Será possível dissociar o conectivismo do contexto do ensino superior actualmente?
Resumo
Numa sociedade de conhecimento, competitiva à escala mundial, onde as novas tecnologias são indispensáveis para a construção do próprio conhecimento e onde o que é verdade hoje pode já não o ser amanhã, é fundamental analisar se o ensino superior prepara para esta nova realidade, na qual a actividade profissional não é para toda a vida e o que fazemos hoje pode nada ter a ver com o que vamos fazer amanhã. Neste contexto, surge uma nova abordagem de aprendizagem, o conectivismo, que visa a construção do conhecimento através de conexões numa dimensão social, onde é fundamental saber encontrar e seleccionar a informação, o que implica o desenvolvimento de capacidades, tais como reflectir, criticar, decidir, partilhar. No ensino superior, actualmente, muitas vezes de forma não institucional, já se constrói o conhecimento conectivista, pelo que é essencial os professores/instituições tomarem consciência desta nova dimensão de conhecimento e mudarem o seu papel no paradigma ensino/aprendizagem de modo a acompanhar os desafios desta nova sociedade.
Downloads
Os autores mantêm os direitos de autor pelo seu trabalho, cedendo os direitos de primeira publicação à revista.
A Revista Indagatio Didactica tem os requisitos da licença CC BY 4.0