https://proa.ua.pt/index.php/id/issue/feed Indagatio Didactica 2025-08-05T09:28:40+01:00 Isabel Cabrita icabrita@ua.pt Open Journal Systems <p>A <a title="Hiperligação para o website da Revista Indagatio Didactica" href="https://proa.ua.pt/index.php/id" target="_blank" rel="noopener">Revista Indagatio Didactica</a>&nbsp;constitui-se num espaço editorial da responsabilidade do <a title="Hiperligação para o website do CIDTFF" href="https://www.ua.pt/pt/cidtff" target="_blank" rel="noopener">Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores</a> (CIDTFF/UA), estando, portanto, alinhada com a missão deste Centro – “produzir conhecimento capaz de contribuir para a formação de cidadãos capazes e críticos e para a criação de um mundo melhor” (CIDTFF, 2020).</p> <p>A <strong>investigação em educação</strong>, de cariz <strong>teórico</strong> ou <strong>empírico</strong>, desenvolvida fundamentalmente por académicos, nacionais e internacionais, é usada e transformada para promover práticas profissionais de inovação em contextos educativos diversificados.&nbsp;Trata-se de uma revista <strong><em>online</em></strong>, de âmbito <strong>internacional</strong>, dirigida principalmente a investigadores, embora com interesse para decisores políticos, professores, formadores e outros, que pretende proporcionar situações de comunicação entre os autores dos textos e a generalidade da comunidade educativa. Visa o desenvolvimento do espírito de indagação e ação críticas, pela descoberta de relações entre o conhecimento criado pelo autor do texto e o conhecimento dos leitores sobre as realidades com que convivem e em que atuam.</p> <p>A <em>Indagatio Didactica</em> estrutura-se em <strong>quatro secções</strong>, consoante o foco da investigação desenvolvida, que devem ser lidas como um todo coerente e não de forma atomizada:</p> <ul> <li class="show">Desenvolvimento Curricular e Didática;&nbsp;</li> <li class="show">Tecnologias (Digitais) em Educação;</li> <li class="show">Políticas e Avaliação em Educação;&nbsp;</li> <li class="show">Supervisão em Educação</li> </ul> <p>Ref. Bibl.: CIDTFF. (2020, 7 de julho). <em>CIDTFF</em>. Universidade de Aveiro. <a href="https://www.ua.pt/pt/cidtff">https://www.ua.pt/pt/cidtff</a></p> <p>Indexada em: <a href="https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf">CAPES/QUALIS</a>, classificação A3 (avaliação Qualis 2017-2020) | <a href="https://www.rcaap.pt/repositoryInfo.jsp?id=id" target="_blank" rel="noopener">RCAAP</a> (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) | <a href="https://v2.sherpa.ac.uk/id/publication/21349" target="_blank" rel="noopener">Sherpa Romeo</a> <em> |</em> <em><a href="https://doaj.org/toc/1647-3582?source=%7B%22query%22%3A%7B%22filtered%22%3A%7B%22filter%22%3A%7B%22bool%22%3A%7B%22must%22%3A%5B%7B%22terms%22%3A%7B%22index.issn.exact%22%3A%5B%221647-3582%22%5D%7D%7D%5D%7D%7D%2C%22query%22%3A%7B%22match_all%22%3A%7B%7D%7D%7D%7D%2C%22size%22%3A100%2C%22sort%22%3A%5B%7B%22created_date%22%3A%7B%22order%22%3A%22desc%22%7D%7D%5D%2C%22_source%22%3A%7B%7D%7D" target="_blank" rel="noopener">DOAJ</a> | <a href="https://scholar.google.com/citations?hl=en&amp;user=zrt1YTcAAAAJ" target="_blank" rel="noopener">Google Scholar</a></em></p> https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/40775 Editorial do n.º normal de julho da Revista Online Indagatio Didactica 2025-08-05T09:28:37+01:00 Gabriela Portugal gabriela.portugal@ua.pt Lúcia Pombo lpombo@ua.pt Filomena Martins fmartins@ua.pt Isabel Cabrita icabrita@ua.pt <p>O número de julho de 2025 da Revista Indagatio Didactica inclui 11 artigos que se enquadram nas secções Didática e Desenvolvimento Curricular (5); Tecnologias (Digitais) em Educação&nbsp;(4) e Políticas e Avaliação em Educação (2); Os diversos artigos abraçam temáticas de diferentes&nbsp;campos de ação e de investigação, encontrando-se artigos produzidos por autores de instituições&nbsp;portuguesas, brasileiras e angolanas.