https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/issue/feedICIEMC Proceedings2025-04-29T10:00:11+01:00Irina Saur-Amaralisaur@ua.ptOpen Journal Systems<p>Proceedings of the International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing & Consumer Behaviour.</p>https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39534Editorial2025-03-28T14:24:35+00:00Irina Saur-Amaralisaur@ua.ptTeresa Aragonezteresa.aragonez@ua.ptSandra Filipesandrafilipe@ua.pt2025-03-25T16:06:55+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36847Meritocracia no Ensino Superior em Portugal2025-03-28T14:26:09+00:00Ana Carolina Rodrigues Afonsoana.afons@ua.ptAna Raquel Gil Pereiraaraquelgp@ua.ptDiogo Miguel Cabete Traqueia Bonifáciodiogo.bonifacio@ua.ptJoana Ribeiro Moreirajoanarmoreira@ua.ptMatilde Macedomatildemacedo@ua.ptManuel Luís Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p style="font-weight: 400;">No presente estudo pretende-se analisar o entendimento dos estudantes do ensino secundário e superior acerca das estratégias meritocráticas, especificamente das bolsas de mérito atribuídas no ensino superior português. O propósito é compreender a sua perceção e compreender como se pode alcançar um sistema mais eficaz, identificando possíveis melhorias. A metodologia adotada assenta na realização de inquéritos por questionário, nos quais se obtiveram 266 respostas válidas, e na realização de quatro entrevistas a bolseiros de diferentes Instituições do Ensino Superior (IES). A natureza do estudo é exploratória e descritiva. A recolha e o tratamento de dados qualitativos permitiram: compreender o conhecimento da amostra sobre o conceito de bolsas de mérito; recolher opiniões sobre a relação entre a atribuição de bolsas de mérito e a motivação para obter melhores resultados; identificar vantagens e desvantagens. Foi também feita uma análise quantitativa das respostas dos questionários, através de três testes estatísticos de Qui-Quadrado e um teste de Fisher. Os resultados revelam reconhecimento da pertinência da meritocracia no ensino superior e no apoio financeiro e identificou-se o prestígio e enriquecimento do currículo como principais pontos benéficos da bolsa. Contudo, o conhecimento das bolsas da própria IES e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) revela-se baixo, o que pode revelar deficiências na divulgação deste tipo de apoios e/ou falta de interesse. Os estudantes bolseiros atribuíram um maior peso à existência da bolsa aquando da sua candidatura ao ensino superior. Para estudos futuros, preconiza-se que se analisem amostras maiores e que se cruzem os resultados com dados socioeconómicos.</p>2025-03-25T00:34:18+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36700Understanding AI's Role in Shaping Consumer Choices2025-03-28T14:26:08+00:00Luzia Arantesluziaarantes94@gmail.com<p style="font-weight: 400;">The rapid evolution of artificial intelligence (AI) has substantially transformed marketing and the way consumers make decisions. This study investigates the impact of transparency and perceived control on the acceptance of personalized recommendations made by AI systems. The research was conducted with 81 participants through online questionnaires collected between March and April 2024. The structural model used analyzed the relationships between transparency, perceived control, perception of AI, and consumers' purchasing decisions. The results reveal that transparency and perceived control act as critical mediators in the relationship between the perception of AI and acceptance of personalized recommendations, influencing consumer trust as well as their concerns about privacy and ethics in the use of data. The findings highlight that clear communication about how AI operates and offers recommendations can increase the perception of transparency, giving consumers a deeper understanding of the processes involved. At the same time, giving users more control over personalized preferences can lead to greater engagement and trust in AI-generated recommendations. Thus, companies looking to deploy personalized recommendation systems should focus on developing strategies that emphasize transparency and offer significant control to the user. The findings indicate that such approaches can significantly contribute to increasing the acceptance of personalized recommendations while addressing ethical and privacy concerns in the use of data.