A Antigone, de Walter Hasenclever – Morrer por que ideal?
Resumo
Em 1917 Walter Hasenclever escrevia a Albert Ehrenstein, pouco depois de completar a sua Antigone: “Só conheço a Antígona sofocliana de fugida – toda a disposição irá persuadi-lo de que é trabalho meu e de que esta é realmente uma Antígona de 1917”. No nosso texto iremos avaliar a justeza destas afirmações, para o que começaremos por traçar a moldura histórico-social e o contexto literário que viram nascer o drama, procurando,
seguidamente, apurar as relações de intertextualidade com a Antígona de Sófocles e evidenciar a especificidade desta reescrita.
Downloads
Referências
Anderson, L. M. (2011). German Expressionism and the Messianism of a Generation. Amsterdam & New York: Rodopi.
Barrento, J. (s/d [1978]). Expressionismo Alemão. Antologia Poética. Mem Martins: Ática.
Brauneck, M. (Hg.). (1991). Autorenlexikon deutschsprachiger Literatur des 20. Jahrhunderts (pp. 273- 274). Reinbek bei Hamburg: Rowohlt Taschenbuch.
Caplan, H., & Rosenblatt, B. (Eds.). (1983). International Biographical Dictionary of Central European Emigrés 1933-1945. Vol. II, Part 1: A-K. München u.a.O.: Saur, 464.
Clark, Ch. (2009). Kaiser Wilhelm II. A Life in Power. London: Penguin.
Hasenclever, W. (2022). Antigone. Tragödie in fünf Akten. Neuausgabe hrsg. v. Karl-Maria Guth. Berlin: Verlag Henricus.
Henderson, D. (2011). “Therapeutic Tragedy. Walter Hasenclever’s Antigone and the Need to Bury the War Dead”. Arcadia, 46 (1), 43-72.
Kuiper, K. (2024). “Emily Davison. British activist”. Disponível em < https://www.britannica.com/ biography/Emily Davison>. Consultado em 2 de Setembro de 2024.
Kruse, W. (2013). “Erster Weltkrieg. Kriegswirtschaft und Kriegsgesellschaft”. Bundeszentrale für politische Bildung. Disponível em <https://www.bpb.de/themen/erster-weltkrieg-weimar/ersterweltkrieg/155311/kriegswirtschaft-und-kriegsgesellschaft/>. Consultado em 12 de Março de 2024.
Lutz, B. (Hg.). (21997). Metzler Autorenlexikon. Stuttgart u. Weimar: Metzler, 314-316.
Scheidl, L. (1995). “Walter Hasenclever: Antígona. Uma tragédia expressionista”. Humanitas, 47, 1105-1118.
Scriba, A. (2014). “Kohlrübenwinter”. Lemo/Lebendiges Museum Online. Disponível em <https://www.dhm.de/lemo/kapitel/erster-weltkrieg/alltag/steckrue/>. Consultado em 14 de Março de 2024.
Silva, M. F. (2017). “Antigone”. In Lauriola, Rosanna, & Demitrou, Kyriakos N. (Eds.). Brill’s
Companion to the Reception of Sophocles (pp. 391-474). Leiden & Boston: Brill.
Sófocles (31992). Antígona. Introdução, versão do grego e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Coimbra: Instituto Nacional de Investigação Científica e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. The Professional Papers of Eliza “Elsie” Marian Butler. Institute of Languages, Cultures and Societies. Disponível em <https://ilcs.sas.ac.uk/library/germanic-archives/professional-paperseliza- elsie-marian-butler>. Consultado em 15 de Março de 2024.
Wehler, H-U. (32008). Deutsche Gesellschaftsgeschichte. Band 4: vom Beginn des Ersten Weltkrieges
bis zur Gründung der beiden deutschen Staaten 1914-1949. München: Beck.
Zetti, R. (2018). “Sophocles’ Antigone Reworked in the Twentieth Century: The Case of
Hasenclever’s Antigone (1917)”. New Voices in Classical Reception Studies, Issue 12, 88-107.
Direitos de Autor (c) 2025 Maria de Fátima Gil, Maria António Hörster

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.