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/37642 Autonomia e afetividade na formação do professor de música para o ensino regular: um estudo de caso com estudantes de licenciatura 2025-08-05T09:28:40+01:00 Ana Luiza Braga de Brito Lira analubbl@gmail.com Silvia Cordeiro Nassif scnassif@unicamp.br <p>O presente trabalho propõe uma investigação a respeito das práticas de ensino e aprendizado no campo da formação do professor de música para a escola regular com foco nas questões da autonomia e da afetividade. Através da realização de uma pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, foram entrevistados 5 estudantes de um curso de licenciatura em música que forma docentes para a educação básica, em uma universidade pública no Brasil, como forma de registrar suas percepções em relação à autonomia durante o curso e como isso poderia refletir em suas práticas pedagógicas. Durante a análise dos dados coletados, foi possível perceber momentos em que questões relativas à afetividade influenciaram positiva ou negativamente os processos de ensino e aprendizado. Os resultados apontaram que há, entre os entrevistados, um predomínio da vontade de adotar um estilo docente promotor de autonomia e que considere a afetividade como parte importante do desenvolvimento de seus alunos, mesmo que possam ter vivido experiências controladoras negativas anteriormente, evidenciando uma articulação necessária, nos dados coletados, entre essas duas questões. Apesar disso, parece haver uma certa confusão entre o que é ser controlador ou estar desempenhando o que é esperado de um educador (ensinar metodicamente), salientando a necessidade de promover reflexões sobre o tema, conforme a proposta desta pesquisa.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39020 Corpo, Dança e o Currículo da Educação Física 2025-08-05T09:28:40+01:00 Adriana de Faria Gehres adriana.gehres@upe.br Lívia Tenorio Brasileiro livia.brasileiro@upe.br Marcos Garcia Neira mgneira@usp.br Fabio Luís Santos Teixeira fabio.teixeira@upe.br <p>O estudo teve como objetivo analisar a produção científica das relações que vêm sendo tecidas entre o corpo, a dança e o currículo de Educação Física no Brasil. Caracteriza-se como pesquisa documental de caráter secundário em fontes públicas. Dezesseis artigos indexados nas bases de dados Scielo e Lilacs foram selecionados a partir de uma busca inicial de 995 artigos. A relação entre dança, corpo e currículo de Educação Física (categorias analíticas) assumiu diferentes configurações nos artigos incluídos. A investigação rigorosa, categorial e temática nos levou a estabelecer quatro categorias empíricas que estruturam as relações entre dança, corpo e o currículo de Educação Física: Instrumentalização do Corpo, Gênero, Linguagem e Epistemologia. Concluímos reconhecendo que a relação entre corpo, dança e currículo de Educação Física não foi estabelecida como objeto principal nos artigos mapeados nesta pesquisa documental.&nbsp;No entanto, esses artigos contribuem para uma melhor compreensão de como o currículo de Educação Física vem se apropriando das discussões sobre o corpo em sua intersecção com a dança.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39300 Experimentação como estratégia de aprendizagem para desenvolver capacidades de pensamento crítico no ensino de Ciências 2025-08-05T09:28:38+01:00 Élvis David Cardoso Nascimento prof.elvisdavid@gmail.com Betania Jacob Stange Lopes lopesbjs@gmail.com.br Francislê Neri de Souza francisle.neri@gmail.com <p>A experimentação no ensino de Ciências pode ser uma estratégia de aprendizagem que promove questionamentos e discussões, fortalece a autonomia intelectual dos alunos e aumenta seu interesse nas atividades, habilidades necessárias para o desenvolvimento do pensamento crítico. Nessa direção, surge a questão central desse estudo: A implementação da experimentação como estratégia de aprendizagem no ensino de ciências pode contribuir para a manifestação do pensamento crítico dos alunos? Assim, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar os resultados da implementação da experimentação como estratégia de aprendizagem no Ensino de Ciências para o desenvolvimento das capacidades de pensamento crítico em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção-ação, seguiu um processo cíclico composto por quatro fases, a saber: planejamento, ação, observação e reflexão. Foram coletados dados por meio de escalas de autoavaliação dos alunos nas atividades propostas, protocolos de desempenho e diário de campo. O estudo foi realizado em uma escola municipal no litoral sul do Espírito Santo, com uma turma de 5º ano. Os resultados, analisados à luz da taxonomia do pensamento crítico de Ennis, compartilham a ideia de que as atividades experimentais, como estratégia de aprendizagem, propostas no ensino de ciências podem favorecer a manifestação do pensamento crítico dos alunos nos primeiros anos de vida escolar.