Job e a comédia do sofrimento em A Serious Man (2009), dos irmãos Coen
Palavras-chave:
adaptação cinematográfica, Job, irmãos Coen, A Serious Man
Resumo
O filme A Serious Man/Um homem sério (2009), de Joel e Ethan Coen, pode ser interpretado como uma paródia engenhosa e irreverente ao Livro de Job. No espírito da intertextualidade exoliterária e dos estudos comparatistas, o meu objetivo é estabelecer semelhanças, diferen- ças e relações entre a parábola bíblica e esta película. Analisarei as categorias narrativas do tempo e do espaço, a figura do protagonista, os principais eventos e a mensagem. Para tanto, recorro a entrevistas concedidas pelos irmãos Coen, a ensaios de cinéfilos e de teólogos e, naturalmente, à teoria da intertextualidade.
Referências
Carvalho, J. C. (2012). O mal no livro de Job. Humanística e Teologia 33(1), 125-140.
Jackson, K. T. (1987). Crabgrass Frontier: The Suburbanization of the United States. New York:
Oxford University Press
Majer, K. (2015). ‘Receive with Simplicity Everything That Happens to You’: Schlemiel (Meta)
physics in the Coens’ A Serious Man. Text Matters, 5(5), 79-94.
Mancelos, J. de. (2017). Introdução à Narrativa Cinematográfica. Lisboa: Colibri.
Oeming, M. (2013). In kino veritas: On the Reception of the Biblical Book of Job in the Context
of Recent Cinematography. In M. Bauks, W. Horowitz, & A. Lange (Eds.), Between Text and Text: The Hermeneutics of Intertextuality in Ancient Cultures and the Afterlife in Medieval and Modern Times (pp. 164-180). Göttingen: Vandenhoek & Ruprecht.
Sklar, R. (2010, Spring). Review of A Serious Man, dir. Joel and Ethan Coen. Cineaste, 58-59.
Parsons, P. (2022). Teorias em 30 segundos (A. M. Lopes, Trad.). Lisboa: Marcador.
Stanley, T. (2013). A Serious Man. The Bible and Critical Theory, 9(1), 27-37.
Tollerton, D. (2011, October). Job of Suburbia? A Serious Man and Viewer Perceptions of the
Biblical. Journal of Religion & Film, 15(2). https://digitalcommons.unomaha.edu/jrf/vol15/iss2/7 VVAA. (2006). Bíblia Sagrada. Lisboa: Difusora Bíblica.
Wagner, G. (1975). The Novel and the Cinema. Rutherford: Fairleigh Dickinson University Press. Working Title. (2009, November 16). Q&A with Joel and Ethan Coen. Working Title Films. https://
www.workingtitlefilms.com/features/qanda/id/7/q-a-with-joel-and-ethan-coen
Filmografia
Coen, J., & Coen, E. (Directors). (2009). A Serious Man [Film]. M. Stone (Trans.). USA: Focus Features.
Jackson, K. T. (1987). Crabgrass Frontier: The Suburbanization of the United States. New York:
Oxford University Press
Majer, K. (2015). ‘Receive with Simplicity Everything That Happens to You’: Schlemiel (Meta)
physics in the Coens’ A Serious Man. Text Matters, 5(5), 79-94.
Mancelos, J. de. (2017). Introdução à Narrativa Cinematográfica. Lisboa: Colibri.
Oeming, M. (2013). In kino veritas: On the Reception of the Biblical Book of Job in the Context
of Recent Cinematography. In M. Bauks, W. Horowitz, & A. Lange (Eds.), Between Text and Text: The Hermeneutics of Intertextuality in Ancient Cultures and the Afterlife in Medieval and Modern Times (pp. 164-180). Göttingen: Vandenhoek & Ruprecht.
Sklar, R. (2010, Spring). Review of A Serious Man, dir. Joel and Ethan Coen. Cineaste, 58-59.
Parsons, P. (2022). Teorias em 30 segundos (A. M. Lopes, Trad.). Lisboa: Marcador.
Stanley, T. (2013). A Serious Man. The Bible and Critical Theory, 9(1), 27-37.
Tollerton, D. (2011, October). Job of Suburbia? A Serious Man and Viewer Perceptions of the
Biblical. Journal of Religion & Film, 15(2). https://digitalcommons.unomaha.edu/jrf/vol15/iss2/7 VVAA. (2006). Bíblia Sagrada. Lisboa: Difusora Bíblica.
Wagner, G. (1975). The Novel and the Cinema. Rutherford: Fairleigh Dickinson University Press. Working Title. (2009, November 16). Q&A with Joel and Ethan Coen. Working Title Films. https://
www.workingtitlefilms.com/features/qanda/id/7/q-a-with-joel-and-ethan-coen
Filmografia
Coen, J., & Coen, E. (Directors). (2009). A Serious Man [Film]. M. Stone (Trans.). USA: Focus Features.
Publicado
2024-12-16
Secção
Artigos
Direitos de Autor (c) 2024 João de Mancelos

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.