O conto degenerado de Samuel Rawet

  • Luciano de Jesus Gonçalves Universidade de São Paulo – USP Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO
Palavras-chave: literatura brasileira, narrativa, teoria do conto, Carlos Drummond de Andrade, poesia

Resumo

O mapeamento, a definição e a análise de um viés da produção ficcional de Samuel Rawet, que contempla a problematização do degênero literário, são os objetivos da proposta de doutorado em sua fase inicial. Intento, nesse sentido, um panorama que estabeleça o projeto estético do “degenerar-se” na obra rawetiana, considerando a sua produção narrativa, especificamente, a contística, a partir de 1956, com lançamento da primeira edição de Contos do Imigrante, até 1981, com a publicação de sua última coletânea, Que os mortos enterrem os seus mortos. Pautado na investigação inicial de nove contos, o trabalho visa as relações entre o conto degenerado – fruto de mecanismos do excesso; experimentos formais; e recorrências temáticas em torno de questões morais – e as discussões sobre a sua constituição e pesquisa epistemológica, empreendidos pelos narradores e personagens que compõem o corpus inicial. Para a realização desse texto, divido o escrito em dois momentos: no primeiro, estabeleço um panorama geral do projeto; no segundo, trago alguns elementos que permitem a inclusão do conto “BRRKZNG: pronúncia – Bah!” nessa chave de leitura.

Publicado
2019-02-27