</p>2025-03-25T11:22:59+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36865Nepotismo e preferência pelo legado em empresas familiares portuguesas2025-03-28T14:26:07+00:00Clara Capoteclaracapote@ua.ptCláudia Oliveiraclaudiaoliveira25@ua.ptLara Grilolaragrilo@ua.ptMaria Estevesmariaesteves@ua.ptManuel Luís Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p style="font-weight: 400;">Portugal é um país caracterizado por uma forte cultura de relações, devido ao papel central que a família desempenha na identidade da cultura portuguesa. No contexto empresarial, bem como nas instituições governamentais, é frequente a evidência de que a seleção de determinadas pessoas para um determinado cargo está muitas vezes relacionada com redes pessoais. Este artigo dedica-se a investigar os fenómenos do nepotismo e da preferência pelo legado nas empresas familiares, que representam cerca de 70 por cento das empresas em Portugal. É analisada a linha ténue que separa o mérito do favoritismo e é realçada a influência que a escassez de recursos humanos tem na alteração do paradigma de práticas que outrora dominaram o panorama empresarial português. Os resultados do artigo baseiam-se em investigação científica, bem como em entrevistas pessoais aprofundadas a dois colaboradores de empresas familiares e num inquérito sobre o tema (31 inquiridos). Um dado interessante deste estudo - 71 por cento dos inquiridos acreditam que é mais acessível entrar numa empresa familiar portuguesa através de contactos sociais do que através do mérito.</p>2025-03-25T11:28:20+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36862Desafios e oportunidades da inteligência artificial face à rápida evolução tecnológica2025-03-28T14:26:07+00:00Bruno Costabrunoccosta@ua.ptDavid Arbuesdarbues@ua.ptGodeliva Hanjamgodeliva.hanjam@ua.ptJoão Silvajoaopereira39@ua.ptJorge Ribeirojorgearibeiro@ua.ptStefano Comodinstefano.comodin@ua.ptManuel Luís Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p style="font-weight: 400;">Artificial Intelligence (AI) attempts to replicate human traits/capabilities through the development of computer systems, capable of performing tasks/functions that would otherwise require human intervention. There has been a massive increase in the use of this tool and no sign that this will change in the near future. The purpose of this paper is to analyse the challenges and opportunities of Artificial Intelligence in rapid technological change. Therefore, a survey was created based on this theme, focusing on different opinions by gender and nationality. Chi-square tests were performed, and through the obtained results, the hypothesis that there is an association between gender and being/not being informed about AI and the hypothesis that there is not an association between gender and standing for/against AI were proved. Furthermore, we concluded that Portuguese, Spanish, and Italian individuals align with their perception of technological change and development.</p>2025-03-25T11:40:59+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36538Personal Brand, canais digitais e relacionamento pela confiança2025-03-28T14:26:06+00:00Carla Martins Igrejacarla.martins.igreja@gmail.comJosé María Chamorro Rivaschamorro@uvigo.galBruno Barbosa Sousabsousa@ipca.pt<p>O objetivo deste artigo é explorar até que ponto a teoria e a prática de <em>Personal Brand</em> está a ser utilizada em pequenas e médias empresas (PME´s) e compreender como os fundadores/ proprietários/ CEO´s aplicam, o seu próprio papel, na estratégia de comunicação de marketing numa PME. Para obter os resultados da investigação planeada, os autores realizaram uma análise qualitativa: a) da literatura científica sobre comunicação de marcas centrada nos fundadores de empresas com longevidade e (b) dos termos utilizados relacionados com <em>Tag-Cloud</em> nas páginas dos <em>websites</em> “sobre nós/ a nossa história” e, de seguida, procedeu-se a uma análise qualitativa com recurso ao <em>software</em> NVivo. Uma abordagem exploratória qualitativa utilizando <em>storytelling</em> dos canais digitais, a comunicação com o foco nos fundadores/ proprietários - gestores/ CEO´s de PME´s na Euro-região Galiza e Norte de Portugal (ERNPG). A comunicação de marketing das PME´s é eficaz na medida em que abrange alguns conceitos relevantes de <em>Personal Brand</em> dos Fundadores, adapta as atividades para corresponder aos seus clientes e acrescenta o seu próprio atributo único de marca própria, conferido pelo fundador – gestor, Pessoas, das PME´s. Os dados quantitativos obtidos demonstraram que as PME´s, desenvolvem uma estratégia, baseada na <em>Personal Brand</em> e as Tag-Cloud mais utilizadas são: gerações, pessoas e fundador. O estudo limitou-se a uma amostra de PME´s na ERNPG no <em>Website </em>e, como tal, os resultados não são generalizáveis. Futuros estudos podem ainda perceber as <em>Tag-Cloud</em> presentes em outros canais on-line, nomeadamente, os <em>social network sites</em> (SNSs).</p>2025-03-25T11:44:06+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36883Determinantes e Consequências do Amor à Marca de Clubes de Futebol2025-03-28T14:26:05+00:00Anabela de Figueiredo Marcosamarcos@iscac.ptLuís Branco Roqueluis12roque@gmail.com<p>O estudo analisa os determinantes e as consequências do amor à marca de Clubes de Futebol. Os resultados apuraram que a identificação com a marca e o valor percebido pelos adeptos são determinantes do amor à marca de Clubes de Futebol. Já a intenção de compra de merchandising e o passa-palavra revelaram-se consequências fundamentais do amor à marca dos Clubes de Futebol. Visa, assim, preencher uma lacuna na investigação sobre os principais determinantes e consequências do amor à marca no sector desportivo.