Educação Inclusiva e suas nuances no fazer pedagógicos: Desafios encontrados por um grupo de professores

  • Ramon de Oliveira Santana Universidade do Estado do Amapá / Universidade de Brasília – UnB
  • Gerson de Souza Mól Universidade de Brasília – UnB
  • Wesley Pereira da Silva Universidade de Brasília – UnB
Palavras-chave: Inclusão, deficiência visual, narrativas, formação de professores

Resumo

Desenvolver atividades educativas na escola pública brasileira exige do profissional da educação um olhar para múltiplas realidades. Uma dessas diversidades é a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino regular. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar em uma roda de conversa os desafios encontrados no fazer pedagógico de um grupo de professores que trabalham com inclusão de alunos deficientes visuais em um Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP localizado em Macapá/AP. A metodologia utilizada na pesquisa foi a roda de conversa, tal proposta foi fundamental para a criação de um ambiente favorável para a emersão de narrativas. Os dados apresentam a importância de incluirmos nos currículos de formação de professores, as especificidades inerentes a inclusão de pessoas com necessidades específicas, como também, a necessidade de procurarmos formação continuada para as especificidades que surgem na prática cotidiana.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-09-25
Como Citar
Santana, R., Mól, G., & da Silva, W. (2019). Educação Inclusiva e suas nuances no fazer pedagógicos: Desafios encontrados por um grupo de professores. Indagatio Didactica, 11(3), 27-38. https://doi.org/10.34624/id.v11i3.4852
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática