O mito segundo a ficção: em volta d’A cidade de Ulisses

  • Alleid Ribeiro Machado Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

a fim de compreender como a ficção portuguesa recente tem revisitado a história pretérita e a atual, por meio de seus mitos fundadores. Assim, verifica como a reconfiguração do mito de Ulysses é levada a efeito nessa narrativa de autoria feminina, partindo do pressuposto de que tal revisitação acaba por ser uma oportunidade para, de um lado, evidenciar uma discussão em torno das mazelas provocadas pela colonização e seus desdobramentos (Real, 2012) e, de outro, para colocar em pauta a própria condição feminina. Com intuito de seguir os rastros do mito e verificar a sua atualização face ao que foi descrito, num primeiro momento, empreende um percurso teórico em torno da própria definição de mito, conforme Eliade (2000) e Pimentel (2008).
Num segundo momento, como na narrativa de Teolinda Gersão o mito reconfigura-se no espaço da cidade por onde memórias pessoais e coletivas entremeiam-se, são trazidas para o campo de discussão questões relacionadas ao espaço geográfico e simbólico, assim como à memória, à identidade e ao poder, segundo autores como Candau (2021), Febvre (2009) e Foucault (2007).

Publicado
2025-10-31