</p>2025-03-25T11:58:09+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36838Estratégia Competitiva das Startups2025-03-28T14:26:04+00:00Ana Matosabgm@ua.ptCatarina Machadocata.machado@ua.ptChristian Lopeschristianlopes@ua.ptIsa Almeidaisa.gabriela@ua.ptLara Correialclcorreia@ua.ptManuel Luís Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p style="font-weight: 400;">As startups, ao entrarem no mercado, por serem uma novidade, encontram dificuldades como a incerteza e a falta de confiança de terceiros, nomeadamente de possíveis fornecedores e clientes, uma vez que, na maioria dos casos, pretendem atingir um mercado ainda em desenvolvimento. Assim, é fundamental que estas adotem estratégias competitivas e inovadoras, que as permitam tornarem-se atrativas, de modo a conseguirem responder a essas dificuldades e alcançarem o sucesso. Este estudo, tem assim, como objetivo, analisar a estratégia competitiva das startups, usando o caso da AppGeneration como um exemplo de sucesso. Para melhor entender do assunto foi realizada uma revisão da literatura relativamente aos fatores de atratividade das startups, à capacidade inovadora das mesmas e à importância da tecnologia no seu desenvolvimento. Através da realização de uma entrevista feita ao seu fundador e atual CEO, procurou-se perceber quais foram as suas estratégias inovadoras que lhe permitiram sobreviver, num contexto onde nove em cada dez stratups falham. Foi possível concluir que, este seu feito, ocorreu devido a vários fatores, nomeadamente uma boa aposta no marketing e no design, assim como o recrutamento de pessoas capazes de impulsionar a empresa nas diversas áreas.</p> <p style="font-weight: 400;">De forma a percecionar o conhecimento que o público tem acerca da AppGeneration foi realizado um inquérito por conveniência. Este, também, apresentava como objetivo a recolha de informações sobre os hábitos e preferências dos inqueridos em relação às apps. Desta forma concluiu-se que apesar da maioria das pessoas não conhecer a empresa, adquirem as suas apps e jogos.</p>2025-03-25T12:07:17+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39513Social Impact Measurement & Balanced Scorecard2025-03-28T14:26:03+00:00Daniela Moldoveanudmoldoveanu@ua.ptIrina Saur-Amaralisaur@ua.ptCarla Vieiracarlasusana@ua.pt<p style="font-weight: 400;">Balanced scorecard (BSC) has seen intensified scrutiny from academia in terms of its ability and effectiveness in driving sustainability goals. Additionally, the wider topic of organizational social impact measurement has seen similar debates around what can be considered a proper outlet for performance and control tracking. It also remained unresolved the need for a sustainability and/or social impact measurement solution that is standardizable, consistent, effective in achieving its goals and integrated in the corporate strategy. This paper takes on a journey of systematic literature review aiming to address whether a social impact measurement scheme can be effectively incorporated into existing performance monitoring & control systems. Following this approach, it investigates the space created around Balanced Scorecard (BSC), sustainability -as a benchmark in assessing their ‘co-existence’- and social value. The aim is to answer 2 research questions: (1) What are the missing links when it comes to achieving an integrated and standardizable approach in corporate sustainability and social impact measurement? (2) Is it effective to use BSC based design to monitor and track the corporate sustainability and/or social impact of an organization? This study analyzed 69 papers published between 2010 and 2024 and indexed on ISI Web of Science - Current Contents. These papers underwent comprehensive analysis with the help of Endnote and NVivo. Subsequently a refined sample of 40 papers, directly related to the research questions, was isolated. The findings of this study show that although existing infrastructures for performance management (i.e BSC) could be redesigned so that they can incorporate additional social impact measures, there are significant limitations in terms of effectiveness. It suggests that given the complexities of a social impact measurement endeavor, essential foundational elements of effective measurement and integration need to be addressed first. This implies having a tailored approach in the setup of performance tools able to effectively support the social impact measures endeavor. </p>2025-03-25T12:14:06+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36835Construção de relacionamentos duradouros e personalizados com os clientes:2025-03-28T14:26:01+00:00Luciana Monteiroluciana.monteiro@ua.ptSandra Filipesandrafilipe@ua.pt<p>Este artigo explora, com algum