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39276 Conhecimento especializado do conteúdo sobre números racionais: um estudo com professores portugueses dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2025-08-05T09:28:39+01:00 Catarina Vasconcelos Gonçalves goncalves.catarina@ese.ipvc.pt Alexandra Gomes magomes@ie.uminho.pt <p>O presente artigo apresenta uma investigação que analisa o Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK) de professores portugueses dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com foco na temática dos números racionais. Para o estudo desta dimensão do conhecimento matemático para ensinar, foi adotada uma abordagem metodológica mista. Participaram no estudo 61 professores. Recorreu-se, para a recolha de dados, a um conjunto de questões de escolha múltipla relativas ao tema Números, originalmente desenvolvidas pelo grupo de investigação da Universidade de Michigan (EUA) no âmbito do projeto Learning Mathematics for Teaching, posteriormente traduzidas e validadas para o contexto português. Foram ainda realizadas entrevistas a professores selecionados. A questão central da investigação foi: Qual o desempenho de professores portugueses em questões sobre números racionais que exigem Conhecimento Especializado do Conteúdo?<br>Os resultados revelam que os professores participantes evidenciam dificuldades na resolução de questões que requerem SCK. As suas respostas revelam, frequentemente, uma abordagem baseada na aplicação de regras e procedimentos ou na exemplificação, em detrimento de um entendimento concetual mais profundo dos conteúdos envolvidos.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39309 A colaboração nos estudos sobre Educação para a Cidadania Global: uma revisão narrativa da literatura 2025-08-05T09:28:38+01:00 Carla Madalena Mourão carlamourao@ua.pt Mónica Lourenço mlourenco@fl.uc.pt <p>Embora reconhecida em políticas educativas nacionais e internacionais, a Educação para a Cidadania Global (ECG) mantém uma presença residual no currículo formal, restringindo-se, frequentemente, a atividades pontuais centradas nas dimensões cognitiva e socioemocional de aprendizagem. A investigação realça, contudo, o potencial da colaboração entre atores institucionais (escolas, universidades e organizações da sociedade civil) para fortalecer uma dimensão comportamental, na medida em que capacita docentes e alunos para transformar as realidades locais e globais. Este artigo, baseado numa Revisão Narrativa da Literatura (RNL), analisa características, potencialidades e desafios do trabalho colaborativo em ECG, partindo da seguinte questão: “Como é perspetivada a colaboração nos estudos sobre ECG?”. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura em duas etapas: (1) análise de artigos e capítulos em português, inglês e espanhol (2012-2024), indexados em seis bases de dados; (2) ampliação para revistas especializadas não indexadas. Os resultados indicam que a colaboração entre academia e organizações não governamentais é benéfica na ECG, destacando-se as redes intra/interinstitucionais e escola-comunidade como catalisadoras de inovação pedagógica, conhecimento e competências globais. Persistem, porém, desafios, como barreiras culturais/linguísticas, assimetrias de poder e constrangimentos financeiros ou técnicos, que devem ser equacionados quando se pensam as parcerias em ECG.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39303 Abordagem didática para o estudo de reações de adição no ensino médio por meio da modelagem e impressão 3D 2025-08-05T09:28:38+01:00 Letícia Raquel Amaro dos Santos leticia.radsantos@aluno.uepa.br Andréia Francisco Afonso andreia.afonso@ufjf.br Ronilson Freitas de Souza ronilson@uepa.br <p>A pesquisa desenvolveu uma proposta didática baseada no ensino fundamentado em modelagem e impressão 3D para facilitar a aprendizagem de reações orgânicas de adição no ensino médio. A escolha por essa abordagem deve-se ao seu potencial de tornar conteúdos abstratos mais acessíveis, promovendo a visualização espacial das moléculas e a compreensão dos mecanismos reacionais. Com abordagem qualitativa, de natureza descritiva e do tipo estudo de caso, a intervenção foi realizada com 40 alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola pública em Belém, Pará, Brasil. A proposta foi estruturada em três etapas e utilizou como instrumentos de coleta de dados registros em áudio e respostas de testes, analisados por meio da análise de conteúdo e do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que a proposta auxiliou na compreensão das reações de hidroalogenação, hidratação e hidrogenação, sendo observada uma compreensão mediana das reações de hidroalogenação. A pesquisa contribui para a Educação em Química ao indicar que a inserção de tecnologias como a modelagem e impressão 3D pode favorecer o aprendizado de conceitos abstratos, estimulando o interesse dos alunos e a construção ativa do conhecimento. Recomenda-se a realização de novos estudos para aprimorar e ampliar a proposta em diferentes contextos escolares.