências e fundamentos da didática, investigadas diligentemente revelam que desde sua criação por Comênio, ela atravessou e atravessa a história e o tempo marcada por avanços e retrocessos, porém determinada em um processo de não acomodação na investigação dos problemas instalados, onde o desempenho do ensino muitas vezes se encontra, e desse modo, avançar no conhecimento com intuito de superar problemas situados no contexto histórico.
Direitos de Autor (c) 2021 Jose Henrique Arzani
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.