detalhe, os potenciais benefícios da decisão estratégica das empresas de incorporar as plataformas Customer Relationship Management (CRM) e Marketing Cloud, pela Salesforce. A convergência destas plataformas oferece uma coerência notável, potencializando a capacidade das empresas para compreender, atender e envolver, de modo mais eficaz, os seus clientes. Como metodologia foi realizada uma revisão de literatura tendo por base recolha de artigos nas bases de dados SCOPUS e Web of Science. Foi analisada como o Salesforce CRM oferece uma visão 360º, dos clientes, capacitando as equipas a personalizar, conforme necessário, todas as interações, antecipar necessidades e impulsionar a fidelidade dos clientes. Paralelamente, foi explorado como o Marketing Cloud, integrado ao CRM, é capaz de potenciar campanhas de marketing omnicanal, proporcionando uma abordagem holística que se traduz em experiências personalizadas e efetivas. Uma visão aprofundada das vantagens que cada plataforma oferece às empresas, foi apresentada, destacando a sua capacidade de impulsionar a satisfação do cliente, aumentando a eficácia operacional, fortalecendo igualmente a posição competitiva num ambiente dinâmico de negócios.</p> <p><strong> </strong></p>2025-03-25T12:19:24+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36844Leveraging Artificial Intelligence Technologies for Digital Transformation in European Small and Medium Enterprises2025-03-28T14:26:00+00:00Elio Santos Novoelionovo@ua.pt<p style="font-weight: 400;">In recent years, digital technologies have significantly reshaped the economy and society, impacting all sectors of activity and the daily lives of Europeans. The digitalization of the European economy has compelled entities across the board to adapt their internal processes to address emerging needs. This paper explores how European SMEs can leverage recent advancements in Large Language Models (LLMs) or Generative Pre-trained Transformers (GPT), such as ChatGPT, GEMINI, or other tools of Artificial Intelligence (AI), to achieve this objective, considering their constraints in terms of human and financial resources compared to larger enterprises. Our focus is on PRINTRIA, a small Portuguese company that utilized these resources to overcome internal skill shortages and execute system migrations without external reliance. The findings highlight the practical steps taken, the benefits realized, and the challenges faced by PRINTRIA, demonstrating the potential of AI tools in supporting SMEs. Furthermore, the study concludes that investing in digital skills and leveraging AI technologies can significantly enhance operational resilience, efficiency, and competitive advantage for SMEs.</p>2025-03-25T12:33:47+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36712Facechurch - Uma análise exploratória aos santuários de Fátima e de Lourdes no Facebook2025-03-28T14:25:59+00:00Lucília Oliveiralucilia.oliveira@ua.ptSara Santossaracsantos@ua.pt<p>O uso de técnicas de marketing digital no campo de estudo da religião é um fenómeno recente. Ele reflete a mudança na forma como as pessoas interagem com a religião e consomem conteúdo religioso no ambiente digital.</p> <p>As instituições religiosas e os líderes religiosos, adaptando-se às novas preferências de comunicação e consumo de conteúdo, reconhecem na internet o potencial para transmitir a sua mensagem, usando também as redes sociais para alcançar e envolver os seus seguidores.</p> <p>Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de marketing religioso utilizadas pela Igreja Católica no Facebook para atrair e manter fiéis. A análise recai sobre as contas oficiais do Santuário de Fátima (Portugal) e o Santuário de Lourdes (França) na rede social Facebook.</p> <p>A revisão da literatura nesta temática mostra que existem, ainda, poucos estudos sobre o marketing religioso no ambiente digital, e em específico nas redes sociais. Deste modo, este estudo pretende preencher essa lacuna e alargar o debate sobre o tema de forma empírica. Os resultados indicam que a criação de conteúdo nas redes sociais é uma forma da Igreja se conectar com os seus públicos e manter a tradição cristã e católica presente na vida e na sociedade. As redes sociais fazem o acompanhamento diário da vida de cada santuário, além de convidar à participação em celebrações, em iniciativas de reflexão e de formação. </p>2025-03-25T12:40:37+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36982Análise dos indicadores de desempenho em empresas internacionais2025-04-29T10:00:11+01:00Cláudia Ribaucpr@ua.ptAntónio Moreiraamoreira@ua.pt<p>Avaliar o desempenho de empresas internacionalizadas é fundamental para identificar o (in)sucesso das mesmas em processos de internacionalização, mais ainda em Pequenas e Médias empresas (PME), uma vez que os seus recursos (sejam eles humanos, financeiros, tecnológicos) são escassos face às multinacionais, pelo que avaliar os investimentos torna-se fundamental de forma a verificar se os recursos estão a ser encaminhados de forma correta. Identificar os indicadores de desempenho essenciais para esta avaliação é um dos processos mais complexos dada a falta de consenso existente na literatura sobre esta temática.