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39132 Laboratórios virtuais no ensino de ciências no secundário: Uma revisão sistemática de literatura entre 2021 e 2023 2025-08-05T09:28:40+01:00 Bruno Salgado Cole bruno.cole@ifpi.edu.br Rute Sónia Loureiro de Moura ruteslmoura@gmail.com Thiciana Silva Sousa Cole thiciana.sousa@ifpi.edu.br Osvaldo Carlos André ocarlosbwe@gmail.com Elisabete Cruz elisabete.cruz@uevora.pt <p>Este artigo de Revisão Sistemática de Literatura explora o uso de Laboratórios Virtuais (LVs) no ensino secundário de ciências, com foco em três questões centrais: (1) como os LVs têm sido abordados nas aulas de ciências, (2) qual o impacto desses laboratórios no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências, e (3) como eles contribuem para superar as barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, especialmente em contextos socioeconómicos variados. As diferentes fases do processo de revisão incluíram: a definição de objetivos/questões, de equações de pesquisa e das bases de dados; a determinação de critérios de inclusão e de exclusão; a definição da estratégia de pesquisa; e a apresentação e discussão dos resultados. Seguindo o protocolo estabelecido foram localizados 100 artigos em 3 bases científicas (Scopus, WoS e ERIC) identificando-se apenas 4 trabalhos, publicados entre 2021 e 2023, com potencial para responder aos propósitos visados. Os resultados apurados sugerem que: (1) os LVs são abordados como complementos às aulas práticas tradicionais e alternativas viáveis aos laboratórios físicos, adaptando-se a diferentes contextos e necessidades educativas; (2) os LVs têm um impacto positivo e multifacetado no desempenho dos alunos e no desenvolvimento de competências em ciências no ensino secundário e (3) desempenham um papel crucial na superação de barreiras estruturais e de infraestrutura no ensino de ciências, proporcionando uma alternativa acessível para as experiências no ensino de Ciências, além de garantir a continuidade da aprendizagem em contextos com recursos socioeconómicos limitados.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39282 Primeiros passos com sala de aula invertida no ensino superior: uma análise sobre engajamento discente em cursos de computação 2025-08-05T09:28:39+01:00 Jardel Lucas Garcia jardelgarcia.ti@gmail.com Querte Teresinha Conzi Mehlecke querte.cm@gmail.com <p>Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa que analisou os primeiros passos da implementação da metodologia de sala de aula invertida no ensino superior em um curso de graduação em computação de uma instituição privada brasileira. As aulas foram ministradas de forma online síncrona, com foco em atividades práticas durante os encontros e consumo prévio de conteúdos diversos (vídeos, textos, podcasts) fora da sala. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados semanalmente, com o objetivo de monitorar o consumo de materiais e compreender os motivos de eventual não engajamento. As análises descritiva e inferencial, incluindo o teste qui-quadrado, revelaram diferenças significativas entre as turmas no que tange ao consumo dos recursos e aos motivos alegados para a não utilização. A turma que teve aulas às segundas-feiras demonstrou maior adesão, enquanto a turma das sextas apresentou maior índice de alegação de falta de tempo. A experiência apontou potencialidades da metodologia, como maior personalização e engajamento ativo, mas também evidenciou desafios, como o impacto de fatores contextuais e a ausência de mecanismos automáticos de verificação do engajamento. Conclui-se que a sala de aula invertida é viável, mas exige planejamento adaptado às especificidades dos estudantes.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39333 Perspectivas e desafios para a adoção das práticas de b-learning no contexto de uma IES em Angola 2025-08-05T09:28:37+01:00 Manuel Teixeira manuel.teixeira@isced-huila.ed.ao Altina Ramos altina@ie.uminho.pt <p>Apesar da expansão e da crescente integração das TIC na sociedade do conhecimento, o seu impacto no campo da educação ainda não tem sido proporcional. O b-learning surge como uma proposta inovadora que combina o melhor das interações presenciais e online, a fim de promover novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Este estudo tem como objetivo compreender as perspetivas e desafios do governo, da presidência, dos professores e dos alunos de uma IES em relação à integração do b-learning no processo educativo. