Celebrar Abril sob o signo de Antígona

  • Carlos Morais CLLC, Universidade de Aveiro

Resumo

Sem resumo disponível.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.

Referências

Andresen, S. M. B. (2015). Obra poética (prefácio de Maria Andresen Sousa Tavares, edição de Carlos Mendes de Sousa). Lisboa: Assírio & Alvim.

Azevedo, C. (1997). Mutiladas e proibidas. Para a história da censura literária em Portugal nos tempos do Estado Novo. Lisboa: Caminho.

Azevedo, C. (1999). A censura de Salazar e Marcelo Caetano: imprensa, teatro, cinema, televisão, radiodifusão. Lisboa: Caminho.

Brasete, M. F. (2017). Antigone: Code Name – Mário Sacramento´s One-Act Play. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 222-238). Leiden: Brill.

Dantas, J. (1946). Antígona. Lisboa: Bertrand.

Fialho, M. C. G. Z. (2017). Júlio Dantas’ Antigone: Or the Martyr of Late Romanticism. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 160-174). Leiden: Brill.

Marcos, L. H., & Ferreira, R. A. (1999). Imprensa, censura e liberdade: catálogo da exposição e cronologia da história da censura em Portugal. Porto: Museu Nacional da Imprensa.

Mendes, I. A. (2011). Do texto para o palco: Antígona no teatro português do século XX (1946-1993). Hilary Term (tese de doutoramento).

Mendes, I. A. (2017). Antígona by António Pedro: Dialogues with European Aesthetic Currents. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 113-139). Leiden: Brill.

Morais, C., Hardwick, L, & Silva, M. F. (eds.). (2017). Portrayals of Antigone in Portugal. 20th and 21st Century Rewritings of the antigone Myth. Leiden: Brill.

Morais, C. (2017a). António Sérgio’s Antígona: “a social study in dialogue form”. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 113-139). Leiden: Brill.

Morais, C. (2017b). António Sérgio’s Antigone Revisited: Two Invectives against the Salazar Dictatorship. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 140-159). Leiden: Brill.

Morais, C. (2017c). Taking liberties: António Pedro’s Recreation of Antigone. In C. Morais, L. Hardwick, & M. F. Silva (eds.), Portrayals of Antigone in Portugal. 20th and 21st Century Rewritings of the antigone Myth (pp. 175-191). Leiden: Brill.

Morais, C. (2020). António Sérgio. Antígona(s): quatro variações sobre um mito. Lisboa: Âncora.

Morais, C. (2021). Antígona, um alter ego de António Sérgio na luta contra as ditaduras. In A. M. Ferreira, C. Morais, J. Príncipe, M. F. Brasete, & R. L Coimbra (eds). António Sérgio: Literatura e crítica literária (pp. 111-132). Aveiro: UA Editora.

Pedro, A. (1981). Antígona. Glosa Nova da Tragédia de Sófocles em 3 actos e 1 Prólogo incluído no 1.º Acto. In A. Pedro, Teatro (pp. 255-330). Lisboa: Biblioteca Nacional.

Sacramento, M. (1959). Antígona. In Teatro Anatómico (pp. 103-124). Coimbra: Atlântida.

Sérgio, A. (1930). Antígona: Drama em três actos. Porto: República.

[Sérgio, A.] (1931). A Antígona de António Sérgio e os mocinhos da Acção de Coimbra. Seara Nova, 163, pp. 293-301.

Sérgio, A. (1958). Pátio das Comédias, das Palestras e das Pregações. Jornada Sexta. Lisboa: Inquérito.

Silva, M. F. S. (coord.). (1998). Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo (vol. I). Lisboa: Edições Colibri.

Silva, M. F. S. (coord.). (2001). Representações de Teatro Clássico no Portugal Contemporâneo (vol. II). Lisboa: Edições Colibri.

Silva, M. F. (2017). Creon, the Tyrant of Antigone on Stage: His Reception in Júlio Dantas and António Pedro during the Portuguese Dictatorship. In C. Morais, L. Hardwich, & M. F. Silva, Portrayals of Antigone in Portugal: 20th and 21st Century Rewritings of Antigone Myth (pp. 207-221). Leiden: Brill.

Publicado
2025-10-31
Secção
Antígona: liberdade e opressão