Será possível dissociar o conectivismo do contexto do ensino superior actualmente?

  • Isabel Maria Torres Magalhães Vieira de Araújo Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Palavras-chave: Conectivismo, Teorias de Aprendizagem, Ensino Superior, Processo de Bolonha

Resumo

Numa sociedade de conhecimento, competitiva à escala mundial, onde as novas tecnologias são indispensáveis para a construção do próprio conhecimento e onde o que é verdade hoje pode já não o ser amanhã, é fundamental analisar se o ensino superior prepara para esta nova realidade, na qual a actividade profissional não é para toda a vida e o que fazemos hoje pode nada ter a ver com o que vamos fazer amanhã. Neste contexto, surge uma nova abordagem de aprendizagem, o conectivismo, que visa a construção do conhecimento através de conexões numa dimensão social, onde é fundamental saber encontrar e seleccionar a informação, o que implica o desenvolvimento de capacidades, tais como reflectir, criticar, decidir, partilhar. No ensino superior, actualmente, muitas vezes de forma não institucional, já se constrói o conhecimento conectivista, pelo que é essencial os professores/instituições tomarem consciência desta nova dimensão de conhecimento e mudarem o seu papel no paradigma ensino/aprendizagem de modo a acompanhar os desafios desta nova sociedade.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2010-09-06
Como Citar
de Araújo, I. (2010). Será possível dissociar o conectivismo do contexto do ensino superior actualmente?. Indagatio Didactica, 2(2), 104-118. https://doi.org/10.34624/id.v2i2.4588
Secção
Tecnologias da informação em educação