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada no estudo de caso. Participaram do estudo o presidente da IES, cinco formadores de professores em TIC, 12 docentes e 21 alunos. Os dados foram coletados por meio da análise documental e de focus groups, sendo analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o governo, a presidência, os professores e os alunos têm uma visão favorável à adoção do b-learning no sistema educativo. No entanto, revelam um desfasamento entre as políticas governamentais e as condições reais das IES para o b-learning, evidenciado por insuficiências de infraestruturais tecnológica e de suporte técnico, limitações curriculares, ausência de formação inicial e contínua dos docentes em Tecnologia Digital e desconhecimentos de modelos pedagógicos adequados para a integração do b-learning . Conclui-se que a eficácia do b-learning requer o alinhamento entre infraestruturas, currículo, modelo pedagógico e capacitação docente, considerando as especificidades angolanas. A sala de aula invertida destaca-se como estratégia viável, mitigando limitações tecnológicas e favorecendo a flexibilização pedagógica.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39336 Atratividade da docência no Brasil: um estudo a partir da produção de teses e dissertações 2025-08-05T09:28:37+01:00 Francisco Calóia Hombo Alfredo franciscocaloia10@gmail.com Andreza Barbosa andrezab27@gmail.com <p>Tendo em vista o fenômeno da escassez de professores que preocupa governos e pesquisadores no Brasil, a discussão sobre como atrair e reter professores na docência ganha espaço no cenário educacional. O artigo analisa a temática da atratividade docente nas produções científicas de dissertações e teses disponíveis no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre os anos de 2010 e 2024. A abordagem é qualitativa com metodologia assente em uma revisão sistemática de literatura e envolveu vinte e seis trabalhos selecionados. As análises das produções seguiram um mapeamento do qual se criaram categorias temáticas que permitiu concluir que há mais pesquisas que abordam a atratividade da docência junto a estudantes em formação, mas existem poucos trabalhos que abordam a atratividade da docência a partir da perspectiva de quem já se tornou professor e já atua na docência. Esse elemento pode acarretar uma visão ainda distante dos elementos que podem contribuir para reter ou não os professores na profissão. Ainda assim, a baixa atratividade da docência no Brasil ficou evidente em todas as categorias de trabalhos analisadas.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement## https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/39267 Atenção visual em crianças surdas: revisão sistemática (2000-2019) 2025-08-05T09:28:39+01:00 João Dele joaodele@ua.pt Anabela Maria Sousa Pereira anabela.pereira@uevora.pt Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos psantos@ua.pt Paulo Jorge Pereira Alves paulo.alves@ipiaget.pt <p>A surdez aparece associada à diminuição das funções executivas. As crianças surdas são mais percebidas e enquadradas a partir das suas limitações do que das suas potencialidades. A exposição precoce à língua, falada ou gestual, aliada ao desenvolvimento da atenção visual, podem contribuir para uma maior autonomia e inclusão social das crianças surdas. O objetivo do estudo é identificar e analisar as principais abordagens à atenção visual em surdos, desde 2000 a 2019. Trata-se de uma revisão sistemática a partir das bases de dados Scopus e Web of Science, destacando-se os objetivos, os instrumentos utilizados e as conclusões a que chegaram. Usando uma tabela PRISMA, dos 58 estudos obtidos foram validados para análise15 artigos que cumpriram os critérios de inclusão. A análise foi feita com base na faixa etária, refletindo os períodos de desenvolvimento da atenção visual. Os estudos convergem na perspetiva do desenvolvimento da atenção visual em surdos, passando de um período de desvantagem em relação aos ouvintes nos primeiros anos de vida da criança a um aprimoramento depois da adolescência. Dada a frequente dificuldade na velocidade de deteção dos estímulos visuais, conclui-se que a exposição precoce da criança surda à língua, falada ou gestual, produz melhores resultados para o desenvolvimento das funções executivas do que a exposição ao som.</p> 2025-07-31T00:00:00+01:00 ##submission.copyrightStatement##