</p> <p>Desta forma, o propósito central deste artigo é identificar e compreender as várias formas de medição do desempenho das empresas internacionalizadas, com especial atenção das PME, contribuindo para a referenciação e esquematização dos indicadores de desempenho mais utilizados nos estudos sobre a internacionalização das empresas. Com base na revisão da literatura existente e de maior relevância nesta temática, o estudo realizado compreende na sua essência uma abordagem tendencialmente descritiva e analítica e propõe uma tabela integrativa de todos os indicadores de desempenho encontrados na literatura, fazendo uma reflexão sobre a evolução dos mesmos. Este estudo contribui para uma clarificação da literatura de marketing internacional e facilita os gestores na sua tarefa de identificação de diversos indicadores possíveis de utilização na avaliação da performance de internacionalização e aqueles que melhor se encaixam na sua realidade empresarial. Este trabalho limita-se apenas a identificar os indicadores de desempenho, sem os associar a modos de entrada ou fases de processos de internacionalização.</p>2025-03-25T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39516Artificial Intelligence for Innovation in Business & Engineering2025-03-28T14:25:58+00:00Irina Saur-Amaralisaur@ua.ptTeresa Aragonezteresa.aragonez@ua.pt<p style="font-weight: 400;">The increasing focus on artificial intelligence (AI) since 2023, especially due to ChatGPT, has left gaps in understanding its application and impact in research and development, as well as innovation management. This article aims to systematically analyze scholarly publications on AI and innovation, addressing questions about AI’s use, benefits, challenges, and best practices in innovation management. Utilizing a systematic literature review methodology, the study analyzes 858 articles from ISI Web of Science, filtered by business economics and engineering fields. Results show a concentration of publications in top journals, with IEEE Access leading. Content analysis highlights AI’s role in various sectors, such as healthcare and aerospace, and its contribution to operational efficiency and sustainability. The study provides insights into AI’s potential, challenges like data privacy, and future research directions focusing on ethical considerations and integration with emerging technologies.</p>2025-03-25T13:23:29+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36478O marketing social e a integração de refugiados2025-03-28T14:25:57+00:00Ana Moreira Serraa23204@alunos.ipca.ptBruno Barbosa Sousabsousa@ipca.pt<p>O presente manuscrito pretende compreender o papel dos municípios integrantes do Quadrilátero Urbano: Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, na integração de cidadãos ucranianos refugiados. Assim, é nosso propósito aferir de que forma os municípios fazem uso das ferramentas e estratégias de marketing social no processo de integração de refugiados provenientes da Ucrânia. Concebida como um estudo de caso, esta investigação recorre a uma revisão de literatura sobre marketing social, à aplicação de entrevistas semiestruturadas aos stakeholders municipais e à análise de conteúdos existentes nas páginas web e redes sociais dos municípios de forma a identificar ferramentas e estratégias de marketing social usadas por estas entidades municipais. Os resultados obtidos sugerem que os municípios fazem uso de ferramentas de marketing, mas têm dificuldades em fazer delas uma utilização estratégica e sistemática. Ficou também evidenciado que a aprendizagem dos municípios com a recente experiência com os refugiados ucranianos abrirá caminho para a estruturação de planos mais robustos de integração de refugiados. O marketing social poderá ser usado para influenciar comportamentos que ajudem a mitigar um problema social complexo, como é o das deslocações forçadas.</p>2025-03-25T13:30:35+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36859Automação, tecnologia de IA e sustentabilidade na indústria da moda fast fashion2025-03-28T14:25:56+00:00Carolina Valadãocarolinaffvaladao@ua.ptFrancisco Coito Paivafranciscocoitopaiva@ua.ptCatarina Morgadocatarina.f.morgado@gmail.comAna Torresana.torres@ua.pt<p>Este estudo de caso procura analisar e discutir o posicionamento da marca de retalho internacional Zara como uma marca comprometida com a sustentabilidade, o avanço tecnológico e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS, UN 2030 Agenda), num contexto de crescente consumismo. Com base em pesquisas teóricas e empíricas anteriores, este estudo examina e discute as estratégias e ações de modelo de negócio sustentável implementadas pela Zara, bem como as tecnologias de inteligência artificial (IA) e automação integradas na sua cadeia de valor. Destaca-se a experiência <em>omnichannel</em> e a análise de dados através de algoritmos de <em>machine learning</em>. Os resultados sugerem que, embora a marca de <em>fast fashion</em> mostre um compromisso com a sustentabilidade, na prática, a sua abordagem não está verdadeiramente alinhada com os objetivos definidos, existindo controvérsia entre o discurso e a prática no cumprimento efetivo das ações, introduzindo a discussão sobre práticas de campanhas <em>greenwashing</em>.