As Casas de Brasileiros: os movimentos migratórios e a construção de itinerários no Norte de Portugal

  • Alda Neto CEPESE
Palavras-chave: Emigração, conservação, arquitetura, turismo, valorização patrimonial, rotas

Resumo

A Emigração portuguesa nos séculos XIX e XX constituiu um fenómeno histórico e sociológico cuja importância se acentuou quer no Brasil (percurso profissional dos portugueses) quer em Portugal (regresso). Após um árduo percurso, os portugueses regressaram e intervieram na vida política, económica, social e artística das suas localidades. Neste contexto, os brasileiros de torna-viagem construíram casas, igrejas e outros equipamentos. A construção destes edifícios nos meios rurais e urbanos conduziram à criação de itinerários de sucesso e de afirmação social, que foram, simultaneamente, assimilados por outros grupos que se encontravam numa situação de idêntica ascensão social. Destaca-se a Casa do Brasileiro, enquanto principal elemento representativo do modo como cada individuo se insere no meio local e, também, todas as outras edificações (escolas, hospitais, igrejas) que permitiram ao emigrante afirmar a sua benemerência.
A casa do brasileiro tornou-se uma construção social, isto é, representa o modo como cada individuo se insere no meio local que o viu partir. A casa constitui uma expressão paradigmática da melhoria das condições de vida daquele que partiu e que, posteriormente, regressou rodeado de sucesso. Além de intensificarem tensões entre emigrantes e residentes, as casas transformaram a paisagem rural do norte de Portugal.
Como se pode verificar, este tipo de casas constitui um importante exemplar da emigração e, que necessita de uma rápida valorização patrimonial e turística, na medida em que constitui o objeto material e cultural da memória coletiva de um povo. Considera-se que estas casas, existentes em grande número, poderão fazer parte de um conjunto de rotas turísticas que nos levarão ao encontro da história e, sobretudo, conhecer in loco as localidades de onde partiram milhares de homens em busca de um futuro e levando consigo a saudade de um país….

Publicado
2016-01-01