</p> <p>O estudo tem como limitações basear-se apenas num caso de uma marca internacional, que ilustra os aspetos significativos do panorama atual do setor do retalho de moda <em>fast fashion</em>. Investigações futuras poderão integrar outras empresas concorrentes.</p> <p>Como sugestões práticas futuras salientam-se a integração de tecnologias como IA, <em>blockchain</em>, realidade virtual e realidade aumentada na cadeia de valor da Zara, de forma a prever tendências e promover a sustentabilidade, ou o uso de <em>chatbots</em> para promover práticas sustentáveis, aumentando a consciencialização dos consumidores. Estes desafios emergentes constituem oportunidades para as empresas implementarem estratégias inovadoras visando a resolução dos impactos da <em>fast fashion</em> no desenvolvimento sustentável.</p>2025-03-25T13:34:43+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39519Leadership, Democracy and Participation2025-03-28T14:25:54+00:00Manuel Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p>This article is about a course (on democracy and participation) to be administered online within the international project funded by the European Union – VirtuEU. This project is directed at involving Western Balkan youths in online exchanges with youths from Portugal and Greece and also youths invited by the Belgian partner EVBB. The topic of this article and course is democracy and participation – which cannot be disassociated from leadership – hence the inclusion of the latter in the discussion. Bibliometric analyses were done (using VOSviewer) and accompanied by a glance at the literature on leadership, democracy and participation. The text also includes excerpts and concepts from the artificial intelligence (AI) platform perplexity.ai, followed by the author’s perspectives on the subject, inviting the reader to reflect on certain issues and debates in democratic society today.</p>2025-03-25T13:47:35+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39522Radicalization and Extremism2025-03-28T14:25:53+00:00Manuel Au-Yong-Oliveiramao@ua.pt<p style="font-weight: 400;">This article is focused on course 8 of the VirtuEU internationally funded Erasmus project. The topic is radicalization (and extremism). One has to understand where radicalization comes from to then be able to prevent it. When feeling distrust in national governments and when feeling excluded from decision-making processes (marginalized) violent and extremist groups may appear. Deradicalization is an objective, especially of youths in higher education. The process will hence involve educating for critical thinking, for deradicalization to occur. Certain political groups are gaining traction by appealing to woes felt by discontent groups in the EU democratic system. Increasing crime rates in Europe are being attributed to increasing migration levels in the EU and populist politicians are taking advantage of this to gain votes. Climate change, the energy crisis, and wars further undermine social stability in free democratic countries. VOSviewer analyses are performed in this article to increase awareness of certain keywords in the Scopus database literature. Radicalization AND “European Union”; and Deradicalization AND process; were the basis of two Scopus searches and subsequent bibliometric analyses undertaken. Exercises are also given herein for VirtuEU (or other) students to do and hence reflect on their daily lives and realities.</p>2025-03-25T13:53:08+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39525Democracy in the Digital Age2025-03-28T14:25:52+00:00Sonila Daiusdaiu@umt.alAgresa Qosjaaqosja@umt.edu.al<p style="font-weight: 400;">In the digital age, the evolution of democracy has been significantly influenced by technological advancements, particularly in the realm of voting rights and online participation. This journal delves into the historical progression of voting rights, tracing their development from ancient practices to modern electronic systems. It also examines the impact of technology on democratic processes, highlighting the importance of digital literacy in navigating the digital political landscape. The significance of this research lies in its exploration of how technology has reshaped democratic practices and the implications for voting rights. By addressing this gap in the research, the journal seeks to deepen understanding of the complexities of modern democracy. Through case studies and interactive discussions, participants will gain insights into the challenges and opportunities presented by the digital age. The research aims to empower individuals to engage meaningfully in democratic processes, equipped with the knowledge and skills needed to navigate the digital political landscape responsibly. This research adopts a qualitative approach, using historical analysis and case studies to examine the evolution of voting rights and the impact of technology on democracy. The key message of this journal is that understanding the intersection between voting rights, technology, and democracy is crucial for informed and responsible civic engagement in the digital age.</p>2025-03-25T13:58:50+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39528Educating Youths on Fake News and Online Disinformation2025-03-28T14:25:51+00:00Vlasis Manoliasmanolias@akmi-international.com<p style="font-weight: 400;">This study aimed to develop an educational course targeting youths to enhance their abilities in identifying and combatting fake news and online disinformation. The research question focused on devising effective strategies to educate youths on recognizing and addressing misinformation. Primary sources and European Union documents were utilized in a literature review, emphasizing the societal and democratic significance of mitigating the spread of fake news. The resultant online course spans two hours and covers fundamental topics such as the nature of fake news, its societal impact, and strategies for detection and mitigation. Learners will engage with both local and global sources to critically evaluate examples of misinformation. Additionally, a six-hour offline course offers practical experience in crafting awareness materials and encourages participants to disseminate their knowledge within their communities. Through a blend of theoretical instruction, practical exercises, and interactive elements, this course aims to furnish learners with a comprehensive understanding of fake news and equip them with the skills to combat its proliferation. By fostering critical thinking and active participation, the course seeks to empower youths to mitigate the influence of fake news in educational settings and beyond, contributing to a safer, more equitable, and democratic society.</p>2025-03-25T14:06:19+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/39531Kosovo's EU Integration2025-03-28T14:25:50+00:00Valon Murativalon.murati@universum-ks.orgRrezart Demarrezartdema@universum-ks.org<p style="font-weight: 400;">This paper examines Kosovo's efforts towards European Union (EU) membership. Declaring independence in 2008, Kosovo faces a unique path due to ongoing recognition disputes with some EU members. Despite this hurdle, Kosovo has demonstrably advanced its EU candidacy. The signing of the Stabilization and Association Agreement (SAA) in 2016 marked a significant step, followed by visa liberalisation in 2024. Kosovo's formal membership application in December 2022 underscores its commitment to the EU project. However, challenges remain. Continued progress in rule of law, economic development, human rights, and dialogue with Serbia are crucial. This paper analyses these developments and proposes strategies for navigating the complexities of Kosovo's EU integration process. Employing a qualitative methodology focused on document review, this research will analyse official documents, policy reports, and relevant academic literature. Understanding Kosovo's EU integration process is crucial for policymakers, scholars, and the international community invested in the Western Balkans' stability and democratic development. This research will contribute valuable insights into the key factors influencing Kosovo's path towards the EU, offering recommendations to navigate the challenges and opportunities that lie ahead.</p>2025-03-25T14:15:23+00:00##submission.copyrightStatement##https://proa.ua.pt/index.php/iciemc/article/view/36706European Union (Aims and Values)2025-03-28T14:25:55+00:00Reni Ndrekoreni.ndreko@uet.edu.alKlajdi Loguklajdi.logu@uet.edu.al<p>European Union (Aims and Values) combines theoretical knowledge, practical examples, interactive learning, and assessments to give learners a deep understanding of EU governance, environmental policy, and participatory democracy. The module is built on a Literature Review conducted through Web of Science, Scopus, and Science Direct, using queries related to "European Union- Member" and "Participation," as well as "European Union" and "Aims/Values." This search was aimed at exploring the EU's approach to engaging stakeholders in policymaking, emphasizing the importance of such participation for democracy and sustainability. We selected articles and review articles in English, with no time restriction, to ensure a comprehensive and relevant content base for the course.</p>2025-03-25T13:42:18+00:00##submission.copyrightStatement##